segunda-feira, 11 de junho de 2012

L’ELISIR D’AMORE, METropolitan Opera, Nova Iorque, Março de 2012


(text in english below)

L’Elisir d’Amore é uma ópera de G. Donizetti com libreto de Felice Romani. Confesso que está longe de ser uma das minhas óperas preferidas mas por ser frequentemente interpretada por grandes cantores tenho-a visto regularmente.

E o Met não fez a coisa por menos, juntou 4 dos melhores cantores da actualidade neste reportório: Flórez, Damrau, Kwiecien e Corbelli!! Os leitores habituais deste blogue sabem que Juan Diego Flórez e Diana Damrau integram a escassa lista de cantores pelos quais tenho uma admiração incondicional. Para além disso, o trio amoroso foi composto por 3 cantores jovens, com boa aparência e muita agilidade em palco, tornando muito credível a actuação. Imperdível!


A encenação de John Coplei é simples, muito colorida, mas muito pirosa. Há um patamar elevado a meio do palco, ladeado por duas escadarias, e tudo se passa por aí, mudando cenários simples em tela pintada maioritariamente de cor de rosa. Nada de mal a apontar à forma, mas o gosto de tudo é muito discutível e, nem se pode dizer que está exagerado para dar sentido cómico (se é assim, não consegue o objectivo). Também alguns comportamentos (pseudo)cómicos dos cantores, especialmente do Nemorino, para além de não terem qualquer graça, são autênticas macacadas (apesar de haver sempre quem ria).
Foi o último ano que esta produção subiu à cena no Met (e ainda bem) porque brevemente é precisamente uma nova produção desta ópera, com a Netrebko, que serve de reclame à temporada 2012-2013.


O maestro italiano Donato Renzetti foi responsável por uma má direcção musical. Os desencontros foram uma constante e várias vezes os cantores se “perderam”. Uma das piores direcções musicais a que assisti no Met. No final foi vaiado (aqui são Buuuus) por alguns, o que também não é nada habitual por estas bandas.

Juan Diego Flórez, tenor peruano, foi um Nemorino vocalmente fantástico. É o tipo de reportório que mais se adapta às características da sua voz, que é belíssima e, nas notas mais agudas, não tem rival. Não vou aqui repetir o que já escrevi várias vezes. Para mim, Flórez está no auge das suas capacidades vocais, mas há quem não pense como eu. Melhor é impossível.


Diana Damrau, soprano alemão, foi uma Adina deslumbrante. Para além do à vontade em palco, foi a melhor cantora da noite. A voz é de uma beleza ímpar, a potência é brutal, a coloratura fabulosa e nunca grita nem desafina. Outra intérprete que está no auge e canta cada vez melhor.


 Mariusz Kwiecien, barítono polaco foi um Belcore muito credível. Excelente actor, a voz é forte, harmoniosa, de belo timbre e sempre audível sobre a orquestra.


Alessandro Corbelli, um barítono italiano veterano, fez um Dr Dulcamara perfeito. Tem um enorme sentido teatral, foi o mais cómico em palco, cantou com segurança e eficácia. Coube-lhe a parte mais engraçada da encenação, as garrafas de vinho com o suposto elixir vão aumentando de tamanho à medida que vai “convencendo” os outros dos seus poderes. O papel parece escrito para a sua voz que é cheia, quente e mantém a qualidade em toda a sua extensão.


Ao contrário do que é hábito por estas paragens, em que os espectadores se comportam bem (exceptuando os aplausos prematuros antes da música terminar), estive numa situação única. Estava sentado na primeira fila do Dress Circle. À minha frente não tinha ninguém, claro.
À minha esquerda estava um homem novo e muito obeso que dormiu toda a récita, incluindo o intervalo, ressonando ocasionalmente e estrebuchando também com regularidade.
Mesmo atrás de mim estava um homem muito idoso, com uma respiração ruidosa e com características que indicam morte próxima (paz à sua alma pois hoje, dia em que publico este texto, já estará no céu).
À minha direita, uma senhora idosa que frequentemente tirava os óculos de uma pequena bolsa para os colocar, voltando a arrumá-los pouco tempo depois. Acontece que essa bolsa tinha 3 pequenos guizos na base! No intervalo, duas pessoas chamaram-na à atenção para o barulho dos guizos, mas a cena atingiu o ponto culminante com a velhota a abanar a bolsa, dizer que não se ouvia nada, e a perguntar aos outros (eu incluído) se ouvíam algo, todos respondendo que sim. Bom, pelo menos, na segunda parte não mexeu nos óculos e não ouvimos mais os ruídos dela. Mas a senhora não deve ter ouvido a ópera, pois a surdez não deveria ser específica para os guizos!











Apesar do maestro e de toda esta envolvência, foi um festival de belcanto, que teria sido perfeito em condições normais.

