tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post8056973608162484249..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: RIGOLETTO de Giuseppe Verdi no Teatro Nacional de São Carlos — 5.05.2013wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-11985372003374332842013-05-14T11:57:49.773+01:002013-05-14T11:57:49.773+01:00Eu levei os meus sobrinhos à ópera e senti-me enve...Eu levei os meus sobrinhos à ópera e senti-me envergonhada com as cenas de carácter sexual explicito especialmente na última cena.<br />Eram essenciais pergunto eu? kellyhttps://www.blogger.com/profile/10534422420063603481noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-14390783080277604572013-05-09T01:31:08.315+01:002013-05-09T01:31:08.315+01:00Caro Fanático_Um
Uma vez que também assisti à réci...Caro Fanático_Um<br />Uma vez que também assisti à récita do dia 3 (do que já dei conta num comentário abaixo), fico curioso por ler a sua, inclusivamente sobre a encenação, que foi aspecto sobre o qual não me deti.<br />Cumprimentos,<br />J. BaptistaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/08407998877727346222noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-16934751266040182112013-05-09T01:28:28.956+01:002013-05-09T01:28:28.956+01:00Caro camo_opera,
Parece que o/a Opera ficou incomo...Caro camo_opera,<br />Parece que o/a Opera ficou incomodado com as apreciações negativas. Todavia, após uma nova leitura das suas intervenções, fico com sérias dúvidas que tenha estado presente em alguma das récitas do Rigoletto aqui abordadas e que, desse modo, possa refutar o que foi dito ou tão só contrapor uma opinião diversa. De facto, nada disso sucedeu, já que o/a Opera se limitou a questionar não só a própria legitimidade do exercício da crítica, como a autoridade de quem a exerceu.<br />Desconhecia a apreciação que consta do site mencionado – e nunca ouvi falar de quem a assina – mas confesso que fiquei algo surpreendido com a benevolência. É certo que existe um irredutível e insindicável espaço de subjectividade na apreciação da prestação de um cantor; pode gostar-se mais ou menos do seu timbre, da sua postura em palco, etc. Mas creio que existem elementos que são de apreensão objectiva e não apenas uma questão de gosto subjectivo. E uma crítica não pode deixar de abordar esses elementos objectivos, como a afinação, o respeito pela partitura, o controlo da respiração, o fraseio, a construção dramática emprestada ao personagem, etc, sob pena de perder a sua capacidade de suscitar a discussão, o aperfeiçoamento do/a visado, de contribuir para a aprendizagem de quem tenha menos conhecimentos e/ou experiência, reduzindo-se a uma pura opinião impartilhável.<br />Por outro lado, penso que devemos ser exigentes com a qualidade dos cantores, da direcção musical, das encenações e de todos os elementos que compõem a ópera (e um qualquer concerto de música clássica, em geral); creio firmemente ser essa a única postura que deve adoptar quem verdadeiramente vive a arte dos sons, pois só assim se concorre para a sua elevação e defesa.<br />Mas chega, pois parece-me que já estou a fugir ao tema...<br />Cumprimentos,<br />J. Baptista<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08407998877727346222noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-38444682810033472092013-05-08T18:40:47.345+01:002013-05-08T18:40:47.345+01:00Caro(s) Fanático(s) e comentadores:
Tenho 60 anos ...Caro(s) Fanático(s) e comentadores:<br />Tenho 60 anos e desde os 5 que, felizmente, frequento a Ópera, quer por cá, quer por essa Europa fora, quer pelos Estados Unidos...<br />Isto para dizer que nunca vi um Rigoletto cenicamente tão feio e tão incoerente como este que está agora no São Carlos (e já vi muitos, graças a Deus!). Fiquei incomodado; poderia dar vários exemplos mas não o vou fazer, para não abusar da paciência dos possíveis leitores deste breve comentário.Tristannoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-75651923788015029152013-05-08T12:41:39.753+01:002013-05-08T12:41:39.753+01:00Dear Opera,
