tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post8968027674268680241..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: CARMEN de George Bizet — Teatro Nacional de São Carlos, 8.10.2016wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-20148262117550039382016-10-15T23:39:54.301+01:002016-10-15T23:39:54.301+01:00Não perdeu nada em não ver, Gi. Quem lhe deu o fee...Não perdeu nada em não ver, Gi. Quem lhe deu o feed-back foi muito generoso. A encenação é deplorável e os cantores foram maus. Uma negação do que deveria ser a Carmen, a ópera que sempre recomendo aos iniciados. Mas se for assim, é melhor começar por outra...Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-15546878302971476452016-10-15T23:34:51.304+01:002016-10-15T23:34:51.304+01:00Não posso estar mais de acordo consigo Mário, é as...Não posso estar mais de acordo consigo Mário, é assim mesmo!Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-41174583781511489302016-10-13T21:01:41.764+01:002016-10-13T21:01:41.764+01:00Tenho pena, Fanático_Um, mas é a isto que estamos ...Tenho pena, Fanático_Um, mas é a isto que estamos condenados, o estilo Bieito está a dar porque agrada a públicos "alargados"...<br /><br />Um dia ninguém saberá o que eram as óperas tal como se viam no seu tempo, ou pelo menos respeitosas desse gosto. <br /><br />E o que magoa é que a música, as vozes, tudo, foi composto a pensar num certo tipo de encenação condizente com a época. Música e canto barrocos (já houve !) com estética de Bieito é uma cacofonia ! Mas, claro há quem goste, há sempre.Mário R. Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/10663310362534590729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-20355517749277151562016-10-13T11:53:34.594+01:002016-10-13T11:53:34.594+01:00Não vi esta Carmen; tive no entanto um feed-back q...Não vi esta Carmen; tive no entanto um <i>feed-back</i> que está quase a meio caminho dos vossos comentários: que a encenação era melhor que as expectativas e não contrariava nem música nem <i>libretto</i>, que a <i>mezzo</i> lituana era excelente e tinha tudo para poder vir a ser uma Garanca, mas que todos os outros cantores eram bastante fracos, sobretudo o Don José e a Micaela. Vendo como comprei. Gihttps://www.blogger.com/profile/05744082103218921773noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-68869710764823332762016-10-11T20:05:23.038+01:002016-10-11T20:05:23.038+01:00Estou em crer que o fulcro da produção em causa re...Estou em crer que o fulcro da produção em causa residirá, ostensivamente, em Calixto Bieito. A dimensão musical terá sido algo secundarizada, tal como o estatuto inerente à distribuição vocal atesta. Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-64445578293664920062016-10-11T08:24:01.593+01:002016-10-11T08:24:01.593+01:00Sou sempre um bocado benevolente com o TNSC. Sou d...Sou sempre um bocado benevolente com o TNSC. Sou demasiado novo para ter assistido ao seu período áureo, o que faz com que as minhas expectativas sejam sempre baixas e, se corre benzinho, tendo a elogiar. Não o consegui fazer, por exemplo, na recente triologia Verdi porque foi, de facto, muito má. <br /><br />Ainda assim, essa récita deve ter corrido particularmente mal. <br /><br />Os cantores devem ter estado uns furos abaixo. É verdade que nenhum foi muito bom, com destaque para o tenor (não o destruí por decoro). A excepção foi Gringyte que esteve bem no sábado e que, creio, poderá crescer no papel. O Escamilo foi aceitável e a Micaela, um pouco menos, mas sem destoar. Dos portugueses, que me abstive propositadamente de comentar, só o Carlos Guilherme cumpriu bem. Por exemplo, a Joana Soares representou bem, mas cantou sempre em forte e com tendência à estridência. Mas, ainda assim, estou em crer que terá corrido bem pior ontem. Aliás, ou o público era especialmente conhecedor, ou, a acreditar na homogeneidade do público, ontem calhou-lhe, dentro da qualidade actual do TNSC, a fava.<br /><br />A encenação, como diz, é agressiva, mas essa é uma (má) tendência actual da ópera. Veja-se a encenação do Rigoletto da ROH que é, no meu entender, de um extremo mau gosto. Mas acho que, apesar das críticas que faz e com as quais concordo, que cumpria globalmente a sua função, mas sem qualquer rasgo de génio.camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-16605519652025922972016-10-11T00:46:24.903+01:002016-10-11T00:46:24.903+01:00Caro camo_opera,
Ao contrario do que é habitual, ...Caro camo_opera,<br /><br />Ao contrario do que é habitual, desta vez estou em total desacordo consigo. Acabo de assistir a uma récita desta Carmen e o espectáculo resume-se numa palavra – Mau!<br /><br />Vamos por partes:<br />- A encenação é má e agressiva, aliás do Bieito não esperava outra coisa. Explora gratuitamente a nudez masculina e, onde deveria transbordar sensualidade, a Carmen não revela nem laivos! E é surpreendente que assim seja porque a cantora, ao contrário das outras, é jovem, alta e tem um corpo que até se prestaria a isso. <br /><br />- Os solistas, na minha opinião, têm todos vozes feias e nenhum teve desempenho cénico convincente. Justina Gringyte (Carmen) é sempre bem audível mas o timbre é desagradável. Como referi, nunca conseguiu transmitir sensualidade nem outros sentimentos que a personagem encerra. Lukhanyo Moyake (Don José) também cantou alto mas o timbre é rude e pouco agradável. Nicholas Brownlee (Escamillo) apenas cantou, de forma desinteressante, não se preocupando minimamente com a representação. Foi de uma banalidade confrangedora. Sarah-Jane Brandon foi uma Michaëla estridente e sem qualquer desempenho cénico. Finalmente Keel Watson (Zuniga) era tão obeso que a sua figura fazia esquecer tudo o resto. Ainda assim, os melhores foram Carlos Guilherme (Remendado), Joana Seara (Frasquita) e Carla Simões (Mercédès).<br /><br />Esta récita é uma excelente demonstração de que cantar alto não é, de todo, cantar bem!<br /><br />- O coro do Teatro de São Carlos esteve aceitável. O coro juvenil de Lisboa foi, de longe, o melhor!<br /><br />Na récita a que assisti, não fui apenas eu a não gostar pois ouviram-se apupos, “pateadas” e outras manifestações de desagrado, entre os aplausos, alguns entusiásticos. Há gostos para tudo...<br /><br />E onde estão os cantores portugueses? Espectáculos com estrangeiros como estes provavelmente serão muito mais caros e seguramente são muito piores do que com cantores nacionais.<br /><br />Começou mal a temporada do São Carlos.<br />Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.com