quinta-feira, 11 de julho de 2013

LUCREZIA BORGIA, Deutsche Oper, Berlim, Abril 2013

(review in english below)

Lucrezia Borgia, ópera de G. Donizetti, foi-nos oferecida pela Deutsche Oper em versão concerto. Juntaram quatro solistas excepcionais e, por isso, assistimos a um espectáculo inesquecível.

A Orquestra e o Coro da Deutsche Oper foram dirigidos pelo maestro Andriy Yurkevych.


A grande atracção do espectáculo foi Edita Gruberova que interpretou a Lucrezia Borgia. Só ela teria valido o espectáculo, mas houve muito mais. Gruberova mantém uma capacidade interpretativa, vocal e cénica, absolutamente invulgares. A cantora está a caminho dos 70 anos mas continua a ser uma das melhores intérpretes de belcanto da actualidade. Foi extraordinária e acho que ninguém conseguiria fazer melhor o papel. Os pianissimi são fabulosos, as notas mais agudas continuam estratosféricas, poderosas e perfeitamente afinadas. O público assim o reconheceu e, no final, foi chamada ao palco várias vezes, sempre sob uma intensidade de aplausos invulgar nos dias de hoje.
Edita Gruberova é um raro exemplo de longevidade canora na plenitude das suas qualidades, só igualada por Plácido Domingo nos dias que correm.


 Mas os restantes solistas foram também excelentes:

O tenor eslovaco Pavel Breslik foi um Gennaro irrepreensível e, pela primeira vez, fiquei totalmente convencido das suas capacidades vocais. É um papel que interpreta há vários anos mas fá-lo ao mais alto nível.


Verdadeiramente excepcional foi o baixo barítono italiano Alex Esposito como Don Alfonso. O cantor foi arrasador. Tem uma voz enorme, belíssima e sempre afinada. A figura é também óptima, o que deixa adivinhar uma interpretação cénica marcante. Uma total revelação para mim e um cantor que tentarei acompanhar.


Maffio Orsini foi interpretado, de forma superior, pelo mezzo eslovaco Jana Kurucová. Outra grande interpretação, a ajudar ao sucesso da récita.


Os papeis secundários estiveram a cargo de Andrew Williams, Seth Carico, Jörg Schörner, Simon Pauly, Álvaro Zambrano, Tobias Keher e Paul Kaufmann e, não destuaram.




Uma Lucrezia Borgia excepcional, que foi pena não ter sido em versão encenada.

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Lucrezia Borgia, Deutsche Oper, Berlin, April 2013

Lucrezia Borgia,opera by G. Donizetti was offered to us by the Deutsche Oper in concert version. It joined four exceptional soloists and therefore we witnessed an unforgettable concert.

The Orchestra and Chorus of the Deutsche Oper were directed by conductor Andriy Yurkevych.

The major attraction of the concert was Edita Gruberova who played Lucrezia Borgia. Only she would have justified the performance, but there was more. Gruberova maintains an absolutely unusual interpretive capacity, vocal and artistic. The singer is on the way to 70 years but she is still one of the best interpreters of belcanto of our times. She was extraordinary and I think nobody could do a better job. The pianissimi are fabulous, the high notes are still stratospheric, powerful and perfectly tuned. The public well recognized it and, in the end, she was called to the stage several times, always under an intensity of applause, unusual these days.
Edita Gruberova is a rare example of longevity in all of her qualities, matched only by Placido Domingo these days.

 But the remaining soloists were also excellent:

Tenor Pavel Breslik was a blameless Gennaro. For the first time I was totally convinced of his vocal abilities. It's a role he plays for several years but he does so at the highest level.

Truly exceptional was bass baritone Alex Esposito as Don Alfonso. The singer was astonishing. He has a huge voice, beautiful and always in tune. His figure is also excellent, which helps him in a striking artistic interpretation. A complete revelation to me and I will try to follow this singer.

Maffio Orsini was fantastically interpreted by mezzo Jana Kurucová. Another great interpretation to help the success of the concert.

The secondary roles were given to Andrew Williams, Seth Carico, Jörg Schörner, Simon Pauly, Álvaro Zambrano, Tobias Keher and Paul Kaufmann and all them were good.

An exceptional Lucrezia Borgia, which was a pity to be in concert version, not staged version.

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3 comentários:

  1. Tive a oportunidade de fruir da Arte de Edita Gruberova, há alguns meses, na ópera "Roberto Devereux" de Donizetti, igualmente, em versão concertante, no Teatro Real de Madrid. Admirável resiliência e conservação de faculdades vocais num papel de elevadíssima exigência técnico-dramática.

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  2. Caro Fanático,
    pelos elogios fico imaginando a maravilha que foi esse concerto!
    E a Edita Gruberova aos setenta anos e com voz potente e afinada! É uma raridade!
    Um grande abraço

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  3. I saw Edita in her debut in Lucrezia Borgia in february 2008 in Spain, and she was wonderful, as always. I think this role is ideal for her. Actually, all Donizetti's roles are ideal for her, She is simply ,ideal. my favourite soprano¡¡¡ :-)

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