terça-feira, 13 de setembro de 2011

Zurich Opera House – Temporada 2011 – 2012






(in english below)

A Zurich Opera House, como sempre, oferece uma temporada rica e cheia de grandes nomes do canto lírico internacional.

Destacamos o que acreditamos ser o melhor da Temporada, sendo possível a visualização de toda a programação no site:

http://www.opernhaus.ch/en/programm/produktionen.php

No campo das novas produções destacamos:

Otello de Verdi (Outubro, Novembro, Janeiro e Junho)

É a estreia de Peter Seiffert como Otello o que sai do seu repertório germânico habitual. Cantará o mesmo papel em Munique e em Viena pelo que será uma prova de peso nas melhores casas de ópera. O seu Jago é Thomas Hampson, o qual se adivinha de excelente prestação e Fiorenza Cedolins será Desdemona.



Os Mestres Cantores de Nuremberga de Wagner (Janeiro – Fevereiro)

Esta nova produção marca a estreia de Michael Volle como Hans Sachs, numa temporada em que também, em Sevilha, interpreta, pela primeira vez Wotan em A Valquíria. Volle é um dos barítonos de eleição dos Fanáticos e é com grande expectativa que esperamos um Sachs ao mais alto nível. O restante elenco é de qualidade invejável, com o Pogner de Matti Salminen, a Eva de Juliane Banse, o Walther de Roberto Saccà, e o Beckmesser de Martin Gantner.



Don Carlo de Verdi (Março – Abril)

Numa temporada em que Don Carlo parece estar em alta (encenações em Lisboa, Viena – versão francesa e italiana, Amesterdão, Munique...), em Zurique estreia também uma nova produção por Sven-Eric Bechtolf. O elenco é quase tão bom como o de Munique: Fábio Sartori é Don Carlo, Matti Salminen é Filippo II, Alfred Muff é o Grande Inquisitor, Massimo Cavaletti é Rodrigo, ficando os papéis femininos entregues a Anja Harteros e Vesselina Kasarova, sob a direcção de Zubin Metha.



A considerar ainda La Scala di Seta e Otello de Rossini, O Nariz de Schostakovich, Poliuto de Donizetti com Vittorio Grigolo, o Rapto do Serralho de Mozart, o Príncipe Igor de Borodin, Mathis der Mahler de Hindemith com Thomas Hampson e outras estreias de repertório menos habitualmente representado.

No campo das produções antigas reavivadas:


Rigoletto de Verdi (Setembro)

Embora surja também mais tarde na temporada, é o elenco de Setembro com Diana Damrau, Piotr Beczala e Leo Nucci que sobressai em qualidade homogénea.



Parsifal de Wagner (Outubro)

Depois do seu sucesso em Barcelona em Fevereiro - Março e em Junho-Julho em Zurique, volta-se a ter a oportunidade de ver o Parsifal de Claus Guth. Elenco semelhante ao do final da temporada passada – Matti Salminen, Yvonne Naef, Stuart Skelton, Egils Silins (excluindo-se Thomas Hampson como Amfortas, agora interpretado por Detlef Roth), promete oferecer (apenas) duas récitas de elevado nível interpretativo.



La Fanciulla del West de Puccini (Outubro)

Jose Cura, Emily Magee e Ruggiero Raimondi são as apostas para esta produção que é um dos pontos altos da temporada.



Don Giovanni de Mozart (Novembro)

Anna Netrebko como Donna Anna lidera um grupo de verdadeiros mestres no canto mozartiano : Carlos Alvarez como Don, Ruben Drole como Leporello, Malin Hartelius como Donna Elvira, Martina Jankova como Zerlina, Bernard Richter como Don Ottavio, Andreas Horl como Conde. Imperdível!!!



O Elixir do Amor de Donizetti (Dezembro)

Encenação clássica com Rolando Villazon como Nemorino, Dulcamara de Michele Pertussi, Belcore de Massimo Cavaletti. Talvez mais receosa a opção de Malin Hartelius para Adina mas... a ver vamos.



