Assisti à
transmissão em directo da opera O Navio
Fantasma / Der Fliegende Holländer de R
Wagner, a partir da Royal Opera
House de Londres no Cinema das Amoreiras, Lisboa.
A encenação de Tim Albert coloca a acção em meados do
século passado, num local indefinido. A atmosfera é sempre escura e hostil ao
longo de toda a opera. As mulheres trabalham em máquinas de costura numa
fábrica de têxteis. O navio do holandês só aparece em sobra mas uma miniatura é
colocada no palco por Senta logo no início e estará sempre presente. Admito
que, ao vivo, seja uma encenação interessante.
(Fotografias de Clive Brada, Royal Opera House / Photos by Clive Brada, Royal Opera House)
O maestro foi Andris Nelsons e nos solistas estiveram
Bryn Terfel como Holandês, Adrianne Pieczonka como Senta, Michael König como Erik, Peter Rose como Daland, Ed Lyon como timoneiro e Catherine Wyn-Rogers como Mary.
Há neste blogue
diversos textos pormenorizados sobre esta ópera de Wagner. Este não será mais
um porque foi uma experiência para esquecer!!
A sala do cinema
Amoreiras não tem condições para este tipo de transmissões. O som foi uma catástrofe!
No início mal se ouvia, depois de um dos poucos espectadores presentes se ter
queixado, melhorou ligeiramente, mas o volume e qualidade foram sempre muito
maus. Não se criou a mínima atmosfera para desfrutar convenientemente desta
obra magnífica de Wagner. As interpretações de
Terfel e Pieczonka pareceram ter sido muito boas, pelo menos cenicamente
foram-no, mas nada mais posso dizer.
É uma experiência a não repetir e deixo o aviso. Ao contrário das transmissões do MetLive na Gulbenkian aqui, nos cinemas das Amoreiras, tudo é mau, nomeadamente a qualidade da imagem e, sobretudo, do som. Por isto, também o preço (12 €) é excessivo!
Mais vale
ver em casa na televisão...
Der Fliegende Holländer - Royal Opera House, February 2014 -
Live Stream in cinema
I watch the live broadcast of the opera Der Fliegende Holländer by R
Wagner, from the Royal Opera House,
London at Cinema Amoreiras, Lisbon.
Tim Albert
staging places the action in the last century, in an undefined location. The
atmosphere is always dark and hostile throughout the performance. The women
work in sewing machines in a textile factory. The Dutchman’s ship only appears
as a shadow but a thumbnail is placed on stage by Senta early on and will
always be present. I admit, that live it may be an interesting staging.
The conductor was Andris
Nelsons and soloists were Bryn
Terfel as Dutchman, Adrianne
Pieczonka as Senta, Michael König
as Erik, Peter Rose as Daland, Ed Lyon as Steuermann and Catherine Wyn-Rogers as Mary.
In this blog there are several detailed texts on this
Wagner’s opera. That is not the case here because it was an experience to
forget !!
The room of the Amoreiras cinema has no conditions for this
type of broadcast. The sound was a disaster! Earlier barely audible, after one
of the few spectators has complained, it improved slightly, but the volume and
the quality have always been very bad. It was never created a minimal
atmosphere to conveniently enjoy this magnificent work of Wagner.
The performances of Terfel and Pieczonka seemed to have been
very good, at least scenically they were, but nothing more I can say.
It is an experience not to repeat and I leave here the
warning. Unlike MetLive broadcasts in Gulbenkian foundation, in Cinema
Amoreiras, everything is bad, namely the quality of the image and especially
the sound. Therefore, also the price (12 €) is excessive!
It is better to watch at home on television ...