quinta-feira, 12 de março de 2020

FIDELIO, Royal Opera House, Março / March 2020



(review in English below) 

A nova produção da ópera Fidelio de Beethoven da Royal Opera tem encenação de Tobias Kratzer. A acção foi colocada no período mais negro da revolução francesa e logo durante a abertura há decapitações em massa. No primeiro acto os cenários são convencionais, a acção passa-se no pátio da prisão. A casa do guarda prisional Rocco aparece vinda de uma estrutura lateral, primeiro a sala, depois o quarto, para onde ele encaminha a filha Marcelline e o Fidelio para terem relações. A entrada do Don Pizarro é num belo cavalo. Os presos, quando lhes é permitida a vinda ao pátio, estão descalços e bem caracterizados, de acordo com a situação. Até ao intervalo, não sendo brilhante nem inovadora, a encenação é convencional e vê-se bem.


Ao abrir a cortina para o 2º acto estão os elementos do coro todos vestidos de negro, em trajos actuais, sentados em cadeiras em semi-círculo, à volta de uma rocha onde está o Florestan preso por uma perna. Em fundo, uma grande parede branca com uma porta a meio. E tudo se vai passar neste cenário, entrando as personagens principais vestidas com os trajos da época da revolução francesa, interagindo com as pessoas do coro em trajos contemporâneos. Vêem-se projecções de pessoas actuais com reacções faciais ao que vai acontecendo. Perto do final o Don Pizarro é ferido por um disparo da Marzellina e é levado para fora do palco. O Don Fernando, que traz as boas novas no final, anunciando o fim da tirania, vem vestido como nos dias de hoje. Enfim, uma encenação bizarra, com um segundo acto sem jeito. Se a ideia é hoje estarmos vigilantes e combatermos as tiranias, não funciona.


Dirigiu superiormente a orquestra o maestro titular Antonio Pappano


Coro fabuloso, um dos pontos altos da noite.


Quanto aos cantores, bastante assimetria, mas resume-se em poucas palavras: Lise Davidsen e os outros. Ela avassaladora em qualidade e potência vocal. Emissão sempre ao mais alto nível, timbre muito agradável, sempre sobre a orquestra (e todos os outros, coro incluído).Tem 33 anos e é muito alta (era a pessoa mais alta em cena. O Kaufmann, para a abraçar, estava em bicos de pés e ela muito encolhida, parecia que estava a abraçar uma criança!).



O Simon Neal (Don Pizarro)



e o Eglis Silins (Don Fernando) excelentes. Vozes poderosas, bonitas, sempre bem audíveis.



O Georg Zeppenfeld (Rocco) também de entre os melhores.



O Kaufmann (Florestan) razoável. O papel é relativamente pequeno e não o cantou com pujança. Muito longe das excelentes interpretações do passado. Deixou-se afogar frequentemente, quer pela orquestra, quer pelos outros cantores, e não teve uma interpretação emotiva.



Fracos foram o Robin Tritschler (Jaquino) de voz pequena mas agradável 



e, sobretudo, a Amanda Forsythe (Marzelline) que tem um timbre desagradável e, frequentemente, mal se ouviu.



Mas a récita valeu pela Davidsen. Que excelentes interpretações wagnerianas aí vêm!!








****


FIDELIO, Royal Opera House, March 2020

The new production of Beethoven's opera Fidelio by the Royal Opera is produced by Tobias Kratzer. The action was placed in the darkest period of the French revolution and during the overture there are mass beheadings. In the first act the scenarios are conventional, the action takes place in the prison yard. The house of the prison guard Rocco appears from a lateral structure, first the room, then the bedroom, where he directs his daughter Marcelline and Fidelio to have sex. Don Pizarro's entrance is on a beautiful horse. The prisoners, when allowed to come to the courtyard, are barefoot and well characterized, according to the situation. Until the interval, the production, neither brilliant nor innovative, is conventional and pleasant.