Ariadne auf Naxos de Richard Strauss (Fevereiro)

Encenação do excelente Claus Guth, com Nina Stemme como Primadona, repartindo o papel com Ricarda Merberth.



Così fan tutte de Mozart (Março)

Encenação imortalizada em DVD, com Ruben Drole, Malin Hartelius, Martina Jankova e Javier Camarena.



Gala Jonas Kaufmann (Maio)

Kaufmann a interpretar actos encenados de La Bohème, Tosca e Cármen, com elenco ainda não totalmente definido. A adivinhar-se duas noites de puro deleite operático.



Il Re Pastore (Maio)

Reposição da mesma produção, de grande efeito visual, da Temporada anterior, com Rolando Villazon, Eva Mei, Martina Jankova, Sandra Trattnigg.



Simon Boccanegra (Julho)

Em aparição isolada, Plácido Domingo traz o seu Simão a Zurique, acompanhado de Fabio Sartori e Barbara Fritolli.



Carmen (Julho)

E no dia seguinte... Plácido dirige Carmen com Vesselina Kasarova no principal papel, com Massimo Giordano como Don José e Massimo Cavaletti como o Toreador.




A temporada completa-se com outras produções que vão de Os Contos de Hofmann à La Bohème, do Baile de Máscaras à Turandot...


São várias as hipóteses de sequências interessantes...

Don Pasquale, Otello (matiné) e Don Giovanni – 5 e 6 de Novembro

Mestres Cantores e Ariadne auf Naxos – 11 e 12, 14 e 15, 18 e 19 de Fevereiro

Così fan tutte, Carmen e Don Carlo – 16, 17 e 18 ou 20, 21 e 22 de Março

Gala Kaufmann, Il Re Pastore e Poliuto – 9, 10 e 11 ou 12 e 13 de Maio

Simão Boccanegra e Carmen – 3 e 4 de Julho






Zurich Opera House - Season 2011 - 2012

The Zurich Opera House, as always, offers a season full of rich and big names of the international opera singing world.

We highlight what we believe is the best of the season, being possible to view the entire schedule at the website:

http://www.opernhaus.ch/en/programm/produktionen.php

Premieres:

Otello (October, November, January and June)

It is the first time Peter Seiffert is singing Otello, which comes out of his usual German repertoire. He wll be singing the same role in Munich and Vienna for what will be a good test for the best opera houses. His Jago is Thomas Hampson and Fiorenza Cedolins is Desdemona.



The Master Singers of Nuremberg (January - February)

This new production marks the debut of Michael Volle as Hans Sachs, a season that also in Seville, he plays his first Wotan in The Valkyrie. Volle is one of the baritones we admire the most and it is with great anticipation that we expect a high-leveled Sachs. The remaining cast is of enviable quality, with Matti Salminen as Pogner, Juliane Banse as Eva, Roberto Saccà as Walther, and Martin Gantner as Beckmesser.



Don Carlo (March - April)

In a season in which Don Carlo appears to be in high consideration (staged in Lisbon, Vienna - Italian and French version, Amsterdam, Munich, Zurich ...), also a new production by Sven-Eric Bechtolf. The cast is almost as good as in Munich: Don Carlo is Fabio Sartori, Matti Salminen is Filippo II, Alfred Muff is the Grand Inquisitor, Massimo Cavaletti is Rodrigo, with Anja Harteros and Vesselina Kasarova in the female roles, under the direction of Zubin Mehta.



Still to consider are Rossini's La Scala di Seta and Otello, The Nose by Schostakovich, Poliuto by Donizetti with Vittorio Grigolo, the Abduction from the Seraglio by Mozart, Prince Igor by Borodin, Hindemith's Mathis der Mahler with Thomas Hampson, amongst other premieres and less commonly represented repertoire.


Revivals:


Rigoletto (September)

Although also seen later in the season, the cast in September stands out as the best with Diana Damrau , Piotr Beczala and Leo Nucci.



Parsifal (October)



After his success in Barcelona in February - March and June-July in Zurich the opportunity to see this Parsifal by Claus Guth is given. Cast similar to the end of last season - Matti Salminen, Yvonne Naef, Stuart Skelton, Egils Silins (excluding Thomas Hampson as Amfortas, now played by Detlef Roth), promises to provide (only) two high-level interpretive nights.



