quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Wiener Staatsoper – Temporada 2011 – 2012


(in english below)

A Ópera Estatal de Viena é prolífera em récitas. É impossível ir a Viena e dizer-se que não se teve a oportunidade de ver uma ópera nesta tão reputada Casa. Isto porque, praticamente todos os dias se leva a cena uma ópera e, frequentemente, as produções se repetem com diversos elencos ao longo dos 8 meses de Temporada.

Ao mesmo estilo da apresentação da Temporada de Zurique, também aqui optamos por trazer os que, para nós, serão os pontos altos da Temporada, deixando o link para o site onde se pode explorar toda a temporada:

http://www.wiener-staatsoper.at/Content.Node/home/index.php

Analisemos, então, as recomendações, por mês:

Setembro

Simon Boccanegra

Duas récitas (já passadas à data desta publicação) com Plácido Domingo a levar o seu Simão a Viena, em intercâmbio com o Teatro alla Scala. O que dizer mais daquilo que todos conhecem? Penso terem sido duas récitas memoráveis. Temos pena de não nos ter sido possível a deslocação para vos trazer as impressões gerais. Em Março repete com Dmitri Hvorostovsky no papel principal.



Outubro

La Traviata

Récitas imperdíveis (9, 12, 15, 18, 21 e 24) para os amantes de Verdi e de Natalie Dessay. A soprano brilhará, por certo, rodeada de Charles Castronovo e Fábio Capitanucci, sob a regência de Bertrand de Billy.



Fidelio

A possibilidade de intercalar La Traviata com um Fidelio em que Waltraud Meier, Robert Dean Smith e Albert Dohmen dominam os principais papéis, tornam uma ida a Viena a considerar, mesmo que em sonhos.



Novembro

Ciclo do Anel do Nibelungo

Os primeiros dias de Novembro trazem um Ciclo do Anel do Nibelungo de Wagner. Anel já muito representado em Viena, do qual os Fanáticos não tem experiência própria. Embora seja um só ciclo, parece-nos demasiada insistência em algumas produções passadas e esta é uma delas. Contudo, a direcção é do grande Christian Thielemann, e conta com cantores com Christopher Ventris, Waltraud Meier, Katarina Dalayman, Stephen Gould, Juha Uusitalo, Eric Halfvarson.



O Elixir do Amor

Outra produção massivamente levada a palco, e que se repete em outros meses (Fevereiro, Março e Abril) com diversos elencos. Destacamos Rolando Villazon, Ramon Vargas e Stephen Costello como Nemorino; Sylvia Schwartz e Alesandra Kurzak como Adina; Ambrogio Maestri como Dulcamara; Nicola Alaimo com Belcore. Esta encenação é clássica e já imortalizada em DVD pela dupla Rolando Villazon – Anna Netrebko, suportados por Leo Nucci e Ildebrando D’Arcangelo que, a meu ver, são difíceis de bater.



Tannhauser

Uma encenação de Claus Guth, altamente elogiada, volta após a estreia na Temporada passada. Dois elencos em duas altura distintas. Preferimos o de Março com Peter Seiffert, Petra-Maria Schnitzer, Ludovic Tézier e Irène Theorin sob a batuta de Bertand de Billy. Contudo, em Novembro, o elenco não é necessariamente faltoso, uma vez que é constituído por Stephen Gould, Matthias Goerne, Anne Schwanewilms e Irène Theorin.




Janeiro

O Baile de Máscaras

Embora com o velhinho Neil Schikoff, a produção conta com nomes como Eva-Maria Westbroek e Simon Keenlyside, o que torna na rota das melhores opções.



Otello

Directamente de Zurique, onde meses antes estreia o seu Otello, Peter Seiffert volta à carga neste papel Verdiano, acompanhado de Carlos Alvarez como Jago e Krassimira Stoyanova como Desdemona. Grande expectativa para ver como se comporta Seiffert.



Fevereiro

Fausto

Jonas Kaufmann, Inva Mula e Albert Dohmen nos principais papéis. Não o melhor elenco no geral para esta produção também muito representada nas Temporadas 2011 – 2012. Acho que Londres têm elenco mais homogéneo em qualidade e valerá muito mais pela encenação.



