O Teatro de São Carlos ofereceu-nos um
Concerto de Páscoa baseado na ópera Parsifal
de R. Wagner, incluindo o prelúdio,
coros da Cena do Graal (I Acto) e o III Acto.
Louvo a
iniciativa pois é sempre um privilégio ter oportunidade de ouvir uma ópera de
Wagner em Portugal, ainda que apenas uma parte e em versão concerto. O maestro Graeme Jenkins dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
Foi um concerto
agradável, a orquestra e o coro cumpriram sem deslumbrar. Nos solistas o tenor
americano Erin Caves (Parsifal)
passou por grandes dificuldades e, em certas ocasiões, quase quebrou
completamente. O experiente baixo-barítono austríaco Michael Kraus (Amfortas) foi correcto sem impressionar. A soprano
portuguesa Sónia Alcobaça (Kundry) emitiu
alguns gemidos e cantou apenas duas palavras Dienen… dienen!.
O grande
intérprete da noite foi baixo croata Ante Jerkunica (Gurnemanz) que nos brindou
com a sua bela voz grave, forte e bem timbrada, numa interpretação ao nível do
melhor que se ouve nas grandes catedrais da ópera.
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Parsifal,
Easter Concert, Teatro Nacional de São Carlos, Lisbon, April 2019
Teatro Nacional de São Carlos offered us an Easter Concert based
on the opera Parsifal by R. Wagner, including the prelude, Grail
Scene choirs (I Act) and the III Act.
I commend
the initiative because it is always a privilege to have the opportunity to
listen to a Wagner opera in Portugal, although only a part and in concert
version. Maestro Graeme Jenkins
directed the Portuguese Symphony
Orchestra and the Choir of the
National Theater of São Carlos.
It was a
pleasant concert, the orchestra and the choir complied without dazzling. In the
soloists, American tenor Erin Caves
(Parsifal) went through great difficulties and, on certain occasions, almost
broke completely. The experienced Austrian bass-baritone Michael Kraus (Amfortas) was correct without impressing. Portuguese
soprano Sónia Alcobaça (Kundry) expressed
a few moans and sang only two words Dienen
... dienen!.
The great
interpreter of the evening was Croatian bass Ante Jerkunica (Gurnemanz) who offered us his beautiful bass and
strong voice, in an interpretation at the level of the best that can be heard
in the great cathedrals of the opera.
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