tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post6889297930222983775..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: Das Rheingold – MetLive em HD – Fundação Calouste Gulbenkian – 16 de Outubro de 2010 (récita em diferido de dia 9) – Levine e Lepage marcam nova Era?wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-77111965246868375772010-10-19T00:16:28.838+01:002010-10-19T00:16:28.838+01:00Concordo. O seu perfil vocal aplica-se mais a Hund...Concordo. O seu perfil vocal aplica-se mais a Hunding ou a Marke, aliás dois papéis em que é exímio. Mas é como disse FanáticoUm, o Ouro do Reno é mesmo um prólogo. A grande prova Wotaniana é na Valquíria e no Siegfried e para estes ainda vamos ter de esperar. Tanto para Terfel (embora já tenha cantado o papel) como para Pape (este na estreia em Milão).<br /><br />Cumprimentos musicais.wagner_fanatichttps://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-35430679797630751782010-10-18T23:57:13.399+01:002010-10-18T23:57:13.399+01:00Mas penso que Pape tem muito de baixo e pouco de b...Mas penso que Pape tem muito de baixo e pouco de barítono. Acredito que faça um óptimo Godunov. Já Wotan precisa daquele tom baritonal que o Terfel tem (embora me tenha pontualmente faltado no Sábado).Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-90020244931278887192010-10-18T23:47:39.294+01:002010-10-18T23:47:39.294+01:00Caro Paulo,
Também vi esse Ouro do Reno e espero ...Caro Paulo,<br /><br />Também vi esse Ouro do Reno e espero com algum nervosismo a abertura da bilheteira para a Valquíria em Dezembro. Também o notei ainda pouco à vontade. Acho que os nervos da estreia talvez não tenham ajudado. Mas decididamente concordo consigo quando diz que Terfel é mais Wotan. O porte, a pose e o andamento em palco não se comparam com Pape. Mas veja o Donald McIntyre... também ficava na onda do Pape em "porte" :)<br /><br />Cumprimentos musicais.wagner_fanatichttps://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-61799568599896854102010-10-18T23:18:27.935+01:002010-10-18T23:18:27.935+01:00Não sei, caro Wagner_fanatic. O René Pape também j...Não sei, caro Wagner_fanatic. O René Pape também já falou em abandonar os palcos de ópera. Não gostei muito do Wotan dele no "Ouro do Reno" do Scala, há quase um ano (vi no Mezzo). Pareceu-me pouco à vontade na personagem. O Terfel é muito mais Wotan.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-26057047858183025112010-10-18T20:18:01.265+01:002010-10-18T20:18:01.265+01:00Caro Paulo,
A produção do centenário em Bayreuth ...Caro Paulo,<br /><br />A produção do centenário em Bayreuth - a de Chéreau - era, sem dúvida, até agora o maior marco nas encenações do Anel. Foi com essa encenação que conheci visualmente o Anel, através de DVD. Os cantores eram espectaculares, dignos de referência de Heinz Zednik como Loge e Mime, Matti Salminen como Fasolt, Donald McIntyre como Wotan, Gwyneth Jones como Brunhilde.<br /><br />Mas não deixando para trás esse marco, a encenação de Lepage é fantástica. Penso que a sua encenação não vive só da plataforma e do espectacular. Veja os pormenores que saliento na crítica. Não concorda?<br /><br />Em relação a Bryn Terfel, temos um cantor especial. O timbre é muito característico e nos úlimos anos talvez venha a pecar essencialmente nos agudos. Quase sempre saiem (lá vem o termo outra vez...) "ladrados", sem grande beleza tímbrica. Por exemplo, o agudo da saudação a Valhalla na 2ª cena foi mais timbricamente falando do que os agudos do final da 4ª cena. Mas é assim, não vamos ter um Terfel diferente e, mesmo assim, é um artista completo. <br /><br />Talvez o maior rival de Terfel, nos próximos anos, seja René Pape. Veremos...<br /><br />Cumprimentos musicais.wagner_fanatichttps://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-1623272283347380222010-10-18T14:58:17.224+01:002010-10-18T14:58:17.224+01:00Só queria acrescentar o que ouvi no making of e me...Só queria acrescentar o que ouvi no making of e me parece muito correcto, para responder a estes comentários com o Paulo.<br />Pelas minhas palavras, "Wagner tinha uma visão muito para a frentex do seu tempo. No que diz respeito à musica, inovou e deu de uma só vez o passo que por muitos se considera perfeição. Mas quando se chegava à encenação, era diferente: Wagner sabia que havia mais qualquer coisa que não era do seu tempo, e que ficaria aberta para o futuro até 2010, onde existem os nossos progressos tecnológicos e o Lepage." Só acrescento: será que nós já somos o tal futuro?Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-76558104290099402952010-10-18T12:16:16.755+01:002010-10-18T12:16:16.755+01:00É verdade, temos que esperar seis meses para ver e...É verdade, temos que esperar seis meses para ver e, sobretudo, ouvir.FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-71410894000082798952010-10-18T12:01:39.741+01:002010-10-18T12:01:39.741+01:00"O Reno é um rio, as Filhas estavam na água, ..."O Reno é um rio, as Filhas estavam na água, o ouro era ouro, o anel era um anel, o dragão e o sapo, os Nibelungos nas profundezas, a subida ao Walhalla, etc."<br />Neste aspecto estou plenamente de acordo. Lepage não extrapolou, e isso joga a seu favor. Momentos como a Descida ao Nibelheim e a Subida ao Walhalla funcionam bem visualmente. Mas globalmente não fiquei extasiado, como me deixa ainda o Chéreau. Sem os efeitos visuais da alta tecnologia, ele fazia muito mais com os cantores.<br />Mas diz muito bem, caro FanaticoUm. Com a Valquíria é que começaremos a ver quem vale o quê.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-56238391329295246962010-10-18T07:24:40.814+01:002010-10-18T07:24:40.814+01:00Caro Paulo,
