sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bayerische Staatsoper, Munique - Temporada 2010-2011

A Bayerische Staatsoper em Munique tem sempre temporadas ricas, diversificadas e recheadas de espectáculos interessantes e, a próxima, não é excepção. É também um dos teatros de ópera onde, num fim de semana mais ou menos alargado, se consegue ocasionalmente assistir a três óperas distintas.
Deixo aqui um resumo da próxima temporada salientando as que, na minha opinião, poderão vir a ser récitas muito interessantes,

A temporada 2010-2011 conta com 34 óperas, para além de recitais e de representações de espectáculos para crianças. Inicia-se em 19 de Setembro de 2010 e termina no final de Julho de 2011 sendo o último mês dedicado ao Festival de Ópera de Munique (Opernfestspiele) , no qual se podem ver grande parte das óperas apresentadas durante a temporada.

- Die Zauberflöte - A Flauta Mágica (Mozart) em Setembro (19, 23, 25, 29) e Dezembro (2, 4, 7, 11 e 14) de 2010.

- Così fan tutte (Mozart) em Setembro (20, 24, 27 e 30) de 2010.

- Le Nozze di Figaro - As Bodas de Fígaro (Mozart) em Setembro (26 e 28) e Outubro (1 e 3) de 2010. Os elencos são de qualidade nas três óperas de Mozart, embora integrem alguns intérpretes que não conheço.

- Il Barbiere di Siviglia (Rossini) em Outubro (2, 5, 9, 14) de 2010 e em Março (5, 8 e 11) de 2011.

- Medea in Corinto (Mayr) em Outubro (7, 10, 15 e 19) de 2010, com o grande soprano Iano Tamar como Medea, mas com Ramón Vargas como Giasone (confesso que este tenor nunca me convenceu).

- La Traviata (Verdi) em Outubro (17, 21, 24 e 27) de 2010. É sempre “um clássico” que, nestas récitas, conta com a notável interpretação de Anja Harteros como Violetta.

- Rusalka (Dvorák) em Outubro (23, 26, 28 e 31), Novembro (4) de 2010, Maio (22, 25 e 29), Junho (1 e 4) e Julho (15 e 18) de 2011. Uma nova produção deste conto de fadas checo com Klaus Florian Vogt como Príncipe, Nina Stemme como Rusalka, contando ainda com Nadia Krasteva entre outros. A não perder!
(Martin Kusej, encenador. Nina Stemme, Rusalka. Tomás Hanus, Maestro)

- Jenufa (Janácek) em Outubro (29) e Novembro (3, 6 e 8) de 2010, outro espectáculo que deverá ser de grande qualidade pois conta com Ângela Denoke e Stefan Margita nos papeis principais.

- Aida (Verdi) em Novembro (7, 12, 15, 19 e 23) de 2010 e Junho (7, 11, 14 e 17) de 2011. Um grande espectáculo de confrontos de relações humanas entre egípcios e /ou etíopes onde têm papeis marcantes os egípcios Radamés (tenor) e Amneris (mezzo) e a escrava etíope Aida (soprano). Com Micaela Carosi como Aida, Luciana D’Intino como Amneris e Carlo Ventre como Radamés, o que indicia mais um bom espectáculo (pelo menos no que respeita a interpretações vocais). Nas récitas de Junho o elenco é mais conceituado – para além de Luciana D’Intino e de Carlo Ventre, actuarão Norma Fantini como Aida, o baixo Kwangchul Youn e o barítono Michael Volle.

- Die Entführung aus dem Serail - O Rapto do Serralho (Mozart) em Novembro (16) de 2010, Maio (4 e 7) e Julho (11) de 2011.

- Don Giovanni (Mozart) em Novembro (14, 17, 20, 24 e 27) de 2010 e Julho (14 e 17) de 2011.

- Hänsel und Gretel (Humperdinck) em Dezembro (5, 18 e 23) de 2010.

- La Bohème (Puccini) em Dezembro (12, 15, 19, 22 e 27) de 2010 e Maio (13, 16, 20 e 24) de 2011 com Anja Harteros como Mimi e Stefano Secco como Rodolfo em Dezembro. Em Maio há um Rodolfo mais sonante – Joseph Calleja.

