quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TANNHÄUSER - Fundação Calouste Gulbenkian - 12 e 15 de Janeiro 2012


(review in english below)

Já muito se falou e escreveu sobre as 2 récitas em versão concerto da ópera Tannhäuser, nos dias 12 e 15 de Janeiro na Fundação Calouste Gulbenkian.
Gostava só de deixar aqui a minha impressão final e comparativa das récitas.

Penso que as vozes mais consistentes foram a de Falk Struckmann, autoritário e firme no papel de Hermann, e de Manuela Uhl, sensual e ao mesmo tempo distante num misto venusiano perfeito. De um modo geral, os papéis secundários foram também dos mais consistentes.
Johan Botha tem, sem dúvida, uma voz brutal de heldentenor e esteve bastante bem em ambas as récitas. Aparte de 3 perdas momentâneas e fugazes de voz no dia 12 e uma entrada fora de tempo no dia 15, só achei que o final de dia 12 foi mais emotivo do que o de dia 15, embora, no geral, a orquestra e o conjunto tenham estado melhor nesta ultima récita.
Melanie Diener esteve claramente melhor no dia 15, mais concentrada, transmitindo maior felicidade a cantar, com uma transição para os agudos mais homogénea.
Job Arantes Tomé é um jovem cantor português com um timbre de barítono muito bonito, com clara técnica vocal mas... falta-lhe potência vocal, pelo menos para papéis wagnerianos. A Fundação não seguiu o meu conselho de pelo menos no 3º acto coloca-lo junto a Botha, à frente da orquestra (começaria com Melanie Diener e Job Arantes Tomé, retirando-se esta de cena quando entrasse Johan Botha). Mesmo assim, a emissão foi maior no dia 15, contudo frequentemente abafada pela orquestra e claramente não suficiente para se considerar uma boa aposta para esta produção.
O Coro esteve em muito bom nível, principalmente o que tem maior papel – o masculino.
Bertrand de Billy e a Orquestra estiveram particularmente mal no 1º acto no dia 12. Uma Orquestra “flat”, sem personalidade, empastelando sem emoção. Melhorou no 2º e 3º actos mas só dia 15 esteve ao nível de aceitar como bom (nunca excelente). Em ambas as récitas, o intervalo de 4ª perfeita do início da abertura saiu sempre mal, apesar de bem nas outras vezes que aparece ao longo da abertura.
Não sei quanto tempo houve para ensaio e também compreendo que esta formação não está necessariamente feita para estes voos, mas esperava um pouco mais. Além disso, uma versão concerto onde só Botha tentou interpretar algo fisicamente e onde se via Falk Struckman a cantar para si todas as linhas melódicas de quem estava a intervir, tornou todo o espetáculo pouco credível em termos emotivos.
Foram duas récitas com pormenores bons e interessantes mas longe do que se prometia.

TANNHÄUSER - Calouste Gulbenkian Foundation - January 12 & 15, 2012

Much has been said and written about the two recitals, in concert version, of the opera Tannhäuser, on the 12 and 15 January, at the Calouste Gulbenkian Foundation.
I would just like to leave here my final impression of both the events.


I think the most consistent voices were of Falk Struckmann, authoritative and firm in the role of Hermann, and Manuela Uhl, sensual and at the same time distant, in a perfect Venus mix. In general, the minor roles were also the most consistent.
Johan Botha has undoubtedly a brutal Heldentenor voice and was quite well in both concerts. Apart from 3 fleeting and momentary losses of voice on day 12 and an entry out of time in day 15, I think the end on day 12 was more emotional than that of day 15, despite an overall improvement in all on day 15.

Melanie Diener was clearly better in day 15, more concentrated, showing a greater happiness to sing, with a more homogeneous transition to the high notes.

Job Arantes Tomé is a young Portuguese singer with a beautiful baritone voice, a very good vocal technique but with a clear lack of vocal power, at least for Wagnerian roles. The Foundation did not follow my advice of, at least on the 3rd act, to put him closer to Botha, ahead of the orchestra. Still, his vocal power was better on day 15 but not enough to be considered a good bet for this production.

The choir was in a very good level, especially the males who have an enormous role in this opera.

Bertrand de Billy and the Orchestra were particularly bad in the 1st act of day 12. The Orchestra sounded flat, without personality, without emotion. It improved in the 2nd and 3rd acts but only on day 15 was in a way that we could accept as good (not excellent). In both concerts, the beginning of the ouverture started out badly.
I do not know how long did they have for rehearsals and I also understand that this orchestra is not necessarily trained for these operatic flights, but I expected a little more. In addition, a concert version where only Botha tried to play something and where you can see Falk Struckman singing to himself all the melodic lines of who was singing, the whole production has little credibility in emotive terms.

The two concerts were good and interesting in some details but far from what was promised.

5 comentários:

  1. Recordo-me que, no ano transacto, ao presenciar Job Tomé na assunção do Conde das Bodas de Figaro ter, não só identificado os predicados mencionados pelo caríssimo wagner_fanatic como também reconhecido um óbice, precisamente, na ausência de suficiente volume vocal.

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  2. Pois é, se tivesse sido o Struckman a cantar o Wolfram e o Job Tomé o Heinrich, as récitas teriam sido muito melhores, dada a importância do papel de Wolfram. Mas sinto alguma amargura no meu colega de blogue que eu (que também assisti às duas récitas) não partilho.

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  3. As I am learning more about opera (thanks to you), I am finding that what you describe happens frequently. Many seem to be not as good anticipated. I guess you could say that is somewhat of a let down. I am studying more about the subject in hopes of enhancing my enjoyment of opera.

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  4. Yes JJ. The singers and all the other performers are human and sometimes they are not all on their best in one night. It is particularly a let down when you travel to another country to see a performance because you spend the money on the plane, hotel, etc... But, overall, the productions who display high level singers are good to excellent.

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  5. Caro fanático,
    como sempre uma excelente crônica! A sua competência é extraordinária. Meus mais sinceros Parabéns!!!

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