Carmen

A produção de Zefirelli é simplesmente genial e do mais clássico que possa pedir. O elenco não se compara ao visto pelos Fanáticos em 2009, com Anna Netrebko, Ildebrando D’Arcangelo, Nadia Krasteva e Massimo Giordano mas este último regressa, acompanhado de Carlos Alvarez como Toreador. Potencialmente agradável.



Março

Die Frau ohne Schatten

Elenco de luxo em produção de Robert Carsen: Robert Dean Smith, Adrianne Pieczonka, Wolfgang Koch, Evelyn Herlitzius.



Tosca

Nina Stemme como Tosca ?!! Mais uma dúvida interessante para se tirar a limpo. José Cura como Cavaradossi em encenação que já está demasiado gasta. Repete em Junho com Sondra Radvanovsky, Marcello Giordani e Zeljko Lucic – elenco claramente superior e preferível.



Abril

Parsifal

Volta o Parsifal com encenação de gosto duvidoso… Elenco bom mas já houve melhores nesta produção: Simon O’Neill, Kwanchoul Youn, Angela Denoke e Falk Strukmann. Acima de tudo, brilhante se adivinha a regência de Thielemann, compensando o aspecto visual das récitas…



O Cavaleiro da Rosa

Ópera que, para mim, tem 3 momentos de brilhantismo musical apenas e numa encenação muito antiga de Otto Schenk mas eficaz (produção disponível em DVD). O elenco? Sublime: Nina Stemme, Kurt Rydl, Elina Garanca, Miah Persson.



Don Carlo (versão francesa)

Esta Temporada pode-se assistir às duas versões desta ópera de Verdi. A francesa conta com a presença de Kwanchoul Youn, Ludovic Tézier, Adrianne Pieczonka.



Cavalleria Rusticana / Pagliacci

Duo de óperas imortais, com elencos sublimes e com estreias: Waltraud Meier com Santuzza, Peter Seiffert como Turiddu e Lucio Gallo como Alfio; Ian Storey como Canio, Tamar Iveri como Nedda e Lucio Gallo como Tonio.



Maio

Salomé

Embora presente em meses anteriores é aqui que o elenco se sobressai: Thomas Moser, Emily Magee, Falk Strukmann e a rara hipótese de ver Gwyneth Jones ainda em palco. Imperdível!



La Clemenza di Tito

Nova produção com um elenco invejável e que parcialmente se pode assistir em Londres no Barbican Center (22 de Fevereiro) ou no Teatro dos Campos Elísios (25 de Fevereiro) – Elina Garanca como Sesto, Michael Shade como Tito, Juliane Banse como Vitellia e Chen Reiss como Servillia.



Roberto Devereux

Regresso da Diva Edita Gruberova a Viena com mais uma produção do compositor que provavelmente melhor interpretou e interpreta – Donizzetti.



Junho

As Bodas de Fígaro

Gerald Finley, Maija Kovalevska, Alesandra Kurzak, Luca Pisaroni e Serena Malfi – um dos melhores elencos para esta ópera nesta Temporada, ao nível de Londres e Milão.



Don Carlo (versão italiana)

René Pape, Ramon Vargas, Simon Keenlyside, Krassimira Stoyanova, Luciana D’Intino numa ópera marcadamente levada ao palco por toda a Europa. Elenco classificável, no mínimo, como espectacular.



Lucia de Lammermmor

Duo Diana Damrau – Piotr Beczala. De se tirar o fôlego…




As melhores sequências:

La Traviata e Fidelio
– 20 e 21 ou 23 e 24 de Outubro

Baile de Máscaras e Otello – 12 e 13 de Janeiro

Die Frau ohne Schatten, Tannhauser e Tosca – 17 a 23 de Março

Don Carlos (versão francesa) e Cavalleria Rusticana/Pagliacci – 28 e 29 de Abril, 1 e 2 de Maio

La Clemenza di Tito, Le Nozze di Fígaro, Tosca, Roberto Devereux – 1, 3, 4 e 5 de Junho

Tosca, Le Nozze di Fígaro, Don Carlo (versão italiana) – 13, 14 3 16 de Junho

Don Carlo (versão italiana) e Lucia di Lammermoor – 19 e 20, 26 e 27, 29 e 30 de Junho


Muito por onde escolher em Viena!