- Fidelio (Beethoven) em Dezembro (21, 26 e 29) de 2010, Janeiro (1, 5 e 8) e Julho (4 e 8) de 2011, uma nova produção também a não perder! Dirigida pelo Maestro Daniele Gatti, os esforços de Leonore (vestida de homem – Fidelio) para libertar o marido preso, Florestan, contarão com interpretações de dois cantores de excepção – o soprano Anja Kampe e o tenor Jonas Kaufmann. O coro final da ópera, um hino à liberdade e à justiça, é um dos mais empolgantes alguma vez escritos.
(Daniele Gatti, Maestro, Anja Kampe, Leonore, Jonas Kaufmann, Florestan)

- L’Elisir d’Amore (Donizetti) em Dezembro (28 e 30) de 2010, Janeiro (3), Maio (11, 14 e 17) e Julho (28 e 30) de 2011. É outra ópera que se adivinha memorável pois contará com as interpretações de Nino Machaidze como Adina, Joseph Calleja como Nemorino e Alessandro Corbelli como Dulcamara. Uma peça cómica que mostra como um elixir miraculoso vendido pelo também miraculoso Doutor Dulcamara consegue transformar Nemorino e as suas capacidades amorosas. Em Maio as récitas são com Anna Netrebko como Adina e Mathew Polenzani como Nemorino.

- Die Fledermaus (Johan Strauss), a ópera escolhida para o último dia do ano, 31 de Dezembro de 2010.

- Luisa Miller (Verdi) em Janeiro (2, 6, 9 e 12) de Janeiro de 2011 com Krassimira Stoyanova e Zeljko Lucic.

- Die Tragödie des Teufels - Tragédia do Diabo-(Peter Eötvös) em Janeiro (7, 13, 15 e 19) de 2011

- Lohengrin (Wagner) em Janeiro (16, 20, 23 e 30), Fevereiro (3) e Julho (2 e 6) de 2011. Numa encenação pouco atraente para o meu gosto, em Julho o elenco é de luxo: Peter Seiffert (Lohengrin), Adrianne Pieczonka (Elsa) e Waltraud Meier (Ortrud).

- Ariadne auf Naxos (Strauss) em Janeiro (22, 25 e 28) e em Julho (13 e 16) de 2011.

- Carmen (Bizet) em Fevereiro (2, 5, 10, 13, 18 e 21) de 2011, com Kate Aldrich e Jonas Kaufmann entre outros, o que assegura um espectáculo de elevada qualidade. Uma ópera excelente para iniciados, passada em Espanha, com os encontros e desencontros de uma mulher de convicções fortes e personalidade vincada com dois homens apaixonados que acaba em tragédia.

- Nabucco (Verdi) em Fevereiro (6, 12, 16, 19 e 23) de 2011.

- L’Enfant et les Sortilèges (Ravel) / Der Zwerg (Zemlinsky) em Fevereiro (27), Março (3, 6, 9, 13 e 20) e Julho (22) de 2011.

- Madama Butterfly (Puccini) em Março (16, 19 e 26) de 2011.

- Lucrezia Borgia (Donizetti) em Março (18, 23 e 28), Abril (2) e Julho (21 e 25) de 2011. Um melodrama com adultério, assassínios e envenenamentos, musicalmente escrito para o soprano brilhar e arrasar do início ao fim. Com Edita Gruberova na protagonista, a interpretação será sempre memorável.

- I Capuleti e i Montecchi (Bellini) em Março (27 e 30), Abril (3, 6, 9 e 12) e Julho (24 e 29) de 2011. Uma nova produção desta belíssima ópera recheada de árias e duetos que consolam qualquer apreciador do belcanto. O Maestro Yves Abel dirigirá o duo amoroso e trágico que aqui será interpretado pelo mezzo Vesselina Kasarova (Romeu) e pelo soprano Eri Nakamura (Julieta).

- Dialogues des Carmélites (Poulenc) em Abril (1, 7, 11 e 16) de 2010. Um retrato da rota de colisão entre religião e revolução, com um final impressionante, marcado pelo som da guilhotina. Grandes cantoras poderão ser ouvidas nesta produção, incluindo Susan Gritton, Felicity Palmer e Soile Isokoski.

