quarta-feira, 13 de setembro de 2017

MITRIDATE, RE DI PONTO, Royal Opera House, Londres / London, Julho / July 2017

(review in English below)

A opera Mitridate, Re di Ponto, escrita por WA Mozart quando tinha apenas 14 anos, com libretto de Vittorio Cigna-Santi, esteve em cena na Royal Opera House.



A encenação foi de Graham Vick. Há duas grandes paredes encarnadas dos lados e painéis também encarnados verticais que, ao longo da ópera, se vão movendo, criando os diversos cenários. Outros adereços são escassos. Muito vistosos e coloridos são os fatos usados pelas personagens, à moda do Séc. XVIII. A ópera é muito barroca, dominada por arias onde as personagens expressam as suas emoções, intercaladas por recitativos.



Mitridate, rei de Ponto é dado como morto enquanto combate os romanos. Farnace, o filho mais velho tenta conquistar Aspasia, noiva do pai, mas ela está apaixonada por Sifare, o irmão mais novo. Mitridate regressa e traz consigo a princesa Ismene, uma noiva para Farnace. Ao saber da aproximação de Farnace aos romanos, Mitridate manda prendê-lo. O filho diz-lhe que Sifare ama Aspasia. Mitridate manda matar a noiva e os filhos, o que acaba por não acontecer. O rei vai combater os romanos e os filhos decidem acompanhá-lo. Os romanos oferecem o trono a Farnace que, arrependido, decide ajudar o pai a derrotá-los. Mortalmente ferido, Mitridate aprova os casamentos de Sifare e Aspasia e de Farnace e Ismene.



O maestro e cravista continuo foi Christophe Rousset que dirigiu com qualidade a orquestra que não esteve isenta de algumas notas falhadas, sobretudo nos sopros.

Nos solistas houve uma série de substituições dos inicialmente anunciados, penso que todas elas para pior. Sifare, filho mais novo de Mitridate foi o soprano georgiano Salome Jicia (substituiu Anett Fritsch). Tem uma voz algo áspera, com agudos estridentes e pouco emotiva na expressividade.


Aspasia, prometida a Mitridate foi a soprano russa Vlada Borovko (substituiu Albina Shagimuratova). Tem uma voz grande mas um timbre pouco agradável, coloratura deficiente e perde muita qualidade no registo agudo.



Marzio, tribuno romano foi tenor inglês Rupert Charlesworth (substituiu Andrew Tortsie) que o pouco que se ouviu foi desinteressante.

Arabate, governador de Nymphaeum foi a soprano irlandesa Jennifer Davis (do Jette Park Young Artists Programme). Enfim...

Farnace, filho mais velho de Mitridate foi o contra tenor americano Bejun Mehta e este foi um dos grandes intérpretes da noite. Sempre audível sobre a orquestra, voz bem colocada, ágil e, nas árias mais introspectivas teve grande qualidade.



Mitridate foi o tenor americano Michael Spyres, outra grande interpretação da noite. Voz com uma paleta de cores muito interessante, sempre afinada e de marcada qualidade em todos os registos. Cenicamente foi também muito bem.



A grande grande intérprete da noite foi a soprano britânica Lucy Crowe no papel de Ismene, filha do rei de Pártia. Fantástica em tudo. Cenicamente parecia uma boneca, movimentação muito graciosa e viva. A voz, um colosso. Um soprano de elevadíssima qualidade, cheio de matizes interessantes que tanto impressionava quando quase sussurrava como quando emitia notas agudas estratosféricas, sempre audíveis em perfeita afinação. Fabulosa!


Um espectáculo raro e de qualidade.




****


MITRIDATE, RE DI PONTO, Royal Opera House, London, July 2017

The opera Mitridate, Re di Ponto, written by WA Mozart when he was only 14, with libretto by Vittorio Cigna-Santi, was on stage at the Royal Opera House.