La Fanciulla del West (October)

Jose Cura, Emily Magee and Ruggiero Raimondi for this production seen as one of the highlights of the season.



Don Giovanni (November)

Anna Netrebko as Donna Anna leads a group of true masters in the Mozart singing: Carlos Alvarez as the Don, Ruben Drole as Leporello, Malin Hartelius as Donna Elvira, Martina Jankova as Zerlina, Bernard Richter as Don Ottavio, Andreas Hörl as the Count. A must see!



The Elixir of Love (December)

A classical set with Rolando Villazon as Nemorino, Dulcamara by Michele Pertussis, Belcore by Massimo Cavaletti. Perhaps a not so solid options for the Adina role with Malin Hartelius but ... We shall see.



Ariadne auf Naxos (February)

Staging by the excellent Claus Guth, with Nina Stemme as Primadona, sharing the role with Ricarda Merberth.



Così fan tutte (March)

Staging immortalized on DVD with Ruben Drole, Malin Hartelius, Martina Jankova and Javier Camarena.



Gala Jonas Kaufmann (May)

Kaufmann interprets staged acts of La Bohème, Tosca and Carmen with a cast not yet fully defined. The guess is two nights of pure delight opera.



Il Re Pastore (May)

Revival of the same production of the previous season with great visual effect and with Villazon, Eva Mei, Martina Jankov and Sandra Trattnigg.



Simon Boccanegra (July)

On a single appearance, Placido Domingo brings his Simon to Zurich, accompanied by Fabio Sartori and Barbara Fritolli.



Carmen (July)

And the next day ... Placido conducts Vesselina Kasarova in the title role of Carmen, with Massimo Giordano as Don Jose and Massimo Cavaletti as the Toreador.




The season is completed with other productions ranging from The Tales of Hoffmann to La Bohème, the Masked Ball to Turandot ...


There are several interesting sequences ...

Don Pasquale, Otello (matinee) and Don Giovanni - 5 and 6 November

Master Singers and Ariadne auf Naxos - 11 and 12, 14 and 15, 18 and 19 February

Cosi fan tutte, Carmen and Don Carlo - 16, 17 and 18 or 20, 21 and 22 March

Gala Kaufmann, Il Re Pastore and Poliuto - 9, 10 and 11 or 12 and 13 May

Simon Boccanegra and Carmen - 3 and 4 July

7 comentários:

  1. Ando com vontade de voltar a Zurich... Esta temporada promete; talvez consiga aproveitar o pretexto.

    Bem hajam os Fanáticos por este serviço informativo.

    ResponderEliminar
  2. Cara Gi,

    Força! Ficaremos à espera das suas opiniões em relação ao que decidir ver.

    Obrigado pelos comentários.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado por tanta informação sobre as temporadas. Esta é realmente um primor. Já agora, como está o Villazón?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caro Alberto,

    Ainda não tive a oportunidade de ouvir o Villazón ao vivo mas espero (e já está planeado) ouvir o seu Nemorino em Dezembro. Poder-lhe-ei dar a minha opinião nessa altura. Mas, a julgar pelo calendário que tem no site dele, deve estar a regressar em força mas com mais ponderação interpretativa e também na escolha de papéis.

    Cumprimentos musicais.

    ResponderEliminar
  5. Caro wagner_fanatic,
    Esta temporada de Zurique é, de facto, de excepção. Espero que não venham a acontecer cancelamentos de última hora (não é habitual aqui, e não há grande risco de gerves!) para podermos disfrutar plenamente de alguns dos muitos (e bons) espectáculos anunciados.
    Zurique é uma das apostas dos Fanáticos da próxima temporada.
    Obrigado pelo resumo informativo que nos deu.

    ResponderEliminar
  6. Pelo entusiasmo de algumas críticas creio que será uma temporada extraordinária!
    Independente do interesse pela ópera aqui venho ler bons textos, boas crônicas e críticas!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro António,

    Esperamos que sim, que seja uma temporada em grande!

    Abraço.

    ResponderEliminar