When opening the curtain for the 2nd act are the elements of the choir, all dressed in black, in modern attire, sitting in chairs in a semi-circle, around a rock where Florestan is trapped by one leg. In the background, a large white wall with a door in the middle. And everything will happen in this scenario, the main characters enter dressed in the costumes of the time of the revolution, interacting with the people of the choir. Projections of current people are seen with facial reactions to what is happening. Towards the end Don Pizarro is wounded by a Marzellina shot and is taken off the stage. Don Fernando, who brings the good news at the end, announcing the end of tyranny, comes dressed as in the present days. A bizarre staging, with an awkward second act. If the idea is that today one must be vigilant and fight tyrannies, it doesn't work.

Maestro of the house Antonio Pappano conducted the orchestra superiorly. Fabulous Chorus, one of the highlights of the night.

As for the singers, a lot of asymmetry, but it comes down to a few words: Lise Davidsen and the others. She was overwhelming in quality and vocal power. She sang always at the highest level, very pleasant timbre, always over the orchestra (and over everyone else, chorus included). She is 33 years old and very tall (she was the tallest person on the scene. Kaufmann, to hug her, was in toes and she was very shrunk, it looked like she was hugging a child!).

Simon Neal (Don Pizarro) and Eglis Silins (Don Fernando) were excellent. Powerful, beautiful voices, always clearly audible. Georg Zeppenfeld (Rocco) was also among the best.

Kaufmann (Florestan) was just acceptable. The role is relatively small and he didn't sing it with strength. Too far from the excellent performances of the past. And he was often drowned, either by the orchestra or by the other singers.

Weak were Robin Tritschler (Jaquino) with a small but pleasant voice and, above all, Amanda Forsythe (Marzelline), who has an unpleasant tone and was often barely heard.

But the performance was worth for Davidsen. What excellent Wagnerian interpretations are coming!!

****

sábado, 7 de março de 2020

EVGENI ONEGIN de Tchaikovsky — Fundação Calouste Gulbenkian, 6.03.2020

(Review in English below)

Foto ©FCG

A ópera Evgeni Onegin foi composta pelo expoente máximo do romantismo russo na música — Piotr Ilitch Tckaikovsky. O romance em verso homónimo de Pushkin — marco da literatura russa —  foi a base para o libreto escrito pelo próprio compositor e por Konstantin Shilovsky. Já escrevi neste blogue que sou um grande admirador desta ópera pelo arrebatamento que tudo me causa.

A FCG apresentou-nos uma ópera com uma encenação de Kristiina Helin. A dificuldade em fazê-lo no edifício é evidente, mas o resultado é interessante, recorrendo a algumas soluções engenhosas.

O primeiro ato começa com Tatiana, Olga, Larina e Filipnieva sentadas na boca do palco em bancos e com os pés apoiados em livros. As personagens ficam de costas ou de frente de acordo com a secções das cenas. Por trás, num pano semitranslúcido, projetam-se naturezas mortas, não impedindo de ver a orquestra espalhada pelo palco e o coro nas suas laterais. Já a cena da carta passa-se num palanque ao fundo do palco, o que dificulta a tarefa aos cantores e não transmite intimidade do quarto ou o bucólico do jardim, uma vez que é aí que se dá o sermão.
Foto ©FCG

O 2.º ato começa com os cantores na boca do palco novamente, com umas danças simples e monótonas que se alastraram ao confronto amorfo entre Onegin e Lensky. A personagem Triquet é apresentada com o figurino de Joker, em modo fanfarão e dinâmico, empunhando um taco de golfe, o que me pareceu discutível, assim como toda a utilização deste figurino como testemunha de Onegin e na cena final. A cena do duelo volta ao palanque no fundo do palco onde se abre uma cortina que expõe o Jardim da Gulbenkian onde se produz fumo, transmitindo a frieza do local. O 3.º ato começa com a casa de Gremin. Este está com Onegin no palanque, enquanto Tatiana entra pela porta lateral do anfiteatro e se projetam luzes em bolas de discoteca, o que cria um efeito de luz interessante na sala. A cena final é trazida de novo à boca do palco, o que se agradece, porque permitiu aproximar o público do drama. No final, Joker cobre a face de Onegin com uma máscara branca. Creio que a ideia era dizer que Onegin é tão psicopata como Joker, coisa de que discordo totalmente e é uma associação infeliz.

