quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

LA TRAVIATA – Royal Opera House – 20 de Dezembro 2011

(review in english below)

A récita do passado dia 20 de Dezembro de 2011 da opera La Traviata, na Royal Opera House, globalmente, foi uma das melhores récitas a que tive o prazer de assistir.

A encenação de Richard Eyre já foi, e por duas vezes, imortalizada em DVD, primeiro com Ângela Gheorghiu e posteriomente com Renee Fleming no papel de Violeta. É uma encenação clássica e de extremo bom gosto.

O trio de cantores principais foi terrífico!

Ailyn Perez é uma jovem cantora mas revela já profundo conhecimento do dramatismo do papel de Violetta e, com uma voz de timbre belíssimo, afinação excelente e grande alma vocal, conseguiu transmitir-nos a plenitude do papel de modo arrepiante.




Piotr Beczala é um dos melhores tenores da actualidade e esteve estratosférico. Potência vocal sem perder beleza de timbre, agudos espectaculares e uma presença em palco digna de um soberbo actor.




Simon Keenlyside foi um Giorgio Germont perfeito. Excelente caracterização (principalmente o uso fidedigno de bengala nele que não é assim tão velho, ajudou a imaginar um pai de Alfredo mais maduro), uma voz de barítono que nos faz desejar continuar a ouvir mesmo quando a linha melódica termina. O seu "Di Provenza il mar, il suol" foi absolutamente arrebatador.



A Orquestra esteve soberba sob a direcção de Patrick Lange.

Sem falhas, os astros estiveram claramente alinhados nesta noite sobre Covent Garden.





LA TRAVIATA – Royal Opera House – December 20, 2011

The night of December 20, 2011 became one of the best operatic experiences I have ever had, with La Traviata at the Royal Opera House.

The staging by Richard Eyre has already been immortalized in DVD twice, first with Angela Gheorghiu and later by Renee Fleming. It is very classical and full of good taste.

The principal singers trio was terrific!

Ailyn Perez is a young singer but she already understands the dramatic deepness of the character of Violetta. She sings with a beautiful voice, perfect pitch, a voice with a soul, she conveyed the role in a superb moving way.




Piotr Beczala is one of the best tenors nowadays and he was in a stratospheric level. A highly potent voice, not loosing his beauty with the strength, superb high notes, and enviable acting qualities.




Simon Keenlyside was a perfect Giorgio Germont. Excellent characterization, a baritone voice that you just want to keep on listening even when the melodic line is over. His "Di Provenza il mar, il suol" was absolutelly stunning.




The Orchestra was superb under the baton of Patrick Lange.

No flaws, the stars where obviously aligned over Covent Garden on this night.




2 comentários:

  1. BOM ANO 2012 aos Fanáticos!!!

    ResponderEliminar
  2. Para a semana é a minha vez de ver esta Traviata na Royal Opera, com um elenco bem diferente, depois da primeira grande contrariedade do ano 2012 - o cancelamento da Netrebko. Estava programada a sua actuação na récita que vou ver e, confesso, foi essa a principal razão que me fez escolher a data.
    A única consolação é que vai ser substituída por uma cantora que ouvi há poucos meses na Suor Angelica também na ROH e que me maravilhou - Ermonela Jaho. Depois contarei aqui como foi.

    ResponderEliminar