(text in English below)
A nova opera de Thomas Adès, The Exterminating Angel, esteve pela primeira vez em cena na Metropolitan Opera de Nova Iorque numa
produção de Tom Cairns.
A ópera é baseada
num filme surrealista homónimo de Luis Buñuel (1962) em que um casal aristocrata
convida um grupo de amigos para um jantar após assistirem a uma ópera e, por
razões inexplicáveis, ficam psicologicamente aprisionados na sala, onde
acontecem episódios insólitos em sucessão. À época o filme foi considerado uma
crítica ao regime fascista de Franco em Espanha. A crítica actual, muito
favorável, sugere que pode ser também uma metáfora à situação presente nos EUA.
Interpretações à
parte, confesso que a ópera foi difícil para mim (para dizer o mínimo). Antes
do início há 3 carneiros vivos no palco, que regressam mais tarde (já em
figuras), um dos quais será morto e comido pelos participantes no jantar.
A direcção
musical foi do próprio compositor, Thomas
Adès e a música é globalmente difícil, embora com partes mais acessíveis.
Participam 15
solistas e, nesta produção, todos cantores de grande qualidade. Os anfitriões
Edmundo de Nobile (tenor Joseph Kaiser)
e a sua mulher Lucia de Nobile (soprano Amanda
Echalaz) convidaram Leticia Maynar (Audrey Luna), soprano de registo muito
agudo que é a cantora de ópera que os convidados ouviram e homenageiam. O
barítono Rod Gilfry é Alberto Roc, o
maestro, que vem com a mulher, a pianista Blanca (mezzo Christine Rice). Uma viúva jovem, Silvia de Ávila (soprano Sally Matthews) tem uma relação
incestuosa com o irmão, Francisco de Ávila (contratenor Iestyn Davies). Um médico, Dr. Carlos Conde (baixo John Tomlinson) acompanha a doente
terminal Leonora Palma (mezzo Alice
Coote). Beatriz (soprano Sophie
Bevan) e o noivo Eduardo (David
Portillo) estão profundamente apaixonados um pelo outro e fazem um pacto de
suicídio depois de passarem a primeira noite juntos dentro de um armário.
Finalmente Raul Yebenes, um explorador (tenor Frédéric Antoun), o coronel Alvaro Gómez (barítono David Adam Moore) e o idoso Señor
Russel (baixo Kevin Burdette)
completam a lista de convidados, para além do criado Julio (baixo barítono Christian Van Horn).
Um espectáculo
surreal que está visto.
**
THE
EXTERMINATING ANGEL, METropolitan Opera, New York, November 2017
Thomas Adès's new opera, The Exterminating Angel, was on stage for the first time at the Metropolitan Opera in New York on a Tom Cairns production.
The opera
is based on a homonymous surrealist film by Luis Buñuel (1962) in which an
aristocratic couple invites a group of friends to a dinner after attending an
opera and, for unexplained reasons, are psychologically imprisoned in the room,
where unusual episodes take place in succession. At the time the film was
considered a critic to the fascist regime of Franco in Spain. The current, very
favorable critique suggests that it can also be a metaphor for the present
situation in the USA.
Interpretations
aside, I confess that the opera was difficult for me (to say the least). Before
the start there are 3 live sheep on stage, which return later (already in
statues), one of which will be killed and eaten by dinner participants.
The musical
direction was of the composer himself, Thomas
Adès and the music is globally difficult, although with more accessible
parts.
There are
15 soloists and, in this production, all singers of top quality. Hosts Edmundo
de Nobile (tenor Joseph Kaiser) and
his wife Lucia de Nobile (soprano Amanda
Echalaz) invited Leticia Maynar (Audrey
Luna), a very top register soprano who is the opera singer whom the guests
listened to and honor. The baritone Rod
Gilfry is Alberto Roc, the conductor, who comes with his wife, the pianist Blanca
(mezzo Christine Rice). A young
widow, Silvia de Ávila (soprano Sally
Matthews) has an incestuous relationship with her brother, Francisco de
Ávila (countertenor Iestyn Davies).
A doctor, Dr. Carlos Conde (bass John
Tomlinson) accompanies the terminally ill patient Leonora Palma (mezzo Alice Coote). Beatriz (soprano Sophie Bevan) and her fiancé Eduardo (David Portillo) are deeply in love with
each other and make a suicide pact after spending the first night together in a
closet. Finally Raul Yebenes, an explorer (tenor Frédéric Antoun), Colonel Alvaro Gomez (baritone David Adam Moore) and the elderly Mr.
Russel (bass Kevin Burdette)
complete the list of guests, in addition to the servant Julio (bass baritone Christian Van Horn).
A surreal
opera that is seen.
**
Sem comentários:
Enviar um comentário