domingo, 15 de janeiro de 2012

COSÌ FAN TUTTE – Teatro Nacional de São Carlos – 14 de Janeiro 2012



(review in english below)

Num ano em que as dificuldades económicas levaram à amputação da temporada do único Teatro de Ópera do país, o Teatro Nacional de São Carlos reponde com uma produção magnífica de Così fan tutte.


A encenação de Guy Joosten é simples mas genial. Toda a acção se passa num átrio de hotel, com uma decoração que nos convida claramente a entrar, com porta giratória onde não falta o clássico símbolo da rede VISA, e uma recepção que funciona, ao mesmo tempo, como bar. Uma escadaria dá acesso a eventuais quartos. Lá fora, luzes de néon escrevem H-O-T-E-L. O intervalo traz-nos uma mudança no cenário que, mais uma vez na sua simplicidade, encerra um simbolismo brilhantemente concordante com o enredo da ópera.





Mas uma encenação tão simples só pode funcionar se contar com uma coisa: intervenientes, quer actores quer cantores, que sejam capazes de, neste espaço simples, oferecer uma dinâmica de acção que nos capte a atenção e nos faça viver através delas. Esta produção do São Carlos tem isso e, assim, tem tudo.


Contrariamente ao que tenho feito com outras produções que humildemente procuro comentar de acordo com a minha opinião, não consigo aqui individualizar ninguém porque foram realmente todos fantásticos e numa tal concordância de qualidade que praticamente funcionaram como um todo. E no fundo é só nestas condições que a ópera atinge as suas dimensões de excelência.


Nas vozes femininas tivemos Carmen Romeu como Fiordilidgi, Luisa Francesconi como Dorabella e Eduarda Melo como Despina. Simplesmente geniais, com um timbre vocal belo, actrizes exímias, até ao mais pequeno pormenor. Eduarda Melo, num papel que de base se dá mais à comédia corporal, principalmente quando faz de médico e de notário, esteve apaixonante.




Nas vozes masculinas tivemos Shawn Mathey como Ferrando, João Merino como Guglielmo e Jorge Vaz de Carvalho como Don Alfonso. A voz do americano é lírica e cristalina. João Merino arrasa completamente com uma voz potente e expressiva. Jorge Vaz de Carvalho, com a idade ideal para o papel e o timbre que todos conhecemos, oferece-nos um Don Alfonso simplesmente perfeito.




A Orquestra, sob a jovem e viva direcção de Erik Nielsen, esteve ao mais alto nível, sem falhas, sentindo-se a paixão e alegria com que tocam Mozart.


Não resisti e já marquei lugar em mais duas récitas…


Se este for o canto do cisne do São Carlos nesta temporada, o cisne morre de pé, honrando Mozart, a música e os que vêem na ópera mais do que uma paixão… a Vida.




COSÌ FAN TUTTE – Teatro Nacional de São Carlos - January 14, 2012




In a year when economic difficulties led to the amputation of the season of the only opera house in the country, the Teatro Nacional de São Carlos responds with a magnificent production of Così fan tutte.


The staging by Guy Joosten is simple but brilliant. All the action takes place in a hotel lobby, with a decor that clearly invites us to enter, with the revolving door where the classic symbol of the VISA network is not missing, and a reception desk which works as a bar as well. A staircase gives access to the rooms. Outside, neon lights write H-O-T-E-L. The interval brings a change in the set that once again in its simplicity, contains a concordant symbolism with the plot of the opera.


But a simple scenario can only work if you count with on one thing: actors and singers who are able, in this single space, to offer a dynamic action that captures our attention and makes us live through them. This production of the São Carlos has it all and so... it has everything.





Contrary to what I have done with other productions in which I humbly try to comment according to my personal opinion, I cannot highligh this or that singer because they were all fantastic and in a such quality that practically functioned as a whole. And it is this way the opera reaches its dimensions of excellence.


In the female voices Carmen Romeu was Fiordilidgi, Luisa Francesconi was Dorabella and Eduarda Melo was Despina. They were simply brilliant, with a beautiful vocal timbre, superb actresses to the smallest detail. Eduarda Melo, in a role that gives extra room for body comedy, especially when impersonating the doctor and the notary, was exciting.




In the male voices, Shawn Mathey was Ferrando, João Merino was Guglielmo and Jorge Vaz de Carvalho was Don Alfonso. The american singer’s voice is lyrical and crystal clear. João Merino sweeps through with a powerful and expressive voice. Jorge Vaz de Carvalho, with the ideal age for the role and the tone that we all know, gives us a just perfect Don Alfonso.




The Orchestra, under the direction of a young and alive Erik Nielsen, was at its highest level, without faults, letting us feel the passion and joy with which they play Mozart.


I could not resist and have booked for two more nights...

If this is the swan song of the São Carlos this season, the swan dies standing, honoring Mozart, music and those who see the Opera as more than a passion ... Life.


Still available on the 17, 19 and 24 at 20h and 22 at 16h

(listen live at radio Antena 2 on January, 17 at http://tv2.rtp.pt/antena2/index.php?headline=10&visual=5&date=17-01-2012)

10 comentários:

  1. Que bom e que descrição tão entusiástica wagner_fanatic!
    Lá estarei na próxima terça-feira, dia 17.

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  2. Tenho o prazer de concordar. Ontem quando terminou a récita achei, e assim disse a meu companheiro, que nao poderia destacar ninguem porque estiveram todos muito bem. Foi imenso prazer disfrutar novamente da beleza da cidade, da beleza do teatro e da beleza da música de Mozart.

    So posso acrescentar o meu dessejo de nao ter ouvido o dito canto do cisne.

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  3. Óptimas notícias. Ainda bem. Tenciono ir lá esta semana.

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  4. Fico extremamente agradado por constatar que, pese embora os constrangimentos que espartilham de modo inclemente a presente temporada, a qualidade artística alça-se a um excelente nível.

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  5. Fico muito contente por ver que as 6 semanas intensivissimas de trabalho cénico e musical para esta produção resultaram num bom espectáculo e que tem agradado á generalidade do publico!
    Obrigado pela sua gentil qualificação do meu desempenho!
    Continuem, pois só com muito amor á ópera, muita perseverança e muita critica reflectiva podemos ajudar a mudar alguma coisa.

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  6. Caro João Merino,
    É uma honra receber um comentário seu neste nosso blog.
    Fiquei fã da sua voz e da maneira como encarna a personagem de uma forma tão natural e sentida.
    E hoje lá estarei na 1ª fila da plateia a aplaudi-lo de novo, de certeza com o mesmo entusiamo.
    Parabéns!

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  7. To view a cast of equally terrific talent must have been a real treat.

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  8. I fully agree. The group was just great and in perfect harmony. A joy to look at and to listen to.

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