tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post8431172390258564197..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: TOSCA de Giacomo Puccini — MET Live in HD, Culturgest, 01.12.2013wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-3999640273486110052013-12-03T10:25:26.985+00:002013-12-03T10:25:26.985+00:00Como sempre, o Autor, numa linguagem literária, fa...Como sempre, o Autor, numa linguagem literária, faz uma apreciação da récita, tendo em conta outras a que já assistiu. Com este método torna credível a objectividade quer dos pontos positivos, quer dos negativos que salienta. <br />O que, porventura faltava no texto inicial sobre a transmissão fica referido no seu comentário, posterior. De facto, à falta de gosto, como refere a propósito do segundo acto, por exemplo, juntam-se as legendas de muito má qualidade.<br />Quero salientar a crítica mordaz do Autor sempre de nível elevado e com uma acentuação trocista considerável. Parabéns!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-27090261539464049082013-12-02T19:39:42.479+00:002013-12-02T19:39:42.479+00:00As legendas em português são, de facto, de péssima...As legendas em português são, de facto, de péssima qualidade, além de que tem partes que nem são traduzida. Era de tal maneira que, apesar de conhecer perfeitamente o texto e de não precisar delas, as inúmeras falhas distraíram bastante. A qualidade geral das legendas em inglês era superior. Já n'O Nariz as legendas foram em português do Brasil: a qualidade não foi brilhante, mas como só tinha lido o libretto em inglês e o conto de Gógol em português não quis formar uma opinião definitiva. Não tem nada que ver com o facto de ser em português do Brasil (ainda que, como falante de português continental não goste expressões como grudar ou você), mas sim com a qualidade da tradução.<br /><br />Outra nota relevante são as falhas técnicas frequentes que acontecem no auditório da Culturgest: ainda não percebi se o defeito é da Culturgest ou se é mesmo do ficheiro que o MET fornece para exibição. De qualquer modo, um aspecto a melhorar.<br /><br />E estou ansioso por que o auditório da Fundação reabra, pois o conforto e, sobretudo!, a qualidade de som é incomparavelmente superior.camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-17276976083697202242013-12-02T18:24:39.430+00:002013-12-02T18:24:39.430+00:00Também lá estive ontem. Já conhecia esta encenação...Também lá estive ontem. Já conhecia esta encenação. É má e quando a vi o início do 2º acto foi ainda pior!<br /><br />No espectáculo de ontem achei que o Gagnidze fez um Scarpia bom mas aquém dos melhores, o Alagna não comento porque é um cantor de que, de facto, não gosto e a Racette foi uma Tosca muito boa, mas teria sido melhor se tivesse menos 20 anos, menos 20 quilos e se gritasse menos alguns agudos.<br /><br />A cereja no topo do bolo foram as legendas!! (Não estive no Nariz, por isso foi a novidade e não fui previamente avisado).Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-62231774192733665662013-12-02T14:57:46.980+00:002013-12-02T14:57:46.980+00:00Assisti a esta produção no Scala em 2012, com outr...Assisti a esta produção no Scala em 2012, com outro maestro, outra Tosca e outro Cavaradossi. O Scarpia era o mesmo. A encenação e a cenografia são muito más. A igreja de tão escura que era mais parecia estarmos numa adega que numa Igreja e o dramatismo da procissão para o Te Deum perdeu-se na confusão da cena.<br />Scarpia não me parece ser um devasso como o fazem no 2º acto, mas antes um lascivo e hipócrita. O TV dinner em substituição de uma ceia capaz, que mal tinha uma faca suficiente para o assassinato, era quase risível.<br />Valeram as interpretações e a música.João Alveshttps://www.blogger.com/profile/13229497757552110505noreply@blogger.com