Orquestra Gulkenkian esteve globalmente muito bem dirigida pelo maestro Lorenzo Viotti. Este tem feito a orquestra crescer em diversos reportórios (fala-se que estará para breve o anúncio de que partirá para outras paragens, o que será uma péssima notícia) e conseguiu transmitir as emoções e coloridos da partitura, respeitando os cantores (com algumas excepções como, por exemplo, no final). Mas continuo a achar que falta calor para Tchaikovksy no naipe da cordas, o que é um problema antigo.

Coro Gulbenkian, ainda que não seja um coro com sonoridade operática, teve um excelente desempenho em todas as intervenções e mostrou toda a sua qualidade e versatilidade.

A Tatiana da soprano Marjukka Tepponen foi excelente. A voz, bonita e poderosa, sempre bem projetada e audível (mesmo do fundo do palco) e com uma sustentação impecável das notas em toda a tessitura, transmitiu as emoções de uma Tatiana jovem, atormentada pela paixão e pelo dever. E foi secundada por uma interpretação cénica muito convincente e capaz.

Foto ©FCG

Tepponem formou com Andrè Schuen, o barítono que fez Onegin, um duo de grande qualidade. Schuen surpreendeu-me pela beleza do timbre, volume, projeção e legato. Foi quente, indeciso e atormentado, e raramente fanfarão. Gostei particularmente do sermão no primeiro ato.

O Gremin de Dmitry Ulyanov também esteve muito bem. Tem um poderio vocal como poucos: graves profundos e agudos estratosféricos. E fez um Gremin poderoso, com uma grande energia vital. Um estrondo.

O Lensky de Alexey Neklyudov foi o mais aplaudido da récita, mas, apesar de ter sido elegante e lírico, não atingiu a qualidade elevada do par Tepponen/Schuen. Tem uma voz mais pequena, com maior dificuldade na projeção, ainda que bonita, e foi mais amorfo cenicamente.

Nos papéis secundários, Marco Alves dos Santos foi um Triquet mascarado de Joker muito dinâmico, dinâmica que manteve como Guillot, ainda que ambas as personagens sejam apresentadas sem distinção, o que serviu o propósito muito discutível da encenadora. O desempenho vocal contrastou com o cénico, uma vez que se apresentou com um vibrato exagerado. Cátia Moreso teve um bom desempenho, sobretudo no primeiro ato, tendo sido bem acompanhada pela Larina de Carolina Figueiredo. A Filipievna de Stefania Toczyska esteve muito bem cenicamente, embora irregular na qualidade da emissão vocal. O Capitão de André Henriques, bem como o Zaretski de André Baleiro, estiveram bem nos seus curtos papéis.


Foi uma récita de boa qualidade que valeu pelo desempenho do quarteto Viotti, Tepponen, Schuen e Ulyanov. Esperemos que a FCG continue a apresentar estas óperas semi-encenadas nas próximas temporadas.

----------------
(Review in English)

The opera Evgeni Onegin was composed by the greatest exponent of Russian romanticism in music - Piotr Ilitch Tckaikovsky. Pushkin's eponymous verse novel - a landmark of Russian literature - was the basis for the libretto written by the composer himself and by Konstantin Shilovsky. I have already written in this blog that I am a great admirer of this opera for the rapture that everything causes me.

FCG presented us an opera with a staging by Kristiina Helin. The difficulty in doing so in the building is evident, but the result is interesting, using some ingenious solutions.

The first act begins with Tatiana, Olga, Larina and Filipnieva sitting on benches with their feet resting on books at the front of the stage. The characters are on their backs or front according to the sections of the scenes. From behind, on a semi-translucent cloth, still lifes are projected, not preventing you from seeing the orchestra spread across the stage and the choir on its sides. The scene of the letter, on the other hand, takes place on a platform at the back of the stage, which makes it difficult for singers and does not convey the intimacy of the room or the bucolic of the garden, since that is where the sermon is given. The 2nd act begins with the singers again at the front of the stage, with simple and monotonous dances, monotony that spreads to an amorphous confrontation between Onegin and Lensky. The character Triquet is presented with Joker’s costume, in a swashbuckling and dynamic way, wielding a golf club, which seemed debatable, as well as all the use of this costume for Guilot, the witness to Onegin, as well in a unknow character in the final scene. The scene of the duel occurs at the back of the stage again where the curtain opens to expose the Gulbenkian Garden where smoke is produced, conveying the coldness of the duel’s place. Act 3 begins at Gremin's home. Gremin is with Onegin at the back, while Tatiana enters through the side door of the amphitheater and lights are projected on disco balls, which creates an interesting light effect in the hall. The final scene is brought back to the front, which was grateful because it allowed the audience to be closer to the drama. In the end, Joker covers Onegin's face with a white mask. I think the idea was to say that Onegin is as psychopathic as Joker, which I totally disagree with and is an unfortunate association.