The staging was by Graham Vick. There are two large red walls on the sides and also red vertical panels that, throughout the opera move, creating the different scenarios. Other props are scarce. Very colorful are the dresses used by the characters, in the style of the 18th century. The opera is very baroque, dominated by arias where the characters express their emotions, interspersed by recitatives.

Christophe Rousset was the harpsichord continuous and directed the orchestra that was not perfect.

In the soloists there were a lot of replacements of the initially announced artists, I think all for the worse. Sifare, Mitridate's youngest son was the Georgian soprano Salome Jicia (replacing Anett Fritsch). She has a rather rough voice, with shrill trebles and unemotional expressiveness.

Aspasia, promised to Mitridate was the Russian soprano Vlada Borovko (replacing Albina Shagimuratova). She has a big voice but the timbre is unpleasant, the coloratura poor, and loses quality in the high register.

Marzio, Roman tribune was English tenor Rupert Charlesworth (replacing Andrew Tortsie) that was heard with difficulty.

Arabate, governor of Nymphaeum was Irish soprano Jennifer Davis (of the Jette Park Young Artists Program). She was ok…

Farnace, the eldest son of Mitridate was American tenor Bejun Mehta and this was one of the great interpreters of the night. Always audible over the orchestra, well placed voice, agile and, in the most introspective arias, had great quality.

Mitridate was American tenor Michael Spyres, another great interpretation of the night. The voice has a very interesting color palette, always tuned and of marked quality in all registers. On xstage he was also very good.

The great great interpreter of the night was the British soprano Lucy Crowe in the role of Ismene, daughter of the king of Partridge. Fantastic in everything. On stage she looked like a doll, very graceful and lively. The voice, a colossus. A very high-quality soprano, full of interesting nuances that equally impressed when she almost whispered as when she emitted sharp stratospheric notes, always audible in perfect tuning. Fabulous!


****

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

LA TRAVIATA, Royal Opera House, Londres / London, Julho / July 2017

(review in English below)

A “velha” encenação de Richard Eyre de La Traviata da Royal Opera House não deverá estar muito distante do que Verdi terá concebido para esta sua opera. É clássica, muito fiel ao libreto, esplendorosa e de grande impacto visual. O primeiro acto e a segunda cena do segundo estão magnificamente encenadas em ambientes luxuosos, quer nos cenários como no guarda-roupa, em contraste absoluto com o 3º acto, onde apenas existem as camas da Annina e da Violetta, esta manchada de sangue resultante das hemoptises próprias da fase terminal da tuberculose, a mesa de cabeceira com um jarro e uma bacia, e pouco mais, tudo rodeado por janelas de pé alto com portadas que apenas deixam entrar alguns raios de luz.



A direcção musical foi de grande categoria e esteve a cargo do maestro Maurizio Benini. Coro e orquestra estiveram ao melhor nível.



A jovem soprano norte-americana Corinne Winters foi uma Violetta de grande categoria. Começou mal, com dois pequenos desacertos, mas rapidamente os ultrapassou tendo tido uma interpretação em crescendo. Foi perfeita do 2º acto até ao final. Muito expressiva, voz cheia e de grande versatilidade, bem adaptada à personagem. A figura não poderia ser melhor, bonita, alta e magra, o que muito contribuiu para uma interpretação muito credível da Violetta.




O tenor brasileiro Atalla Ayan foi um Alfredo muito bom. Tem uma voz potente e de timbre muito agradável, sempre afinada e bem audível sobre a orquestra. Foi excelente na representação da personagem, muito ágil em palco e com sempre com grande expressividade cénica.



Também o barítono romeno George Petean teve uma interpretação superior como Georgio Germon. Tem uma voz poderosa, com um timbre bonito e o cantor usa-a com grande classe, fazendo-se sempre ouvir em todos os registos. Representou bem mas foi o menos impressionante.



