quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIE WALKÜRE / A VALQUÍRIA, Liceu, Barcelona, Maio de 2014 – Elenco 1

(review in english below)

Assisti em Barcelona a duas récitas da ópera Die Walküre de R. Wagner, com elencos distintos. Neste primeiro texto relato as minhas impressões sobre uma delas.

A encenação de R Carsen, desinteressante e austera, traz a acção para a segunda guerra mundial. Tudo se passa em diferentes cenários do campo de batalha, com excepção do início do 2º acto, num imponente salão de inspiração nazi. A ópera é desprovida de qualquer misticismo, quase todas as personagens são figuras militares (apenas Fricka e Brünhilde são civis).
As incoerências cénicas são muitas. A espada Nothung está num tronco totalmente a despropósito no contexto (um acampamento militar), dado todos usarem metrelhadoras e outras armas de fogo. O início do 3º acto é muito mau. As valquírias, vestidas de senhoras e ensaiando brincadeiras de criança, beijam os heróis estropiados e mortos e estes a levantam-se, tipo zombies, e sobem umas escadas ao fundo do palco. Mas o pior é o fogo sagrado, dividido entre uma pequena vela pífia colocada a meio do palco (que numa das récitas se apagou de imediato) e uma pequeníssima linha de chamas ao fundo, de intensidade tipo “campingás” (que nem se via das primeiras filas da plateia, segundo me disse um amigo).

A Orquestra Sinfónica do Liceu esteve aquém do desejável, muito por culpa do maestro Josep Pons. As notas falhadas e fora de tempo foram uma constante (e não apenas nos metais), o ritmo foi quase sempre empastelado, sem variações rítmicas significativas e, sobretudo, sem transmitir emoção.


 Klaus Florian Vogt foi um Siegmund de grande qualidade vocal e cénica. O tenor alemão tem uma voz belíssima e muito clara, à partida menos adequada para uma personagem viril como é Siegmund. Mas, graças às suas qualidades técnicas e cénicas, foi muito credível, a ligação com a Sieglinde foi excelente (apesar da encenação desfavorável) e brindou-nos com uma interpretação de qualidade superior. Foi muito convincente quando chamou por Wälse e o no Winterstürme foi tocante.


 A Sieglinde de Anja Kampe esteve ao mesmo nível. A soprano (lírica) alemã foi sensacional na interpretação. Voz poderosa, harmoniosa, cheia de nuances enriquecedoras que proporcionaram uma interpretação de elevada qualidade, também muito apoiada nas excelentes capacidades cénicas.


 O Hunding de Eric Halfvarson completou um primeiro acto excelente. Uma personagem de voz cavernosa, potente e assustadora, como se exige neste papel.




 O mezzo japonês Mihoko Fujimura fez uma Fricka com classe mas não perfeita. Revelou alguma instabilidade vocal, sobretudo no início, mas cantou o papel de forma convincente e com boa projecção vocal.


 Albert Dohmen impôs-se como Wotan e mostrou que a idade não significa menor qualidade interpretativa. O cantor alemão pode estar em fim de carreira mas tem um timbre muito bonito, canta sempre sobre a orquestra e só no registo mais agudo quebra ligeiramente. Foi excelente e transmitiu toda a força interpretativa de uma personagem vencida e, no final, rendida à filha Brünhilde.


 Irene Theorin foi soberba como Brünhilde. Vocalmente fabulosa, a soprano sueca fez uma interpretação de referência. Segura e alegre no início, gélida no anuncio da morte a Siegmund, e frágil, assustada e resignada no final, no diálogo com o pai. A voz é magnífica, apiana com uma qualidade invulgar nos sopranos dramáticos e esteve sempre ao mais alto nível.


 Nas Valquírias as interpretações foram muito distintas no que à qualidade respeita, mas saliento a voz magnífica de Daniela Köhler (Helmwige) que cantou os Hojotoho com uma qualidade superior à que já tenho ouvido a algumas Brünhildes.


