(text in English below)
Il Re Pastore, opera composta por W.A. Mozart com 19 anos, foi interpretada em versão concerto,
apesar de semi-encenada, no Palau de la
Música Catalana em Março de 2016. Fruto dos tempos actuais, programa e
legendas disponíveis apenas em catalão.
A interpretação
musical esteve a cargo do reputado agrupamento Les Arts Florissants, sob a direcção de William Christie. Foram excelentes.
Também os
solistas estiveram globalmente ao mais alto nível.
A soprano Martina Janková, foi Aminta, um pastor
herdeiro do trono de Sidon. Foi excepcional. Boa presença cénica, voz
belíssima, sempre bem colocada sobre a orquestra e numa afinação perfeita.
Irrepreensível
foi a soprano Regula Mühelmann como
Elisa, uma pastora enamorada de Aminta. Voz clara, bonita, jovem, com agudos fáceis e
de grande qualidade, para além de uma coloratura exímia.
Angela Brower, mezzo, foi Tamiri, princesa de Sidon,
responsável por mais uma interpretação de topo. Voz potente, de grande
extensão, sem nunca perder qualidade em todos os registos.
O tenor Emiliano Gonzalez Toro cantou o Agenore,
nobre de Sidon. Detentor de uma voz de timbre bonito, esteve sempre bem e foi
particularmente notável no 2º acto.
Deixei para o fim
Rolando Villazón, o tenor que teve o
mundo operático a seus pés há poucos anos. Contudo, as escolhas de reportórios
errados e a excessiva frequência dos espectáculos foram-lhe fatais. Interpretou
Allessandro, rei da Macedónia. Se cenicamente foi muito bom, vocalmente esteve
muito aquém dos outros solistas. Teve uma interpretação muito irregular, com
várias notas falhadas e frequente perda do controlo vocal. É uma pena mas,
mesmo a cantar Mozart, onde tem tido algumas interpretações recentes de
qualidade, tal não aconteceu nesta noite.
Tivemos como
encore o quinteto final da ópera.
****
IL RE PASTORE, Palau de la Música Catalana, Barcelona,
March 2016
Il Re Pastore,
opera composed by W. A. Mozart when
he was 19 years old, has been interpreted in concert version, although
semi-staged at the Palau de la Música
Catalana in March 2016. As a result of the current situation, program and
subtitles available only in Catalan.
The musical interpretation was in charge of the reputed orchestra
Les Arts Florissants, conducted by William Christie. They were excellent.
Also the soloists were globally at the highest level. Soprano
Martina Janková was Aminta, a
shepherd heir of Sidon's throne. She was exceptional. Good stage presence,
gorgeous voice, always over the orchestra and a perfect timbre.
Faultless was soprano Regula
Mühelmann as Elisa, one enamored shepherd of Aminta. Clear, beautiful,
young,, voice, easy and high notes, as well a a fantastic coloratura.
Angela Brower,
mezzo, was Tamiri, Princess of Sidon, responsible for another top
interpretation. Powerful voice with great extension, without ever losing
quality in all registers.
Tenor Emiliano
Gonzalez Toro sang Agenore, a noble from Sidon. He has a beautiful timbred
voice, was always well and particularly striking in the 2nd act.
I left for the end Rolando
Villazón, the tenor who had the operatic world at his feet a few years ago.
However, the wrong choices of repertoires and too many performances were fatal
to his voice. He played Allessandro, king of Macedonia. If scenically was very
good, vocally he was much worse than other soloists. He had a very ireregular
interpretation, with several failed notes and frequent loss of vocal control.
It's a shame but even singing Mozart, with which he has had some recent
interpretations of quality, that did not happen tonight.
We had as an encore the final quintet of the opera.
****
Sem comentários:
Enviar um comentário