(review in english below)
A presente
temporada da METropolitan Opera de
Nova Iorque abriu com uma nova produção de Richard
Eyre da opera As Bodas de Fígaro
de Mozart.
A acção passa-se
em Sevilha e foi trazida para os anos 1930. A distinção entre os nobres e os
criados só é evidente no guarda roupa e esgota-se por aí. O palco é
rotativo (imagem de marca de Eyre) e vêem-se várias partes do palácio,
incluindo o salão, o quarto da condessa, o quarto do Fígaro e os jardins. As
paredes têm uma decoração mourisca e são muito altas, minimizando por vezes o
que se passa no palco.
Logo na abertura
é dado o mote, aparecendo uma mulher nua da cintura para cima a vestir-se
apressadamente e, depois, o conde em robe vermelho e com ar satisfeito,
enquanto a condessa dorme sozinha, profundamente, no seu quarto. Mas não deixa
de ser uma encenação convencional.
Dirigiu o grande
maestro James Levine, com graves
limitações físicas mas em excelente forma. Ouvir esta obra prima de Mozart
tocada pela magnífica Orquestra do Met, sob a batuta de Levine, é já um
privilégio raro.
O baixo russo Ildar Abdrazakov foi um Figaro óptimo.
A voz é firme, penetrante, sempre bem colocada e muito bonita. O cantor tem uma
boa figura, o que ajuda muito o desempenho em palco. A aria Non più andrai foi inesquecível.
Peter Mattei, barítono sueco, fez um Conde de Almaviva próximo
da perfeição. Tem uma voz muito expressiva, cheia, bem audível, e com um
registo agudo marcante quando o usa. É mais um cantor de excelente figura, o
que torna mais credível a personagem.
A Susana foi
interpretada pelo soprano alemão Marlis
Petersen. E que interpretação! Voz magnífica em afinação e projecção, sem
gritar, e presença cénica sem descurar o menor pormenor.
Amanda Majeski, soprano norte americano, fez uma condessa triste
e introspectiva nas mais belas árias da personagem, Porgi, Amor e Dove sono,
que cantou com delicadeza invulgar, mas também esteve muito bem na cena cómica
do 2º acto em que ela, Susanna e Cherubino são apanhadas no quarto pelo conde.
Cherubino foi
interpretado pelo soprano Isabel Leonard. Também esteve muito bem tanto no
nível vocal como em cena. Ofereceu-nos uma interpretação alegre e jovial, sem
exageros excessivos. Na aria Voi, che
sapete esteve em particular destaque.
Nos cantores
secundários o gigante John Del Carlo
foi um Doctor Bartolo muito bom,
a Marcellina de Susanne Mentzer tendeu para a estridência,
o Don Basilio de Greg Fedderly, a Barbarina de Ying Fang e o Antonio de Philip Cokorinos não destoaram.
*****
LE NOZZE DI
FIGARO, METropolitan Opera, / October 2014
This season
of the Metropolitan Opera in New
York opened with a new production by Richard
Eyre of Mozart 's opera The Marriage of Figaro.
The action
takes place in Seville and was brought to the 1930s. The distinction between
nobles and servants is evident only in the dresses they wear. The stage rotates
(brand image of Eyre) and we can see several parts of the palace, including the
ballroom, the bedroom of the Countess, Figaro's room and the gardens. The walls
have a Moorish decor and are very high, sometimes minimizing what is happening
on stage.
In the
opening the motto is given, with the appearance of a naked woman from the waist
up, to dress hurriedly and then the Count in a red robe and with a satisfied
look, while the Countess sleeps alone, deep in her room. But it is still a
conventional staging.
The
performance was directed by the great conductor James Levine, with serious physical limitations, but always
excellent. To listen to this Mozart ‘s masterpiece played by the magnificent
Met Orchestra, under the directon of Levine, is a rare privilege.
Russian
bass Ildar Abdrazakov was a great
Figaro. The voice is firm, penetrating, always well tuned and very beautiful.
The singer is good looking, which helps his performance on stage. The aria Non più andrai was unforgettable.
Peter Mattei, Swedish baritone, was a Count Almaviva near
the perfection. He has a full, well audible voice, with a striking high
register, and very expressive. He's another good looking singer, which makes
the character more believable.
Susana was
interpreted by German soprano Marlis Petersen.
And what a performance! She has a magnificent voice in pitch and projection,
without shouting, and her stage presence was perfect, without neglecting the
smallest detail.
Amanda Majeski, North American soprano, was a sad and
introspective Countess. In the most beautiful arias of her role, Porgi, Amor and Dove sono, she sang with unusual delicacy, but also did very well
in the comic scene of the 2nd act when she, Susanna and Cherubino are caught in
the room by the Count.
Cherubino
was interpreted by soprano Isabel
Leonard. She was also very well in both vocal and stage performances. She offered
us a light-hearted interpretation, without undue exaggeration. The aria Voi che sapete was excellent.
Among
secondary singers, giant John Del Carlo
was a very good Doctor Bartolo, Susanne
Mentzer’s Marcellina tended to stridency, and Greg Fedderly’s Don Basilio, Ying
Fang’s Barbarina, and Philip Cokorinos’s Antonio were very good.
*****