(text in English below)
Todas
as óperas ficam amputadas quando são apresentadas em versão concerto mas, em
alguns casos, a falta de encenação é dramática, como o é na Madama Butterfly. A Fundação Gulbenkian ofereceu-nos a
oportunidade de desfrutarmos da magnífica música de G. Puccini. Apesar de em versão concerto, foi um espectáculo de
grande qualidade, embora nem tudo tenha sido excelente.
A
direcção de Lawrence Foster (antigo
maestro titular da Orquestra Gulbenkian)
foi irregular, com períodos de monotonia e sem a vivacidade emotiva de que a
ópera está imbuída. O primeiro acto foi desinteressante, melhorou nos
restantes. A Orquestra esteve muito bem e o Coro ao mais alto nível, como
habitualmente. A opção de colocar os cantores solistas ao fundo do palco,
encostados ao coro, foi fatal para a sua boa audição, sendo frequentemente
abafados pela orquestra, sobretudo os com vozes mais discretas.
O
papel principal (Cio Cio San) foi cantado por uma norte-americana que nunca tinha ouvido, soprano Melody Moore. Ofereceu-nos uma interpretação fabulosa! Voz bonita, potente, agudos fáceis e,
sobretudo, grande emotividade interpretativa. Sempre sobre a orquestra
transbordou qualidade e segurança. Fantástica!
Outros
solistas, num segundo patamar, foram também muito bons: O tenor Stefano Secco (B.F. Pinkerton) teve uma
interpretação muito digna, o barítono Lester
Lynch (Sharpless) esteve sempre seguro, projectando bem a sua voz quente e com
timbre algo metálico mas não desagradável, a mezzo Elisabeth Kulman foi uma óptima Suzuki de voz grave, poderosa e
afinada e, num papel muito pequeno, o baixo-barítono Kevin Short (Bonzo) deixou uma excelente impressão. O tenor Alexander Kaimbacher (Goro) e a
soprano Liesbeth Devos (Kate Pinkelton)
cumpriram sem deslumbrar. Apenas um cantor esteve num nível inferior ao
desejável – o tenor Amitai Pati que
cantou o Príncipe Yamadori mas mal se ouviu.
Apesar
de ter sido em versão concerto e de Lawrence Foster não ter colocado a
orquestra no nível interpretativo que a ópera exige, foi um espectáculo muito
bom.
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MADAMA BUTTERFLY - Calouste Gulbenkian Foundation,
Lisbon, June 2019
All operas become amputated when they are presented in
concert version, but in some cases, the lack of staging is dramatic, as is the
case of Madama Butterfly. Gulbenkian Foundation offered us the
opportunity to enjoy this magnificent music by G. Puccini. Although in concert version, it was a performance of
great quality, although not everything was excellent.
The direction of Lawrence
Foster (former conductor of the Gulbenkian Orchestra) was irregular, with
periods of monotony and without the emotional vivacity that the opera is
imbued. The first act was uninteresting, improved afterwords. The Orchestra was
very good and the Choir was at the highest level, as usual. The choice of
putting soloist singers to the back of the stage, leaning against the choir,
was fatal to their good hearing, often being muffled by the orchestra,
especially those with more subdued voices.
The lead role (Cio Cio San) was sung by American
soprano Melody Moore who I had never
heard. She offered us a fabulous interpretation! Beautiful voice, powerful,
easy top notes and, above all, great interpretive emotion. Always over the
orchestra has overflowed quality and safety. Fantastic!
Other soloists, on a second level, were also very
good: Tenor Stefano Secco (BF
Pinkerton) had a very dignified interpretation, baritone Lester Lynch (Sharpless) was always solid, projecting his warm
voice and with some metallic but not unpleasant timbre, mezzo Elisabeth Kulman was a great Suzuki
with a deep, powerful mezzo voice and, in a very small role, bass-baritone Kevin Short (Bonzo) made an excellent
impression. Tenor Alexander Kaimbacher
(Goro) and soprano Liesbeth Devos
(Kate Pinkelton) fulfilled without dazzle. Only one singer was on a lower level
than the desirable - tenor Amitai Pati
who sang Prince Yamadori but barely heard.
Although it was in concert version and Lawrence Foster
did not put the orchestra at the interpretive level that the opera requires, it
was a very good performance.
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