 Uma récita em grande, ao contrário da que ouvi ao outro elenco, sobre a qual escreverei algo posteriormente.









*****



Die Walküre, Liceu, Barcelona, May 2014 - Cast 1

I saw in Barcelona two performances of the opera Die Walküre by R. Wagner , with different casts .
In this first article reporting my impressions of them .

The staging by R Carsen, uninteresting and austere, brings the action to the second world war. Everything happens in different scenarios of the battlefield, with the exception of the beginning of the 2nd act, an imposing hall with nazi inspiration. The opera is devoid of any mysticism, almost all the characters are military figures (only Fricka and Brunhilde are civilians).
The staging inconsistencies are frequent. The sword Nothung is on a trunk not adequate to the context (a military camp) because everyone uses machine guns and other firearms  The start of the 3rd act is very bad. The Valkyries, dressed as ladiesm rehearse children's games, kissing the dead heroes and these arise, like zombies, and go up some stairs to the back of the stage. But the worst is the sacred fire, split between a small and ridiculous candle placed in the middle of the stage (in one of the performances it went out immediately) and a tiny line of flames in the background,(which is not even seen from first rows of the audience, a friend told me) .

The Symphony Orchestra of the Liceu was below desired level, much because of the conductor Josep Pons. Wrong notes and timings were constant (not only in the metals), the rhythm was often jammed, without significant variations, and especially without transmitting emotion.

Klaus Florian Vogt was a Siegmund of great vocal and scenic quality. The German tenor has a beautiful and very light voice, less suitable for a strong character like Siegmund . But thanks to his technical and scenic qualities, he was very credible, the connection with Sieglinde was excellent (despite the unfavorable staging) and presented us with a performance of superior quality. He was very convincing when calling Wälse and in Winterstürme he was touching.

Anja Kampe 's Sieglinde was at the same top level. The German soprano was sensational in the performance. She has a powerful, harmonious, full of enriching nuances voice that provided an interpretation of top quality, very well supported by her excellent acting capabilities.

The Eric Halfvarson’s Hunding completed an excellent first ac . A performer of cavernous, powerful and scary voice, as required in this role.

Japanese mezzo Mihoko Fujimura was
​​a Fricka with class but not perfect. She revealed some vocal instability, especially at the beginning, but she sang the role convincingly and with good vocal projection .

Albert Dohmen was imposing as Wotan and showed that age does not mean lower performance quality. The German singer may be close to the end of his career but nevertheless he has a very beautiful timbre, always sings about the orchestra and only in the very top notes he breaks slightly. He was excellent and conveyed all interpretive power of an unsuccessful Wotan and, in the end, rendered to his daughter Brünhilde .

Irene Theorin was superb as Brunhilde. Vocally fabulous, the Swedish soprano was a reference in the role. She was confident and happy at the beginning, icy when announcing the death to Siegmund, and fragile, scared and resigned at the end, in the dialogue with her father. The voice is magnificent, she reaches piano notes with an unusual quality in the dramatic sopranos, and has always been at the highest level.

In the Valkyries interpretations were very different in regards to quality, but the magnificent voice of Daniela Köhler ( Helmwige ) who sang the Hojotoho better than some Brünhildes I have heard before deserves a special reference

An excellent performance, unlike that of the other cast, on which I will write something in a few days.

*****

3 comentários:

  1. E é assim, o que sobra de bom na ópera é a música e o canto, quase mais vale fechar os olhos ou ficar em casa a ouvir em CD.

    Só não consigo perceber como os músicos e os cantores se sentem bem nestes cenários.

    Quanto à orquestra do Liceo, infelizmente sei como é fraca...
    Resta o prazer de ouvir cantar como Vogt. Abençoado seja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Mário, as encenações actuais frequentemente atingem níveis absurdos.

      Eliminar
  2. Hello my name is Ashot and I’m the owner of the blog
    http://fonotipiarecords.blogspot.com
    I have a request – Can we exchange links our sites by addiding in the links’ section.
    All the best
    Ashot

    ResponderEliminar