Vit.
(review in english below)
O tenor Vittorio Grigolo é um dos novos tenores em ascenção e a merecer a atenção dos Fanáticos. Tendo assistido à sua estreia na Royal Opera House, Londres, em Julho passado na produção da Manon de Jules Massenet, na companhia de Anna Netrebko, e da sua prestação, dois meses depois, no Rigoletto em Mantova com Plácido Domingo (críticas de ambos neste blog), o seu primeiro CD de árias era imperdível e impreterível na minha estante.
(review in english below)
O tenor Vittorio Grigolo é um dos novos tenores em ascenção e a merecer a atenção dos Fanáticos. Tendo assistido à sua estreia na Royal Opera House, Londres, em Julho passado na produção da Manon de Jules Massenet, na companhia de Anna Netrebko, e da sua prestação, dois meses depois, no Rigoletto em Mantova com Plácido Domingo (críticas de ambos neste blog), o seu primeiro CD de árias era imperdível e impreterível na minha estante.
(Vittorio Grigolo como Des Grieux na Manon de Massenet - Royal Opera House - Jul 2010)
Aos 33 anos, e com um calendário comedido (opção sensata), parece apostar em formar a carreira em pequenos passos (poder-se-á escutar na Manon em Valência – Dezembro 2010, La Traviata em Berlim – Janeiro 2011 – 2 récitas, Rigoletto em Zurich – 1 récita, Romeu e Julieta em Milão – Junho 2011, com outras datas em Concertos pontuais).
Grigolo passeia-se com grande conforto e mestria sobre algumas das árias italianas mais famosas, maioritariamente de Verdi e Puccini.
Estamos a assistir a uma geração de cantores que, perdoem-me os que assim não acham, contrastam com alguns dos antigos ao não terem receio de exprimir na voz as emoções mesmo que isso implique sussurrar ou chorar notas. Grigolo é já mestre neste aspecto. Dotado de voz quente, de agudos fáceis mas seguros e fortes, timbre claro e sem vibrato constrangedor, tudo o que canta sente. Se cenicamente, por vezes parece exagerar, muito ao estilo de Villazon (o qual quase sempre exagera… ou exagerava ao ponto de se tornar algo irritante), ao escutar estas árias a sua expressividade parece mais equilibrada e no ponto ideal.
O seu ar de galã, no meu ponto de vista, torna-o provavelmente menos apto a representar papéis cómicos como os das óperas de Donizetti - O “Una Furtiva Lagrima” é talvez a ária menos conseguida neste CD. É nas árias do Rigoletto e de Il Trovatore que mais se consegue viver a potência de voz, fazendo paralelo com as de La Bohème e Tosca onde a emoção reina e nos comove facilmente.
(Vittorio Grigolo como Rodolfo em La Bohème - Metropolitan Opera, NY - Oct/Nov 2010)
Recomendo vivamente este CD a todos os Fanáticos por Ópera! Bravo Grigolo!
(as fotos apresentadas fazem parte do site do cantor www.vittoriogrigolo.com)
The tenor Vittorio Grigolo is one of the new tenors in a rising scale and he deserves the full attention of the Fanatics. Having seen his debut at the Royal Opera House, in London, last July, in the production of Jules Massenet's Manon, in the company of Anna Netrebko, and his performance, two months later, in Rigoletto in Mantova with Placido Domingo (both reviews on this blog), his first CD of arias was unmissable, and a must have on my shelf.
(Vittorio Grigolo as Des Grieux at Massenet's Manon - Royal Opera House - Jul 2010)
At the age of 33, and a well programmed schedule, avoiding excesses, he seems to be going on a “baby steps” career (he may be heard in Manon in Valencia - December 2010, La Traviata in Berlin - January 2011- 2 performances, Rigoletto in Zurich – one performance, Romeo and Juliet in Milan - June 2011, and in some isolated concerts on other specific dates).
Grigolo sings along on this CD with great comfort and mastery through some of the most famous Italian arias, mostly by Verdi and Puccini.
I am sorry for the ones that think otherwise but I believe we are seeing a generation of singers who contrast with some of the old singers in that they are not afraid to express emotions in their voices, even if it means to cry or whisper notes. Grigolo is already a master in this department. With its warm voice, easiness of high notes, which come out strong and secure, his clear tone without unpleasant vibrato, he clearly feels every note sung. If scenically sometimes he seems exaggerated, much to the style of Villazon (which almost always exaggerates ... or exaggerated to the point of becoming a bit annoying), when we listen to these arias, his expression appears more balanced.
His romantic looks, in my point of view, makes him less likely to be able to play roles such as the comic ones in the operas of Donizetti - The "Una furtiva lagrima" is perhaps the least successful aria on this CD. It is in the arias from Rigoletto and Il Trovatore that you can find the power of his voice. The ones from La Bohème and Tosca show you how his voice bursts in emotion and easily moves us into tears.
I strongly recommend this CD to all the Opera Fanatics! Bravo Grigolo!
(The presented photos are from the tenor’s official site at www.vittoriogrigolo.com)
Se souber inteligentemente gerir a voz e a carreira vai ter os palcos a seus pés. Ele é excelente!
ResponderEliminarCaro Gus,
ResponderEliminarNão poderia estar mais de acordo com o que escreveu. Tive a sorte de ver o Grigolo ao vivo na Manon de Massenet em Londres e fiquei deveras impressionado. Aliás, na temporada passada tive a sorte de ver muitas óperas e esta Manon foi a que considerei melhor. Se o Grigolo foi óptimo (e os aplausos que recebeu iam fazendo cair o teatro), a Netrebko foi avassaladora, a melhor interpretação que lhe ouvi!