The Gulkenkian Orchestra was globally very well conducted by conductor Lorenzo Viotti. He has made the orchestra grow in several repertoires (it is said that the announcement that he will leave at the season end, which will be very bad news) and managed to transmit the emotions and colors of the score, respecting the singers (with some exceptions as, for example, at the end). I still think that this orchestra strings lacks warm and drama for Tchaikovsky, but this is an old issue.

The Gulbenkian Choir, although not a choir with an operatic sound, had an excellent performance in all interventions and showed all its quality and versatility.

Soprano Tatiana Marjukka Tepponen was excellent. The voice, beautiful and powerful, always well projected and audible (even from the back of the stage) and with an impeccable support of the notes throughout tessitura, conveyed the emotions of a young Tatiana, tormented by passion and duty. And it was supported by a very convincing and capable performance as an actress.

Tepponem formed with Andrè Schuen, the baritone who made Onegin, a duo of great quality. Schuen surprised me by the beauty of the timbre, volume, projection and legato. He was warm, indecisive and tormented, and rarely a boaster. I particularly liked the sermon in the first act.

Dmitry Ulyanov's Gremin was also very good. He has vocal power like few others: deep bass and stratospheric treble. And he made a powerful Gremin, with great vital energy. Thunderous.

Alexey Neklyudov's Lensky was the most applauded of the performance, but, despite being elegant and lyrical, he did not achieve the high quality of the pair Tepponen/ Schuen. He has a smaller voice, with greater difficulty in the projection, although beautiful, and was more amorphous in scenery.

In the secondary roles, Marco Alves dos Santos was a very dynamic Joker-masked Triquet, a dynamic he maintained as Guillot, although both characters are presented without distinction, which served the director's very debatable purpose. The vocal performance contrasted with the scenic, since he had an exaggerated vibrato. Cátia Moreso had a good performance, especially in the first act, having been well accompanied by Carolina Figueiredo’s Larina. Stefania Toczyska's Filipievna was very well done, albeit irregular in the quality of the vocal emission. André Henriques' Captain, as well as André Baleiro's Zaretski, did well in their short roles.

It was a good quality opera performance where the quartet Viotti, Tepponen, Schuen and Ulyanov excelled. We hope that FCG will continue to present these semi-staged operas in the coming seasons.

quarta-feira, 4 de março de 2020

NABUCCO, Teatro Regio, Turim, Fevereiro / February 2020



(review in English below)

Texto de wagner_fanatic

Nabucco de Verdi esteve em cena no Teatro Regio de Turim numa encenação de Andrea Cigni. Uma encenação calorosa, sem invenções desnecessárias, e apoiando excelentemente a música e intérpretes.




Dirigiu a Orquestra e Coro do Teatro Regio Torino o maestro Donato Renzetti. A direção foi impecável, orquestra sem falhas e produzindo som verdiano invejável, com coros sublimes.


Nesta récita os solistas foram Leo Nucci (Nabucco), Csilla Boross (Abigaille),  
Stefan Pop (Ismaele), Riccardo Zanellato (Zaccaria) e Enkelejda Shkosa (Fenena).


Penúltima récita de sempre de Leo Nucci, num papel que também, a par com o de Rigoletto, soube fazer seu. Estreia para mim no fabuloso Teatro Regio de Turim, com uma acústica fenomenal e uma disposição em anfiteatro com todas as vantagens conhecidas em relação a disposições de outros teatros italianos. 



E a primeira e última vez que o vejoiço ao vivo neste papel.