****


L'Elisir d'Amore, Metropolitan Opera, New York, March 2012

L'Elisir d'Amore is an opera by G. Donizetti with libretto by Felice Romani
I confess that it is not one of my favorite operas but because it is often performed by great singers I have seen it regularly.

And the Met put it at the top level. Four of the best singers in this repertoire today joined to sing it: Flórez, Damrau, Kwiecien and Corbelli!
Regular readers of this blog know that Juan Diego Florez and Diana Damrau integrate the sparse list of singers for whom I have an unconditional admiration. In addition, the trio of lovers was composed by young singers with good looks and agility on stage, making the performance very credible. A Must See!

The staging of John Coplei is simple, very colorful, but very kitsch. There is a high platform in the middle of the stage, flanked by two staircases, and everything happens there, with changing simple painted rose scenarios. Nothing wrong with that, but I would not say it is exaggerated to make it comic. Also some behaviors (pseudo) comic of some singers, especially Nemorino, in addition to being no fun, they are authentic monkey performances (although there are always those who laughed).
It was the last year that this production has appeared at the Met (and thankfully). Next season a new production of this opera, with Netrebko, will be premiered and it is just this new production that is used in the announcement of the Met’s new 2012-2013 season.

Italian conductor Donato Renzetti was responsible for a bad musical direction. Coordination issues were a constant and often the singers were "lost." This was one of the worst musical directions that I attended at the Met. At the end the maestro was booed by some, which is usual here.

Juan Diego Flórez, Peruvian tenor, was a vocally fantastic Nemorino. It's the kind of repertoire that best fits the characteristics of his voice, which is beautiful and the top notes, has no rival. I will not repeat here what I wrote several times. For me, Flórez is at the peak of his vocal abilities, but some people do not think like me.Better is impossible!

Diana Damrau, German soprano, was a fabulous Adina. Apart from being perfectly comfortable on stage, she was the best singer of the night. The voice has a unique beauty, the power is brutal, the coloratura fabulous and she never shouts and is always in tune. Another performer at her best and that sings better and better.

Mariusz Kwiecien, Polish baritone was a very credible Belcore. Na excellent actor, with a strong harmonious, beautiful timbre and always audible over the orchestra.

Alessandro Corbelli, a veteran Italian baritone, was a perfect Dr Dulcamara. Also a great actor, he was the most comic on stage, sang with conviction and efficacy. He had the funniest part of the staging, the bottles of wine with the supposed elixir that increased in size as he would "convince" others of his powers. The role seems written for his voice which is full, warm and maintaining quality in all its range.

 Contrary to what is customary in the Met, where the audience behave well (except for the premature applause before the music ends), I faced a unique situation. I was sat in the front row of the Dress Circle. Ahead of me is there was nobody, of course.
To my left there was a very obese young man. He slept the whole performance, including in the intermission, snoring and twitching regularly.
Just behind me there was a very old man with a wheezing with characteristics that indicate imminent death (peace to his soul because today, the day I publish this text, he is already in heaven, I guess).
To my right, there was an elderly woman who often took the glasses from a small wallet to put them back there frequently. It turns out that this wallet had three small bells at the bottom! In the intermission, two people called her attention to the sound of her bells, but the episode reached its peak when the old lady shook her wallet, saying that she could not hear anything, and asked others (myself included) if we were hearing something. All answered yes. Well, at least in the second part she has not put her glasses on and we did not hear her bells. But the lady should not have heard the opera as well, as her deafness precluded her from hearing the bells!

Despite a bad conductor and all this environment, it was a feast of belcanto, which would have been perfect under normal conditions.


****

5 comentários:

  1. Fanático_Um, os seus vizinhos da cadeira não podiam ter sido mais irritantes - mas para quem lê a sua descrição, a cena é engraçadíssima!
    :-)

    ResponderEliminar
  2. @ Gi e Paulo,

    A esta distância, sempre que me lembro, também acho graça pois tanta coisa numa ópera só, nunca me tinha acontecido. A cena envolvendo os guizinhos da bolsa dos óculos da senhora nunca esquecerei. Mas confesso que, na altura, toda esta envolvência me perturbou e não consegui usufruir totalmente do espectáculo que me estava a ser oferecido no palco!

    ResponderEliminar
  3. Caro Fanático_Um

    Obrigado por mais um excelente artigo. Também não acho que esta ópera seja "grande coisa", mas o que é facto é que é bastante apresentada. Com um elenco destes, não se podia esperar outra coisa que não fosse um excelente espectáculo.

    Quanto aos seus vizinho, concordo com a Gi e com o Paulo, parece uma cena de um filme cómico.

    Cumprimentos
    Alberto

    ResponderEliminar
  4. What's up, its good piece of writing on the topic of media print, we all be aware of media is a great source of information.
    Stop by my web-site baby bottle labels

    ResponderEliminar