Dos cantores secundários destacaria o jovem baixo britânico David Shipley do Jette Parker Young Artists Programme da ROH no papel de Dr Grenvil. Voz magnífica, belíssima e com um registo grave como não é vulgar ouvir-se. Um cantor a seguir.



Também cumpriram Sarah Pring como Annina, Jeremy White como Marquês D’Obigny, Samuel Sakker como Gastone, Angela Simkin como Flora e Gyula Nagy como Barão Douphol, os dois últimos também do Jette Parter Programme.



Teria sido uma excelente récita, não estivesse eu sentado ao lado de uma mulher holandesa que trauteava as áreas mais conhecidas (e são muitas) e à frente de um jovem casal peruano que não parou de falar durante o espectáculo, apesar de serem avisados para se calarem. Na ROH nunca me tinha acontecido!






****


LA TRAVIATA, Royal Opera House, London, July 2017

The "old" staging by Richard Eyre of La Traviata at the Royal Opera House should not be too far from what Verdi will have imagined for this opera. It is classic, very faithful to the libretto, splendorous and of great visual impact. The first act and the second scene of the second are magnificently staged in luxurious settings, including the dresses, in absolute contrast to the 3rd act, where only the beds of Annina and Violet. Violetta´s bed stained with blood resulting from hemoptysis of the terminal phase of tuberculosis, the bedside table with a pitcher and basin, all surrounded by high-rise windows with shutters that only let in a few rays of light.

The musical direction was of great category and was in charge of the maestro Maurizio Benini. Choir and orchestra were at the best level.

Young American soprano Corinne Winters was a Violetta of great category. She started with two small mistakes, but quickly overtook them having had a growing interpretation. She was perfect from the 2nd act until the end. Very expressive, full voice and great versatility, well adapted to the character. The figure could not be better, beautiful, tall and lean, which greatly contributed to a very credible interpretation of Violetta.

Brazilian tenor Atalla Ayan was a very good Alfredo. He has a very pleasant and powerful voice, always tuned and well audible over the orchestra. He was excellent in the representation of the character, very agile on stage and always with great scenic expressiveness.

Also Romanian baritone George Petean had a superior interpretation as Georgio Germon. He has a powerful voice, with a beautiful tone and the singer uses it with great class, always making homself heard in all the registers. On stage he was also well well but was the least impressive of the main soloists.

Among the secondary singers I would highlight young British bass David Shipley of Jette Parker Young Artists Program of ROH who played Dr. Grenvil. Magnificent voice, beautiful and with a low record as it is not common to hear. A singer to follow.

The other singers were all ok, Sarah Pring as Annina, Jeremy White as Marquis D'Obigny, Samuel Sakker as Gastone, Angela Simkin as Flora and Gyula Nagy as Baron Douphol, the latter two also of the Jette Parter Program.

It would have been an excellent performance if I had not been sitting next to a Dutch woman who was trawling the best known areas (and there are many) and in front of a young Peruvian couple who did not stop talking during the performance, despite being warned to shut up. At the ROH it had never happened to me!


****

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Nuremberga e Os Mestres Cantores / Nürnberg and Die Meistersinger



O wagner_fanatic visitou Nuremberga e fez este breve apontamento:
O que resta, depois da 2ª Guerra mundial, da igreja de Santa Catarina, onde classicamente se inicia o 1º acto dos Mestres Cantores e onde os Mestres se reuniam.



E lá está também Hans Sachs e o local onde supostamente era a casa dos poetas / sapateiros e onde terá vivido até à morte. Tem interesse a placa porque a casa já deve ser a 4ª ou 5ª versão…









Nürnberg and Die Meistersinger

After the Second World War, what remains of the Saint Catherine’s church, where classically begins the 1st act of the Meistersinger von Nürnberg and where the mastersingers met.


And there is also Hans Sachs and the place where supposedly was the home of the poets / cobblers and where he lived to death. The board is interesting because the house should already be the 4th or 5th version ...