(text in English below)
Uma breve nota
sobre mais um espectáculo de qualidade superior na Fundação Gulbenkian – o concerto de Joyce DiDonato e Il pomo
d’oro designado Em Guerra e Paz, Harmonia Através da Música.
Os leitores
habituais deste espaço sabem que tenho grande admiração por Joyce DiDonato, que
considero umas das melhores cantoras da actualidade e, por isso, estava com
expectativas elevadas para este espectáculo. E não saí defraudado.
Ao entrar na
sala, estava já a cantora sentada no palco, meio escurecido, bem como o
bailarino Manuel Palazzo. A primeira parte, iniciada pelo bailarino e entrada
da orquestra em cena, foi dedicada à “Guerra”, onde se ouviram trechos de Händel, Leo, Cavalieri, Purcell e Gesulado. A Orquestra foi excelente. A Joyce DiDonato tem uma voz
enorme, muito bonita e de qualidade superior em todos os registos e tem também
uma forte presença em palco, o que muito credibiliza a interpretação. Saliento
a emotiva Prendi quel ferro, o bárbaro!
de Leo, o comovente lamento de Dido de Dido
and Eneias e a famosa Lascia ch’io
pianga da ópera Rinaldo.
A segunda parte,
dedicada à paz, foi mais leve mas igualmente de grande qualidade. Incluiu música de Pärt para além de
Händel e Purcell. Refiro a interpretação superior da violinista Anna Fusek que brilhou também com o
flautim.
Um espectáculo de
qualidade superior.
Gostaria de
terminar esta nota referindo um aspecto positivo e raro na Gulbenkian – a quase
inexistência das tosses patológicas, e um negativo – o toque de telemóveis, que
aconteceu mesmo na minha frente quando a DiDonato cantava o lamento de Dido, o
que quebrou totalmente a concentração e solenidade do momento.
Joyce
DiDonato - Calouste Gulbenkian Foundation, May 2018
A short
note about one more concert of superior quality at the Gulbenkian Foundation - the concert by Joyce DiDonato and Il pomo
d'oro entitled In War and Peace, Harmony Through Music.
The usual
readers of this space know that I have great admiration for Joyce DiDonato, who
I consider to be one of the best singers of the present time and, therefore, I
had high expectations for this concert. And I was not disappointed.
On entering
the room, the singer was already sitting on the stage, half dark, as well as
the dancer Manuel Palazzo. The first part started by the dancer and the
orchestra entrance on the scene, was dedicated to "War", where music
of Händel, Leo, Cavalieri, Purcell and Gesulado were heard. The Orchestra was excellent. Joyce DiDonato
has a big voice, very beautiful and of superior quality in all registers and
also has a strong presence on stage, which turns very credible her
interpretation. I stress the emotive Prendi quel ferro, o bárbaro! of Leo, the touching lament of
Dido of Dido and Aeneas, and the
famous Lascia ch'io pianga of the
opera Rinaldo.
The second
part, dedicated to peace, was lighter but equally of great quality. I highlight
the superior performance of violinist Anna
Fusek who was also brilliant with
the flautino.
A concert
of superior quality.
I would
like to end this note by referring to a positive and rare aspect at the
Gulbenkian - the almost nonexistence of the pathological coughs, and a negative
one - the ringign of mobile phones, which happened right in front of me when
DiDonato was singing Dido's lament, which totally broke the concentration and
solemnity of the moment.
*****
Também lá estive, e concordo com tudo o que diz. A Joyce esteve no seu melhor, e foi comovente. Só não gostei da produção cénica, em particular do bailarino e da maquilhagem.
ResponderEliminarDaqui a uns dias talvez faça a minha reportagem...
Mário, também concordo. O bailarino era totalmente dispensável, mas compreendo que não deveria fazer muito mais, para não roubar o protagonismo à Joyce (como se isso fosse possível!).
EliminarFico contente por ter gostado, assim terá dado por válida a viagem do Porto a Lisboa. Eu também já fui ao Porto algumas vezes apenas para assistir a espectáculos na Casa da Música mas, infelizmente, nos últimos tempos, tal não tem acontecido (falta de disponibilidade e, sobretudo, falta de programação estimulante).
Boa noite , tenho como mandar msg a algum de vós que contribui para o blog ? Preciso de ajuda de alguém que entenda de ópera mas não encontro nenhum fórum . Obrigada e peço desculpa ter escrito numa resposta
Eliminarfanaticoum@gmail.com ou camo.opera@gmail.com
EliminarFoi de facto um espectáculo singular. Magnífico.
ResponderEliminarConcordo, globalmente, foi um dos melhores concertos da temporada.
EliminarTambém lá estive, felizmente! Concordo. Foi um espectáculo inesquecível. A única nota menos boa: a encenação um pouco escura tirou um pouco de brilho ao espectáculo. Foi, contudo, uma das melhores noites da temporada Gulbenkian. O público desta vez portou-se bem. Com excepção do referido telemóvel que eu também ouvi.
ResponderEliminarPois... aquele telemóvel arruinou um dos momentos mais sublimes da noite!
EliminarNão foi meu, juuuuuuro!:D
Eliminar:-)!
EliminarAlguém pode dizer-me qual foi a última peça que a Joyce cantou, já fora do programa e depois de ter falado?
ResponderEliminarMorgen de Richard Strauss
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