Se pensarmos que se pode associar múltiplos outros espectáculos musicais, como no Musikverein, Viena é cidade de peregrinação, em qualquer Temporada, para quem adora Música e Ópera, acompanhado de uma belíssima fatia de Tarte Sacher…







Wiener Staatsoper - Season 2011 - 2012





The Vienna State Opera is rich in production every year. It is impossible to go to Vienna and say that we have not had the opportunity to see an opera in this renowned opera house. This is because virtually every day an opera is staged and, often, the productions are repeated with different casts over the 8-month season.

Just like we did with Zurich, here we will only highlight what we think is the best of the Season, leaving the link to the website where you can explore the entire season:

http://www.wiener-staatsoper.at/Content.Node/home/index.php

Let us look at the recommendations per month:

September

Simon Boccanegra

Two evenings (already past the date of this publication) with Placido Domingo bringing his Simon to Vienna in exchange with the Teatro alla Scala. What to say more about what everyone knows? I think they were two memorable nights in Viena. We regret the Fanatics were not able to be there to bring you the impressions. In March the productions repeats itself with Dmitri Hvorostovsky in the title role.



October

La Traviata


A must see for lovers of Verdi and Natalie Dessay. The soprano will certainly shine surrounded by Charles Castronovo and Fabio Capitanucci, and conducted by Bertrand de Billy.



Fidelio

The possibility of couple La Traviata with a Fidelio with Waltraud Meier, Robert Dean Smith and Albert Dohmen on the major roles, makes one consider to go to Viena, even if only in dreams.



November

Ring of the Nibelung – complete cycle


November brings a complete cycle of Wagner's Ring of the Nibelung. This Ring has already been staged in Viena for several times but the Fanatics have never seen it. We believe it is a bit too much to repeat again this production... However, the direction is by the great Christian Thielemann and it has singers like Christopher Ventris, Waltraud Meier, Katarina Dalayman, Stephen Gould, Juha Uusitalo, Eric Halfvarson.



Elixir of Love

Another abused revival which is repeated in other months (February, March and April) with different casts. Featuring Rolando Villazon, Ramon Vargas and Stephen Costello as Nemorino; Sylvia Schwartz and Alesandra Kurzak as Adina, Dulcamara by Ambrogio Maestri, Nicola Alaimo as Belcore. This traditional set is already immortalized in DVD by Rolando Villazon - Anna Netrebko, supported by Ildebrando D'Arcangelo and Leo Nucci, making it hard to beat.



Tannhauser

Claus Guth's staging of a highly praised production. Two casts in two different heights. We prefer the March one with Peter Seiffert, Petra-Maria Schnitzer, Ludovic Tezier and Irene Theorin under the baton of Bertrand de Billy. However, in November, the cast is not necessarily bad, since it is constituted by Stephen Gould, Matthias Goerne, Anne Schwanewilms and Irene Theorin.



January

A Masked Ball

Although with the “oldie” Neil Schikoff, the production has names like Eva-Maria Westbroek and Simon Keenlyside, which makes it on the route of the best options.



Otello

Directly from Zurich, where months before he makes hisdebut as Otello, Peter Seiffert is back in charge in this Verdi role, accompanied by Carlos Alvarez as Jago and Krassimira Stoyanova as Desdemona. Great anticipation to see how he sings the role.



February

Faust

Jonas Kaufmann, Inva Mula and Albert Dohmen in the key roles. Not the best overall cast for this production very often represented in the 2011 – 2012 Season. I think London has a more uniform cast in quality and worth much more by the staging.



Carmen

Zefirelli production is simply brilliant and the most classic you can ask. The cast does not compare to that seen by the Fanatics in 2009, with Anna Netrebko, Ildebrando D'Arcangelo, Nadia Krasteva and Massimo Giordano but the latter returns, accompanied by Carlos Alvarez as the Toreador. Potentially enjoyable.



March

Die Frau ohne Schatten

All-star cast in a Robert Carsen production: Robert Dean Smith, Adrianne Pieczonka, Wolfgang Koch, Evelyn Herlitzius.



Tosca

Nina Stemme as Tosca?! Another interesting question to clear up. José Cura as Cavaradossi in a staging that is already too exhausted. Repeats in June with Sondra Radvanovsky, Marcello Giordani and Zeljko Lucic – a clearly superior and preferable cast.



