domingo, 3 de julho de 2011

IL TROVATORE, METropolitan OPERA, New York, Abril de 2011


(review in English below)

Já escrevi sobre Il Trovatore aqui. Desta vez faço apenas uma breve apreciação pessoal de uma récita a que assisti ao vivo no Met, que já foi pormenorizadamente comentada pelo wagner_fanatic neste blogue.


 Assiti a uma encenação (de David MaVicar) clássica, bem conseguida e interessante. Marco Armilliato dirigiu adequadamente a excelente orquestra do Met. O coro esteve também em grande forma.


 Manrico foi interpretado pelo tenor argentino Marcelo Alvarez. Teve uma prestação de elevado nível vocal, tanto quando esteve em cena como quando cantou fora do palco. Tem uma figura algo “desajeitada”, mas foi credível cenicamente.


 Leonora foi interpretada pelo soprano norte americano Sondra Radvanovsky. O poder vocal é avassalador mas, quando canta forte, perde qualidade harmónica e beleza tímbrica. Cenicamente esteve muito bem. Apesar do que referi, proporcionou-nos uma interpretação de grande qualidade.


 O Conde di Luna foi o barítono russo Dmitri Hvorostovsky. É um intérprete que muito aprecio, sobretudo pela invulgar beleza e potência da sua voz e, não desiludiu. Foi fantástico e, cenicamente, também muito bom.


Finalmente, de entre os papeis principais, Azucena foi interpretada pelo meio-soprano americano Dolora Zajick. Este papel de mezzo é, talvez, o que mais aprecio de todos os de Verdi. A cantora esteve à altura e proporcionou-nos uma interpretação de grande qualidade, sobretudo notável no registo mais grave. Uma interpretação a recordar.


 Como nota final, direi que foi uma récita equilibrada, em que todos os principais intervenientes estiveram bem, contribuindo de forma notável para um grande espectáculo.







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Il Trovatore, Metropolitan Opera, New York, April 2011

I have written about Il Trovatore have here. This time I make only a brief personal comment of a performance I attended live at the Met, which has been commented in detail by wagner_fanatic in this blog.

The production, by David Mavicar was classic, interesting and with good effect.  Marco Armilliato properly directed the excellent Orchestra of the Met. The choir was also great.

Manrico was interpreted by the Argentine tenor Marcelo Alvarez. He had a high level of vocal performance, both when he was singing on stage as off stage. He has a figure something "awkward" but, nevertheless,  artistically he  was credible.

Leonora was interpreted by the North American soprano Sondra Radvanovsky. Her vocal power is overwhelming, but when she sings forte, she looses quality and beauty of her voice. Artistically she was very good. Despite what I said, she has offered us a great interpretation.

The Count di Luna was the Russian baritone Dmitri Hvorostovsky. He is an artist who I greatly appreciate, especially by the unusual beauty and power of his voice. And he did not disappoint me. He was fantastic, and artistically, he was also very good.

Finally, among the leading roles, Azucena was interpreted by American mezzo-soprano Dolora Zajick. This mezzo role is perhaps the one I most appreciate among all of Verdi’s ones. The singer was well able to perform it and provided us with an interpretation of high quality, especially noticeable in the lower register. An interpretation to be  remembered.

As a final note, I will say that this was a balanced performance, in which all the major players did well, contributing to a great show.

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4 comentários:

  1. Caro Fanático,
    hoje pela manhã eu conversava com a Loyde e de repente o rádio anunciou um espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, recém reformado, belíssimo. Ela ainda não conhece o teatro... Prometi levá-la para assistir ao número anunciado e naturalmente associei tudo isso aos seus preciosos textos críticos. É um prazer retornar ao seu blog para lhe deixar os meus mais sinceros parabéns!

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  2. Fotos excelentes!!!

    Máquina nova é outra coisa :)

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  3. @ António Machado,
    Muito obrigado pelas suas simpáticas e exageradas palavras. Bem haja!

    @ eagner_fanatic,
    É verdade, máquina nova é outra coisa. Mais um ensinamento que aprendi consigo...

    @ JJ
    Yes, it is a great opera. And it is staged periodically at the Met. Try to see it because it is one of the good Verdi operas.

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