Não assisti à apresentação da opera de Wagner “Der Fliegende Holländer / O Navio Fantasma” em Bayreuth. Apenas tive possibilidade de ver no youtube:
https://m.youtube.com/watch?v=Z8dtRIFVmDw
A direcção musical foi, pela primeira vez, de uma maestrina – Oksana Lyniv.
Mais uma vez Bayreuth apresenta uma encenação totalmente fora do convencional. Dmitri Tcherniakov concebeu uma encenação em que quase não há referências ao mar. Na abertura a mãe do Holandês, amante do pai de Senta, é rejeitada pela sociedade a acaba por enforcar-se.
Toda a acção da ópera decorre em esplanadas ou numa mesa de jantar em casa da Senta. O único aspecto bem conseguido é um ambiente de grande tensão sempre presente ao longo da ópera. No final, é a mãe da Senta mata o holandês.
Não gostei da encenação.
(Fotografia / Photo Enrico Nawarth)Já em relação aos cantores, a qualidade foi impressionante.
O Holländer foi interpretado de forma superior por John Lundgren, sendo de assinalar a postura sinistra ao longo da récita.
Georg Zeppenfeld foi um Daland correcto.
Eric Cutler foi excelente como Erik, tanto no desempenho cénico como vocal.
A Mary de Marina Prudenskaya cumpriu e o Steuermann de Attilio Glaser também.
Deixei para o fim a Senta, interpretada por Asmik Grigorian. Um colosso!! Apesar de não ter ouvido ao vivo, penso que terá sido a melhor interpretação da Senta nos últimos tempos. Voz poderosíssima, sempre afinada, cheia de nuances. E a interpretação cénica foi fantástica! Brava!!
(Fotografia / Photo Enrico Nawarth)****
DER FLIEGENDE HOLLÄNDER / THE GHOST SHIP, Bayreuth, August 2021
I did not attend the performance of Wagner's opera “Der Fliegende Holländer” in Bayreuth. I was only able to see on youtube:
https://m.youtube.com/watch?v=Z8dtRIFVmDw
For the first time, the musical direction was by a female conductor – Oksana Lyniv.
Once again Bayreuth presents a totally unconventional staging. Dmitri Tcherniakov conceived a scenario in which there are almost no references to the sea. At the opening, the mother of the Dutchman is the lover of Senta's father, she is rejected by society and ends up hanging herself.
All the action of the opera takes place on terraces or at a dinner table at Senta's house. The only successful aspect is an atmosphere of great tension that is always present throughout the opera. In the end, it's Senta's mother who kills the Dutchman. Once again, I didn't like the staging.
As for the singers, the quality was impressive.
The Holländer was interpreted in a superior way by John Lundgren, with a sinister posture throughout the recital
Georg Zeppenfeld was a correct Daland.
Eric Cutler was excellent as Erik, both in scenic performance and vocals.
Marina Prudenskaya's Mary did and Attilio Glaser's Steuermann did too.
I left Senta for last, interpreted by Asmik Grigorian. A colossus!! Despite not having heard her live, I think she was the best Senta interpretation in recent times. Very powerful voice, always in tune, full of nuances. And the scenic interpretation was fantastic! Bravo!! The audience in the theater also recognized her, giving her the highest ovation among all the participants.
****
Sem comentários:
Enviar um comentário