- Norma (Bellini) em Abril (10, 15 e 20) de 2010. Numa das mais belas óperas do compositor e novo deleite para os amantes do belcanto, o duelo vocal principal será entre Edita Gruberova (Norma) e Sonia Ganassi (Adalgisa). Mais um espectáculo que promete ser memorável.

- Parsifal (Wagner) em Abril (14, 17 e 24) de 2011. Uma produção sóbria, dirigida por Kent Nagano (o maestro titular) e com grandes intérpretes wagnerianos, incluindo Michael Volle como Amfortas, Kwangchul Youn como Gurnemanz e Angela Denoke como Kundry. Parsifal será cantdo por Nikolai Schukoff.

- Tosca (Puccini) em Maio (5, 8 e 11) de 2011, com Tatiana Serejan como Tosca, Marcello Giordanni como Cavaradossi e Juha Uusitalo como Scarpia. Mais um elenco de peso para uma das melhores óperas de Puccini.

- Der Rosenkavalier - O Cavaleiro da Rosa (Strauss) em Junho (2, 5, 8, 12 e 19) e Julho (19 e 23) de 2011, uma das mais conhecidas óperas de Strauss, com Anja Harteros e Kate Aldrich nas protagonistas.

- Saint François d’Assise (Messiiaen) em Julho (1, 5 e 10) de 2011, uma nova produção.

- Mitridate, Rè di Ponto (Mozart) em Julho (21, 24, 26 e 29) de 2011, outra nova produção.

- Tristan und Isolde (Wagner) em Julho (27 e 31) de 2011, outro espectáculo recheado de grandes cantores wagnerianos incluindo Ben Heppner (esperemos que em condições de cantar o Tristão, mas confesso que tenho dúvidas), Nina Stemme (esta sim, a melhor Isolda no activo), René Pappe, Michael Volle e Ekaterina Gubanova.
(As fotografias apresentadas são do site da Bayerisch Staatsoper)

Sgestões para fins de semana “operáticos” em Munique:

- Dias 24, 25 e 26 de Setembro de 2010 – Um fim de semana Mozartiano!: Così fan tutte, Die Zauberflöte e Le Nozze di Fígaro.

- Dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2010 – Ainda com muito e bom Mozart: Aida, Die Entführung aus dem Serail e Don Giovanni.

- Dias 31 de Dezembro de 2010 e 1, 2 e 3 de Janeiro de 2011: Die Fledermaus, Fidelio, Luisa Miller e L’Elisir d’amore.

- Dias 7, 8 e 9 de Janeiro de 2011: Die Tragödie des Teufels, Fidelio, Luisa Miller.

- Dias 18, 19 e 20 de Março de 2011: Lucrezia Borgia, Madama Butterfly e L’Enfant et les Sortilèges / Der Zwerg.

- Dias 1, 2 e 3 de Abril de 2011: Dialogues des Carmélites, Lucrezia Borgia e I Capuleti e i Montecchi.

- Dias 15, 16 e 17 de Abril de 2011: Norma, Dialogues des Carmélites e Parsifal.

- Em Julho de 2011, durante o Festival de Ópera, há varias combinações possíveis.

Veja os pormenores de toda a informação em:
http://www.bayerische.staatsoper.de/

…e, bons espectáculos!

2 comentários:

  1. Temporada de luxo, como sempre. Adoraria assistir à Norma da Gruberova. Penso que não sendo a Norma perfeita é, no mínimo, respeitável.

    ResponderEliminar
  2. Caro FanaticoUm,

    Destaco a minha eleição de imperdíveis para quem puder ir (eu não posso... :)):

    FIDELIO e CARMEN com Kaufmann

    ELISIR com Netrebko

    LOHENGRIN com Seiffert, Pieczonka e Meier

    TRISTAN UND ISOLDE por Stemme, Volle e Pape (Heppner concordo consigo)

    Tenho dúvidas se o Parsifal vai ser bom... Desconheço Schukoff e acho que talvez Kundry não seja um papel para Denoke... Mas o Amfortas de Volle deve ser soberbo (se for igual ao da gravação de Zurique) e Youn é sempre aposta ganha embora prefira outros como Gurnemanz.

    Cumprimentos musicais

    ResponderEliminar