sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma noite de Richard Strauss, Robert Schumann e Johannes Brahms – Fundação Calouste Gulbenkian – 29 Novembro 2012


Que excelente surpresa o Concerto para Oboé e Orquestra de Richard Strauss hoje à noite na Gulbenkian. Com Pedro Ribeiro como solista no oboé, o lirismo e a sonoridade algo paralela/diferente ao previamente composto pelo compositor nos seus anos de maior maturidade (é uma obra dos seus últimos anos de vida) marcou-me com alguma serenidade.



O Concerto para Piano e Orquestra de Robert Schumann foi-me dado a conhecer por Hélène Grimaud na sua, pode-se dizer, já antiga gravação da editora Erato. Relembro uma espécie de teledisco que passava no canal Mezzo, onde os tão queridos lobos da pianista se passeavam ao som do primeiro andamento deste concerto. Talvez por essa razão não consiga deixar de considerar que este é um Concerto para Piano e Orquestra “feminino”. E foi Elena Bashkirova que o interpretou, com uma elegância e emoção capaz, a nível superior, de transmitir toda a beleza desta obra. Como número extra programa tocou uma valsa de Tchaikovsky, com a delicadeza de referir o que iria tocar e interpretando de modo caloroso, confirmando que o piano é um dos instrumentos mais íntimos que existe.


A segunda parte foi totalmente preenchida pela 3ª Sinfonia de Johannes Brahms. A, na minha opinião, menos inspirada das sinfonias do compositor pesou um pouco num contraste menos interessante com as obras iniciais do concerto.

Espero que o primeiro violino consiga, sem problema, reparar uma das cordas rompidas durante o último andamento...

3 comentários:

  1. Elena Bashkirova is technically and musically much better than Grimaud. Some are famous for no reason.

    ResponderEliminar
  2. Music is always emotion!
    Nice week-end my friends,Willy

    ResponderEliminar
  3. Elena Bashkirova showed great sensiblity and touch especially in the slower/pianissimo parts of the concert but in the faster more virtousistic passages I found her too clumsy. I think that she was not completely in command as the real great pianist usually are. Grimaud is IMHO much better than Bashkirova.

    ResponderEliminar