sábado, 2 de dezembro de 2017

THE EXTERMINATING ANGEL, METropolitan Opera, Nova Iorque /New York, Novembro / November 2017

(text in English below)

A nova opera de Thomas Adès, The Exterminating Angel, esteve pela primeira vez em cena na Metropolitan Opera de Nova Iorque numa produção de Tom Cairns.



A ópera é baseada num filme surrealista homónimo de Luis Buñuel (1962) em que um casal aristocrata convida um grupo de amigos para um jantar após assistirem a uma ópera e, por razões inexplicáveis, ficam psicologicamente aprisionados na sala, onde acontecem episódios insólitos em sucessão. À época o filme foi considerado uma crítica ao regime fascista de Franco em Espanha. A crítica actual, muito favorável, sugere que pode ser também uma metáfora à situação presente nos EUA.



Interpretações à parte, confesso que a ópera foi difícil para mim (para dizer o mínimo). Antes do início há 3 carneiros vivos no palco, que regressam mais tarde (já em figuras), um dos quais será morto e comido pelos participantes no jantar.



A direcção musical foi do próprio compositor, Thomas Adès e a música é globalmente difícil, embora com partes mais acessíveis.



Participam 15 solistas e, nesta produção, todos cantores de grande qualidade. Os anfitriões Edmundo de Nobile (tenor Joseph Kaiser) e a sua mulher Lucia de Nobile (soprano Amanda Echalaz) convidaram Leticia Maynar (Audrey Luna), soprano de registo muito agudo que é a cantora de ópera que os convidados ouviram e homenageiam. O barítono Rod Gilfry é Alberto Roc, o maestro, que vem com a mulher, a pianista Blanca (mezzo Christine Rice). Uma viúva jovem, Silvia de Ávila (soprano Sally Matthews) tem uma relação incestuosa com o irmão, Francisco de Ávila (contratenor Iestyn Davies). Um médico, Dr. Carlos Conde (baixo John Tomlinson) acompanha a doente terminal Leonora Palma (mezzo Alice Coote). Beatriz (soprano Sophie Bevan) e o noivo Eduardo (David Portillo) estão profundamente apaixonados um pelo outro e fazem um pacto de suicídio depois de passarem a primeira noite juntos dentro de um armário. Finalmente Raul Yebenes, um explorador (tenor Frédéric Antoun), o coronel Alvaro Gómez (barítono David Adam Moore) e o idoso Señor Russel (baixo Kevin Burdette) completam a lista de convidados, para além do criado Julio (baixo barítono Christian Van Horn).





Um espectáculo surreal que está visto.

**


THE EXTERMINATING ANGEL, METropolitan Opera, New York, November 2017

Thomas Adès's new opera, The Exterminating Angel, was on stage for the first time at the Metropolitan Opera in New York on a Tom Cairns production.

The opera is based on a homonymous surrealist film by Luis Buñuel (1962) in which an aristocratic couple invites a group of friends to a dinner after attending an opera and, for unexplained reasons, are psychologically imprisoned in the room, where unusual episodes take place in succession. At the time the film was considered a critic to the fascist regime of Franco in Spain. The current, very favorable critique suggests that it can also be a metaphor for the present situation in the USA.

Interpretations aside, I confess that the opera was difficult for me (to say the least). Before the start there are 3 live sheep on stage, which return later (already in statues), one of which will be killed and eaten by dinner participants.

The musical direction was of the composer himself, Thomas Adès and the music is globally difficult, although with more accessible parts.

There are 15 soloists and, in this production, all singers of top quality. Hosts Edmundo de Nobile (tenor Joseph Kaiser) and his wife Lucia de Nobile (soprano Amanda Echalaz) invited Leticia Maynar (Audrey Luna), a very top register soprano who is the opera singer whom the guests listened to and honor. The baritone Rod Gilfry is Alberto Roc, the conductor, who comes with his wife, the pianist Blanca (mezzo Christine Rice). A young widow, Silvia de Ávila (soprano Sally Matthews) has an incestuous relationship with her brother, Francisco de Ávila (countertenor Iestyn Davies). A doctor, Dr. Carlos Conde (bass John Tomlinson) accompanies the terminally ill patient Leonora Palma (mezzo Alice Coote). Beatriz (soprano Sophie Bevan) and her fiancé Eduardo (David Portillo) are deeply in love with each other and make a suicide pact after spending the first night together in a closet. Finally Raul Yebenes, an explorer (tenor Frédéric Antoun), Colonel Alvaro Gomez (baritone David Adam Moore) and the elderly Mr. Russel (bass Kevin Burdette) complete the list of guests, in addition to the servant Julio (bass baritone Christian Van Horn).

A surreal opera that is seen.


**

Sem comentários:

Enviar um comentário