(review in English below)
O Teatro de São Carlos apresentou a ópera
La Gazza Ladra de Rossini. Infelizmente foi em versão
concerto, pelo que apenas pudemos ouvir. Foi um bom espectáculo que se deveu,
sobretudo, à escolha dos intérpretes principais. Foram trazidos vários cantores
estrangeiros jovens, de bom nível, que contracenaram com cantores portugueses,
estes na maioria em papéis menos exigentes.
Rossini não é
para todos, instrumentistas ou cantores e, com esta tolerância em mente,
assistimos a um bom espectáculo. O maestro foi o jovem italiano Sesto Quatrini que esteve bem, com
resposta à altura quer da Orquestra
Sinfónica Portuguesa, quer do Coro
do Teatro de São Carlos.
A qualidade dos
cantores solistas foi bastante homogénea e acima do que habitualmente nos é
oferecido, mas alguns destacaram-se pela sua superior qualidade. A Ninetta foi
cantada pela soprano georgiana Sofia
Mchedlishvili. De entre as senhoras foi, de longe, a melhor. Tem uma voz de
timbre agudo mas agradável, afinada e sempre bem audível sobre a orquestra.
Safou-se na coloratura.
O Gianetto foi o
tenor italiano Michele Angelini, uma
voz adequada à interpretação rossiniana, boa projecção e bem timbrada. Foi
muito bom. O baixo italiano Mirco Palazzi
interpretou de forma surpreendente o Magistrado. Tem uma voz grave sempre bem
colocada, muito expressiva e foi, para mim, o melhor da noite.
Num patamar um
pouco mais abaixo estiveram o baixo italiano Ugo Guagliardo como Fernando, pai de Ninetta, e a mezzo também
italiana Paola Gardina, de voz
escura mas por vezes pouco audível, no papel masculino de Pippo.
Os solistas
portugueses foram a mezzo Cátia Moreso
que esteve bem como Lucia embora, por vezes, tenha roçado a estridência, o
excelente baixo André Henriques como
Ernesto e Pretor, o melhor dos nacionais apesar do papel pequeno, e o tenor Marco Alves dos Santos como Isacco e
Antonio, sempre bem como nos habituou. Mais discretos estiveram os barítonos Luís Rodrigues como Fabrizio e João Merino como Giorgio. Ana Serro teve uma pequena mas
simpática presença como a pega.
***
LA GAZZA
LADRA, Teatro Nacional de São Carlos, Lisbon, May 2019
The Teatro de São Carlos presented the
opera La Gazza Ladra by Rossini. Unfortunately it was in
concert version, so we could only hear it. It was a good show that was mainly
due to the choice of the main performers. A number of good young foreign
singers were brought along with Portuguese singers, mostly in less demanding
roles.
Rossini is
not for everyone, instrumentalists or singers and, with this tolerance in mind,
we witnessed a good performance. The maestro was young Italian Sesto Quatrini who was well, with a good
response from both the Portuguese
Symphony Orchestra and the São
Carlos Theater Choir.
The quality
of the soloist singers was quite homogeneous and above what is usually offered
to us, but some stood out for their superior quality. Ninetta was sung by
Georgian soprano Sofia Mchedlishvili.
Among the ladies she was by far the best. Shee has a high-pitched but pleasant
voice, tuned and always well audible over the orchestra. She got away in th
coloratura.
Gianetto
was the Italian tenor Michele Angelini,
a voice adequate to the rossinian interpretation, good projection and nice
timbre. He was very good. Italian bass Mirco
Palazzi interpreted superiorly the Magistrate. He has a bass voice always
well tuned, very expressive and was, for me, the best of the night.
On a little
lower quality level were Italian bass Ugo
Guagliardo as Fernando, father of Ninetta, and Italian mezzo Paola Gardina, dark voice but sometimes
not very audible, in the trousers role of Pippo.
The
Portuguese soloists were mezzo Cátia
Moreso who was as well as Lucia although at times she has touched the
stridency, the excellent bass André
Henriques as Ernesto and Pretor, the best of the nationals despite the
small role, and the tenor Marco Alves
dos Santos as Isacco and Antonio, always well as we are used to. More
discreet were the baritones Luís
Rodrigues as Fabrizio and João
Merino as Giorgio. Ana Serro had
a small but nice presence as the bird.
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