Não me canso de dizer que Nucci é uma Lenda viva, Ouro de outros tempos, tempos em que a ópera cresceu para todo o Mundo, onde os cantores atingiam o Olimpo vindos, na maioria, de origens humildes e, alguns, humildes seguiram sabendo que o que davam, em palco e fora dele, era muito mais que notas, mais que sons, mais que palavras. Eram Emoções, era Vida.



Nucci esteve hoje ao nível que me habituou nestes últimos 2 anos. Parece custar um pouco mais levantar-se quando se ajoelha mas a voz está lá, cada vez ainda mais expressiva, nuanciada ao mais perfeito nível, com agudos impressionantes e uma presença de palco que, transportando nos ombros a sua história passada, a sua carreira operática de mais 50 anos, não é nela que os olhos e ouvidos rejubilam, mas sim no momento presente, no que se está a ver e ouvir em palco.



O seu dueto com Abigaile foi excelente, o seu “Dio di Giuda!” divinal e o final de cena de “Porta fatal...” imperioso.

Eu respeito a sua decisão de abandonar os palcos mas... mais um ano, Leo... mais um ano cantando uma ou duas récitas isoladas em 2 ou 3 produções, que podiam até ser das que encena (como será no Baile de Máscaras em Génova em Março), atrasariam um adeus que Nucci também, no fundo, não quer, que eu e todos os que o admiram não querem, que Verdi não quer, que o Tempo não quer e que Deus, aparentemente, também não quer.


Stefan Pop cresce a olhos vistos e está num nível bastante bom como tenor verdiano.



Riccardo Zanellato bastante melhor que em Parma na Luisa Miller mas, mesmo assim, timbre por vezes menos bonito.



Vozes femininas em grande forma completaram espetáculo.




Viva Nucci, Viva Verdi!






NABUCCO, Teatro Regio, Turin, February 2020

Text by wagner_fanatic 

Nabucco by Verdi was on stage at Teatro Regio in Turin in a production by Andrea Cigni. A warm staging, without unnecessary inventions, and excellently supporting music and performers.

Maestro Donato Renzetti conducted the Regio Torino Theater Orchestra and Choir. The direction was impeccable, the orchestra was flawless and producing an enviable Verdean sound, with sublime choirs.

The soloists included Leo Nucci (Nabucco), Csilla Boross (Abigaille),
Stefan Pop (Ismaele), Riccardo Zanellato (Zaccaria) and Enkelejda Shkosa (Fenena).

Leo Nucci's penultimate performance, in a role that also, along with Rigoletto's, he knew how to make his own. My premiere at the fabulous Teatro Regio in Turin, with phenomenal acoustics and an amphitheater layout with all the known advantages over other Italian theaters. It is the first and last time that I see Nucci live in this role.

I can't get enough of saying that Nucci is a living Legend, Gold from other times, times when the opera grew to the whole world, where the singers reached Olympus coming, mostly, from humble origins and, some humble ones continued knowing that what they gave, on stage and off, was much more than notes, more than sounds, more than words. They were Emotions, it was Life.

Today, Nucci was at the level he used to be for the past 2 years. He seemed to cost a little more to get up when kneeling but the voice was there, ever more expressive, nuanced at the most perfect level, with impressive top notes and a stage presence that, carrying on its shoulders his past history, his career operatic for more than 50 years, it is not in it that eyes and ears rejoice, but in the present moment, in what is being seen and heard on stage.

His duet with Abigaile was excellent, his “Dio di Giuda!” divine and the final scene of "Porta fatal ..." imperious.

I respect his decision to leave the stage but ... another year, Leo ... another year singing one or two isolated recitals in 2 or 3 productions, which could even be the stage (as it will be at the Masked Ball in Genoa in March), would delay a farewell that Nucci also, basically, does not want, that I and all who admire him do not want, that Verdi does not want, that Time does not want and that God apparently does not want either.

Stefan Pop clearly grows and is at a very good level as a Verdian tenor.

Riccardo Zanellato is much better than in Parma at Luisa Miller, but even so, the tone is sometimes less beautiful.

Great female voices completed the performance.

Viva Nucci, Viva Verdi!