Pelo que escrevi acima, eu já tinha li...Caro Paulo,<br />Pelo que escrevi acima, eu já tinha lido críticas no sentido da sua mas, fiquei rendido com o espectáculo e acho que, ao vivo, deverá ter sido imponente. <br />A encenação, para Wagner é, na minha opinião, insuperável. Para além da máquina, foi o conteúdo explícito de quase tudo e os efeitos espectaculares que esta possibilitou. O Reno é um rio, as Filhas estavam na água, o ouro era ouro, o anel era um anel, o dragão e o sapo, os Nibelungos nas profundezas, a subida ao Walhalla, etc. Achei soberbo. Já tenho assistido a produções em que quase tudo isto é de tal forma metafórico que, não se conhecendo bem o enredo (que não é fácil), não se percebe.<br />Sobre os cantores achei que cumpriram na globalidade, concordo também com os seus destaques, sobretudo o Mime, mas é a partir da Valquiria que vamos ver quem vale o quê.<br />Muito obrigado pelo seu comentário pormenorizado, que muito enriquece esta apreciação.<br />Cumprimentos musiciaisFanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-49223516388562567492010-10-18T02:09:50.350+01:002010-10-18T02:09:50.350+01:00Não fiquei rendido. Dizendo isto assim pode até pa...Não fiquei rendido. Dizendo isto assim pode até parecer que estou farto de ver coisas melhores, o que não é verdade, claro. Gostei de ter assistido, e gostaria certamente mais de ver ao vivo. Tomáramos nós ter cá alguns daqueles cantores e aquela orquestra. Mas já lá irei.<br /><br />Penso que o Met partiu de um excelente golpe publicitário, anunciando a máquina do Lepage e Terfel como os grandes trunfos do novo "Anel". A máquina funcionou bem, sem os percalços da estreia, e cumpre a sua função primordial, que é encher o olho. Enche-o bem, acredito que ao vivo seja espectacular, quase circense. Lepage assinou, se não me engano, dois espectáculos do Cirque du Soleil. Depois de tudo espremido, não consegui extrair dali metade do que extraio da encenação de Chéreau. Só me ficam os efeitos visuais.<br /><br />Posto isto, vamos então aos cantores. Tenho o Terfel como um dos melhores cantores da actualidade, talvez o melhor Wotan dos últimos tempos, mas não conseguiu seduzir-me vocalmente. Esperava mais dele. Em contrapartida, achei excelentes o Alberich e o Mime, mas fraca a voz de Richard Croft para Loge (o nosso foi melhor) e pouco agradável a voz de Freia. Restantes cantores cumpriram mas não os incluo no grupo dos melhores, que é o que se espera do Met.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-4500900406597440782010-10-17T02:10:22.651+01:002010-10-17T02:10:22.651+01:00Caro wagner_fanatic,
Estava à espera do seu coment...Caro wagner_fanatic,<br />Estava à espera do seu comentário, pois não tivemos oportunidade de falar depois do espectáculo. Não me surpreendeu o que escreveu e, também eu, fiquei rendido ao espectáculo. Devo confessar que havia lido algumas críticas menos entusiasmadas e isso estava a condicionar a minha apreciação mas, poucos minutos depois do início, fiquei esclarecido.<br />Foi um espectáculo monumental e imagino o que terá sido assistir ao vivo!...<br />Li críticas algo depreciativas quer sobre os cantores, quer sobre o encenador. Porquê?<br />Os cantores foram muito bem, concordo que todos estiveram à altura das personagens, embora seja a partir da Valquíria que veremos, verdadeiramente, quem será quem!<br />É curioso como os mesmos cantores conseguem interpretações tão diferentes na qualidade. Há pouco mais de um ano vi e ouvi Eric Owens como Capellio em I Capuleti e i Montecchi. Banalíssimo, sem qualquer brilho, ao contrário deste notável Alberich.<br />Também há poucos meses vi e ouvi Gehrard Siegel como Herodes na Salome mas, neste caso, tão bem como neste Mime que, concordo, tem um timbre perfeito para a personagem.<br />A dupla Levine / Lepage foi fantástica. A orquestra óptima e a encenação excepcional. Discordo em absoluto dos que dizem que é apenas para ver e impede a actuação decente dos cantores.<br /><br />O MetLive na Gulbenkian começa bem (embora em diferido) e foi um consolo ver a sala completamente cheia, em contraste com o que aconteceu recentemente no São Carlos, "às moscas".<br />Apesar de "em filme", claro que continua a haver público para a ópera em Lisboa. Assim sejam oferecidos espectáculos conhecidos e que se adivinhem de qualidade!<br /><br />E, para a semana, é o Boris Godunov.FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.com