Caro wagner_fanatic,
Acho que faz, como sempre, uma óptima apreciação deste CD. Também tive a sorte de o receber como presente :-)! mas só hoje o ouvi. É mais uma grande voz de tenor que poderemos apreciar nos próximos tempos (espero que muitos anos). Aliás, acho que estamos a atravessar um período de grande riqueza e qualidade de tenores no activo, o que é excelente!
Obrigado pelo texto e ... pelo CD!
Caro FanaticoUm,
ResponderEliminarThank you for the posting about Grigolo. Considering only the voice he's got everything what a tenor needs. However, as you mentioned, he exaggerates in the interpretation and I don't like it that much. Is he going to sing in Zürich? I'd like to hear and see him live.
Dear lotus-eater,
ResponderEliminarThank you for your post.
Grigolo will be singing in Zurich, on the 12th February in Rigoletto, with Leo Nucci.
PS - This review was made by me (wagner_fanatic) and not FanaticoUm...
By the very first moment I read about Rigoletto a Mantova, I asked myself 'and will Nucci just leave Placidone steal his leading role?'. Of course he would like to set things clear, LOL... He had been playing a very interesting Rigoletto in 2007(?).
ResponderEliminarWe must admit, after all, that Placidone's Rigoletto wasn't a particularly breathtaking experience. Except, perhaps, for the wonderful 2nd act duet with Gilda.
Caro FanaticoUm,
ResponderEliminarThe English Translation of my posting "Rising Stars am Tenorhimmel" is totally wrong. It should be "Rising stars in the tenor-sky(or heaven)". I'm planning to present some talented young tenors in a series. Wait and see. Maybe you already know most of them.
Dear lotus-eater,
ResponderEliminarWe look forward to seeing them! I imagine Jonas Kaufmann (one of the greatest of our times) is already out, as you devoted several posts to him, right?
Exactly. I will present only "young" tenors, who is not older than 35. Kaufmann is "too old"(41), ha ha... and already top on the mountain.
ResponderEliminarKaufmann is really great. I'd never heard of such kind of baritone-tenor voice in my life. He is a great actor as well. And what people say, that most of tenors are not so smart, has nothing to do with Kaufmann. He is very intelligent.
Besides, what I like is his speaking voice. It is not high like other tenors. The tone is about mezzo. It sounds gentle, clear and fresh. He is a bit reserved like most of German men, but laughs a lot and is very kind. He behaves not as a star. I hope he takes good care of his voice.
Caro Fanático Um,
ResponderEliminarde Vittorio Grigolo só tenho um testemunho visto e escutado: O famoso RIGOLETTO de Mântua com o deus da Lírica Plácido Domingo. Só lhe posso dizer que daquilo que vi e ouvi, o resultado fica aquém das expectativas quanto a um grande futuro histórico na lírica e como sucessor (mais um…) del grande Maestro Luciano.
Looks, lá isso o rapaz tem e isso, hoje, conta muito.
Quanto a qualidade intrínseca do ponto de vista vocal,
Oh well… :-(
Sofrível, simplesmente sofrível, infelizmente…
Um Recital que, apesar de não o ter escutado, TEMO que também seja SÓ sofrível, com muito manuseamento de microfone e uso e abuso do looks do menino… :-\
Devem haver links na Internet para escutar pelo menos algum extractos deste Recital, só que neste momento não sei onde os posso encontrar. Mas tenho curiosidade em escutar extractos do mesmo, lá isso tenho.
LG
Caro Anónimo,
ResponderEliminarAcredite que não. Grigolo revela-se muito bom. Talvez não estejemos é habituados ao "look" corresponder à voz. Veja Netrebko... para não nomear outras...
Cumprimentos musicais.
Caros,
ResponderEliminarJá foram a http://www.jamesvalenti.com
??...
Se ainda não, é melhor darem uma vistinha de olhos neste novo Senhor e depois digam-me alguma coisa.
Um excelentíssimo achado, uma autêntica revelação. Para mim bem melhor que Grigolo. :-)
Embora desde já seja de notar que este novo Sr. caminha mais na senda de um Corelli. :-)
Best regards.
LG
Caro LG,
ResponderEliminarJá tinhamos ouvido falar de James Valenti mas eu (e penso que o FanáticoUm também) ainda não tive oportunidade de o escutar ao vivo. Talvez o FanáticoUm o faça na Madama Butterfly na Royal Opera em Junho/Julho - está nos seus planos.
É um dos novos a seguir, sem dúvida.
Cumprimentos musicais
Caro LG,
ResponderEliminarComo escrevi, vi ao vivo o Grigolo na Manon e fiquei deveras impressionado com a voz (sim, porque do anfiteatro da Royal Opera House não se conseguem sequer distinguir as caras! Mas concordo que o rapaz tem boa figura e isso é importante hoje em dia. Como já escrevi várias vezes, acho que a ópera é também para se ver e a coisa torna-se muito mais credível se o jovem amante tem uma figura compatível com o papel que interpreta.
Como o Maestro Luciano, quando estava em forma, nunca mais houve nenhum!
Em relação a James Valenti, vi-o no ano passado nesta Traviata, com a Gheorghiu e o Hampson. Talvez pela companhia de peso, não esteve tão bem quanto seria de esperar, mas impressionou-me. E, por sinal, este rapaz também tem uma excelente figura. (Fruto dos tempos!).
Obrigado por ter aqui voltado e por comentar.