tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post9096097682696133065..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: DER FLIEGENDE HOLLÄNDER – Royal Opera House, Fevereiro de 2014 – Transmissão em directo no cinema / Live in cinemawagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-75453861806493539202015-03-30T00:27:11.843+01:002015-03-30T00:27:11.843+01:00Fico feliz com sua resposta! Um alô aqui do Brasil...Fico feliz com sua resposta! Um alô aqui do Brasil!<br />Bem, quando ouço Wagner em minha casa gosto de sentir a vibração da música. Enquanto outros compositores falam com meus sentimentos (Verdi, por exemplo! Sinto por seus personagens uma grande empatia), Wagner parece falar com meu corpo todo, com minha vontade. Não sei explicar de outra forma... No cinema esperava, portanto, ouvir algo incrível, mas aparentemente o pinto que mais vi criticarem negativamente foi o som. Isso em diversas cidades aqui no Brasil e vejo que em Lisboa foi o mesmo. É uma pena... Porém li um comentário falando que o som no cinema foi melhor que o som no próprio teatro. Realmente não sei o que dizer...<br />Voltarei sempre! Obrigado novamente.<br />Mr. Luan Montàhttps://www.blogger.com/profile/13987482326203712954noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-33782424395317722052015-03-30T00:15:28.392+01:002015-03-30T00:15:28.392+01:00Obrigado Mr Luan pelo seu interessante texto.
Ser ...Obrigado Mr Luan pelo seu interessante texto.<br />Ser leigo no assunto não é motivo para não apreciar criticamente o que se vê/ouve! Os espectáculos são criados para o público que, como nós, somos maioritariamente leigos. Por isso mesmo temos todo o direito de opinar.<br />Também eu voltaria a ver, mas o que foi mesmo muito mau em Lisboa foi a qualidade do som transmitido, que não espelha o que se terá ouvido no teatro. Foram as más condições do cinema as responsáveis por nunca se ter sentido a "pele de galinha"...<br />Mais uma vez, obrigado e volte sempre.Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-28283064437213763502015-03-30T00:01:15.706+01:002015-03-30T00:01:15.706+01:00Tive a oportunidade de assistir a uma transmissão ...Tive a oportunidade de assistir a uma transmissão ontem no cinema. Em primeiro lugar, concordo com a opinião expressa no texto. O som de fato estava baixo no começo, e o ritmo imposto nas minhas cenas prediletas tornou-as maçantes, e isso me deixou um tanto frustrado (a abertura é uma dessas partes, por exemplo! Não me deu os "calafrios" que poderia com sua essência grandiosa e ameaçadora). A Balada de Senta, por exemplo, pareceu-me mais cômica do que deveria. Senti-me cansado em certas partes, e de todas as versões desta ópera que já vi/ouvi esta foi a primeira vez que senti tal enfado. Mas sou leigo no assunto, admito, então nem tudo que eu digo deve ser levado totalmente em consideração. Por essas e outras gosto de buscar opiniões diversas, para aprender com elas.<br />De qualquer forma eu ainda assim achei algumas soluções técnicas/cênicas interessantes, principalmente no começo da história (mas quando as mulheres entram em cena fiando e costurando a cenografia deixou de me surpreender, e mostrou-se visualmente bizarra). E por isso digo que foi empolgante em certos trechos. Se eu veria novamente? Sim, mesmo conhecendo outras versões melhores (assim poderia prestar mais atenção a outros pontos da ópera); isso me permitiria reanalisar tudo e aprimorar minha opinião e impressão. Se a recomendo? Sim, porém com ressalvas.<br />Nem tudo que parece ruim para uma pessoa o é para outras, e incentivar outros a assistir tal produção permite que muitas opiniões surjam, assim como discussões interessantes a respeito desta montagem que nos levem a analisá-la sob diferentes pontos de vista. <br />Conforme foi mencionado em um grupo do qual faço parte, compare esta performance da Royal Opera House com aquela em DVD com Donald McIntyre no papel principal, sob a regência de Wolfgang Sawallisch (https://www.youtube.com/watch?v=EPnLD4m_agQ) e verá grande diferença em todos os sentidos! Mas isso não necessariamente desmerece por completo a montagem atual. Usando uma comparação banal, digamos que faltou algum ingrediente na receita e que os confeitos estavam estranhos. Ao sair do cinema ouvi este comentário de algumas pessoas, então não foi impressão minha. O mesmo digo sobre o som! Cria que fosse impressão minha, mas li diversas críticas falando a respeito deste ponto.<br />Como já disse antes, sou leigo no assunto, e tento avaliar o conjunto com base no conhecimento que tenho. De 0 a 10, daria nota 7. Concluindo rapidamente: a ideia foi boa, talvez apenas precisasse ser executada de maneira diferente. Mas a Arte tem muitas faces, e olhar apenas para uma não faz de ninguém um mestre. Enfim, não posso desmerecer a performance pois vi muitos pontos positivos, sobre os quais falei acima superficialmente. Uma revisão cênica, de atuação e e do ritmo imposto pelo maestro poderiam fazer a diferença. Quem sabe, não?Mr. Luan Montàhttps://www.blogger.com/profile/13987482326203712954noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-85291142976276108712015-02-28T15:42:04.920+00:002015-02-28T15:42:04.920+00:00That is unfortunate. I struggle with Wagner as it ...That is unfortunate. I struggle with Wagner as it is. I don't need to experience a poor performance of his work. JJhttps://www.blogger.com/profile/14692103477055483000noreply@blogger.com