April

Parsifal

Return of the Parsifal staged with a questionable taste... but there have been better casts in this production: Simon O'Neill, Kwanchoul Youn, Angela Denoke and Falk Strukmann. Above all, we guess a brilliant conduction by Theilemann, offsetting the visual aspect of the production...



Der Rosenkavalier

This opera, in my opinion, has only three moments of musical brilliance and the production by Otto Schenk despite being old is effective (production available on DVD). The cast? Sublime: Nina Stemme, Kurt Rydl, Elina Garanca, Miah Persson.



Don Carlo (French version)

This season you can watch the two versions of Verdi's opera in Viena. The French has the presence of Kwanchoul Youn, Ludovic Tezier, Adrianne Pieczonka.



Cavalleria Rusticana / Pagliacci

Duo of immortal operas, with sublime casts and a few premieres: Santuzza by Waltraud Meier, Peter Seiffert as Turiddu and Lucio Gallo as Alfio; Ian Storey as Canio, Tamar Iveri as Nedda and Lucio Gallo as Tonio.



May

Salome

While available to be seen in previous months is in May that the cast stands out: Thomas Moser, Emily Magee, Falk Strukmann and the rare chance to see Gwyneth Jones still on stage. A must see!



La Clemenza di Tito

New production with an enviable cast partially seen at the Barbican Center in London (February 22) and the Theatre des Champs Elysées (February 25) - Elina Garanca as Sesto, Tito by Michael Shade, Juliane Banse as Vitellia and Chen Reiss as Servilla.



Roberto Devereux

The return of the Diva Edita Gruberova in Vienna with a production of the composer who she probably played, and plays, best - Donizzetti.



June

The Marriage of Figaro

Gerald Finley, Maija Kovalevsky, Alesandra Kurzak, Luca Pisaroni and Serena Malfi - one of the best casts for this operain 2011 - 2012, at the level of London and Milan.



Don Carlo (Italian version)

Rene Pape, Ramon Vargas, Simon Keenlyside, Krassimira Stoyanova, Luciana D'Intino in an opera brought to the stage markedly across Europe this season. Cast classified at least as spectacular.



Lucia Lammermmor

Duo Diana Damrau - Piotr Beczala. Breathtaking ...



The best sequences:

La Traviata and Fidelio – 20 and 21 or 23 and 24 October

Masked Ball and Otello - 12 and 13 January

Die Frau ohne Schatten, Tannhauser and Tosca - 17 to 23 March

Don Carlos (French version) and Cavalleria Rusticana / Pagliacci - 28 and 29 April, 1 and 2 May

La Clemenza di Tito, Le Nozze di Figaro, Tosca, Roberto Devereux - 1, 3, 4 and 5 June

Tosca, Le Nozze di Figaro, Don Carlo (Italian version) - 13 14 and 16 June

Don Carlo (Italian version) and Lucia di Lammermoor – 19 and 20, 26 and 27, 29 and 30 June


Plenty to choose from in Vienna!

If you think that you can see more music like in the Musikverein, for example, Vienna is a city of pilgrimage, in any season, for those who love music and Opera, if possble, always accompanied by a tasteful slice of Sacher tart...

5 comentários:

  1. Apesar da repetição exaustiva da maioria das produções, Viena é sempre um dos melhores locais para ver ópera. O público, a sala e tudo o resto tem um charme muito singular, que se vai perdendo na maioria dos outros grandes teatros de ópera (excepção feita a Munique, mas não é bem a mesma coisa). E a temporada é óptima. Uma tentação que é quase irresistível em Junho!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei de rastos, e então com sachertochte como sobremesa...
    Bela listagem e melhor crónica comentada, a deixar todos os amantes de ópera inquietos...

    ResponderEliminar
  3. Crônica extraordinária, destaco a foto tentadora do doce! A arte faz necessáriamenta associações com tudo que há de bom!
    É sempre um prazer ler os textos dos Fanáticos.
    Um forte abraço de todos do atelier

    ResponderEliminar
  4. Cara Elsa e António,

    É realmente uma Temporada muito boa e ao escrever este post acabei por ver quantas coisas boas tem e que me tinham passado à primeira vista.

    A Música e os Doces são alguns dos melhores prazeres da vida, não é?

    Cumprimentos musicais.

    ResponderEliminar