terça-feira, 31 de julho de 2012

A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF E A ÓPERA.


Mais um texto realizado por Ali Hassan Ayache como contribuição para este blog.


Dilma Rousseff (de costas) com a filha Paula no Royal Opera House em Londres. Foto Lenadro Colon- Folhapress

A Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff está em visita oficial a Londres para acompanhar a abertura dos jogos olímpicos. Mas não é só o esporte ou política que interessam a presidente. No último dia 25 de Julho Dilma Rousseff assistiu ao espetáculo "Operalia", organizado pelo tenor e ultimamente barítono Plácido Domingo, este visa à descoberta de novos talentos da ópera.

Quando o teatro londrino Royal Opera House soube que a reserva do camarote era para a presidente não cobrou a dolorosa. Olha que o valor da encrenca beirava aos R$ 2700, 00 (dois mil e setecentos reais) . A presidente esteve em companhia da filha Paula e a ministra Helena Chagas (comunicação social) e Marco Maia.Outro camarote foi ocupado pelos ministros Aloizio Mercadante (Educação), Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia) e Antonio Patriota (Relações Exteriores) , nesse a dolorosa foi dividida entre eles. "Cada um pagou o seu, foi o que a presidente mandou", afirmou Mercadante. Espero que não tenha sido com cartão corporativo do governo.O gosto da presidente por ópera já era de meu conhecimento , em uma conversa com o maestro Neschling, quando ainda era candidata a presidência , Dilma Rousseff desfilou sabedoria operística. Segundo uma nota publicada no blog do maestro em 29/06/2010 : "Estive ontem num jantar de um grupo de artistas e intelectuais com a Ministra Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República. Fiquei impressionadíssimo com ela. Puxando a brasa para a nossa sardinha, descobri que Dilma é uma amantíssima da ópera e conhecedora real do repertório lírico. Conversamos sobre “Jenufa” de Janacek, “Peter Grimes” de Benjamin Britten, “Lady Macbeth de Minsk” de Shostakovitch e sobre o Don Giovanni que estou preparando no Teatro Colón. Falamos de algumas de suas ópera preferidas, entre elas Elektra e Salomé de Strauss e Dilma recitou na hora as primeiras frases do egípcio Narraboth, do início de Salomé. Comentou a impropriedade política do libreto quando comenta a conversa dos judeus, e concordamos que hoje em dia seria impossível musicar um libreto com essas características sem o ataque imediato dos politicamente corretos. No século XIX, porém, era possível fazer um comentário como este, sem que se pensasse imediatamente nas consequências trágicas do anti-semitismo político que se seguiria." Realmente temos uma presidente que entende e gosta de ópera, pelo relato apresentado acima percebemos que Dilma Rousseff tem conhecimento profundo sobre o assunto. Podem criticar seu governo, mas quando o assunto é cultura, de presidente nós estamos bem representados.

Ali Hassan Ayache

http://operaeballet.blogspot.com.br/2012/07/a-presidente-dilma-rousseff-e-opera.html

5 comentários:

  1. Interessante, não fazia ideia. Dá outra imagem bem diferente da presidente Rousseff.

    ResponderEliminar
  2. que vergonha! por acaso a nossa presidente deveria ter o bom senso de pagar, pois ela faz parte desse grupo de pessoas privilegiadas que o podem fazer!
    não poderia de forma alguma eceitar essa mamata! vergonha sobre ela e todos os outros pilantras que "pagaram" com dinheiro do contribuinte!
    tenho vergonha dessa gente sem classe!

    ResponderEliminar
  3. Fiquei admirado com a revelação da faceta cultural da nossa presidente! Não sei avaliar com precisão o governo da sra. Dilma. Sei que o Brasil jamais teve governantes absolutamente honestos, capazes e descomprometidos com coronelismos e máfias!

    ResponderEliminar