Its because of us (real opera fans) t...Dear Opera,<br /><br />Its because of us (real opera fans) that opera singers get paid. If they are good, they will receive worldwide recognition, will record CDs/DVDs, will perform in major stages and receive tons of money.<br /><br />Let me tell you one thing dear Opera… In Portugal we don’t have so many performances or have a big and fancy opera house for tourists. The majority of TNSC public really love opera, have hundreds of Opera DVD’s/CDs (sometimes dozens for the some opera), some of them have musical training/education and frequently travel to other countries just to attend some specific operas or listen some specific opera singers. I advise you to read all reviews in this blog. Do you really think we woke up yesterday for this art? <br /><br />But in the end of the day, no special musical knowledge is needed… The great opera or music is the one that bring you emotions, makes you cry, goose bumps and put breathless in the end. I’m not a singer but I started to play violin practically since I know myself. I can tell you that I need a very short time to play you a great peace, but I will need weeks, months or years to put the right emotions in that peace and make you cry.<br /><br />I can give you an example. Check these two versions of Thais Meditation preformed by 2 different amazing well known violin players:<br /><br />Itzhak Perlman -http://www.youtube.com/watch?v=6PfNnAs6C88<br />Anne-Sophie Mutter - http://www.youtube.com/watch?v=zhFcBGQLehw<br /><br />For you think is the same? Which one do you prefer and why? Why Mutter version have more views? Are youtube viewers music experts?<br /><br />About the 5th of may opera, I didn’t got emotions, I didn’t cry, I didn’t have goose bumps and I was not breathless in the end… Therefore my review can’t be good! But if you think it was good, you’re welcome to comment it with facts as camo_opera did his review and we everyone with their comments (my comment “Anónimo 6 de Maio de 2013 à 16:34”).<br /><br />The problem is… unfortunately TNSC have financial problems and contract third category opera singers instead of second category national singers. The issue is not the singers, because they do the better they can (Rigoletto singers in my opinion were not enough for what we want for TNSC)… Probably the problem is the Artistic Director that can’t recognize the value of Portuguese singers or can’t understand that if he will increase the ticket prices to get world class singers, TNSC tickets will be immediately sold out. If Netrebko, Dessay, Damrau, Alagna, Florez, Villazon, etc would come to Portugal, I can assure that would go and see them each and every performance for 5 times the actual ticket price.<br /><br />“Don’t hate the player… hate the game.”<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-56176692168556481932013-05-08T02:48:14.143+01:002013-05-08T02:48:14.143+01:0079% chance this "opera" guy is either fr...79% chance this "opera" guy is either from Rigoletto's cast or a member's relative.<br />20%: Veramendi or one of his relatives!<br />1% probability - random mental retard.<br /><br />And I very much doubt the guy who wrote Hardmusica's review isn't also acquainted to some of the cast or is himself affiliated with the opera house. It is just unthinkable that someone who knows his opera would write what he did.<br /><br />AnónimoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-88685752819947489012013-05-07T23:49:58.013+01:002013-05-07T23:49:58.013+01:00Caro J. Baptista,
Parece que a récita a que assist...Caro J. Baptista,<br />Parece que a récita a que assistiu foi ainda menos bem conseguida do que a de dia 5.05. É uma pena! E concordo consigo: ainda bem que o bilhete não foi caro. Ainda assim, tendo em conta a fraca qualidade, nem é assim tão barato...<br />Mas tenha cuidado porque há aí um tal de opera que discorda de si... parece que não tolera opiniões diferentes da do site hardmusica.pt. Segundo eles, a actuação dos portugueses merece apenas "uma palavra" e, apear de uma "fífia" "estrondosa", Liberatore nem "destoa no conjunto dos seus companheiros de canto"... Opiniões...camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-38446777708827361972013-05-07T23:41:14.771+01:002013-05-07T23:41:14.771+01:00Caro Fanático,
Fico à espera dessa comparação. Irá...Caro Fanático,<br />Fico à espera dessa comparação. Irá, certamente, enriquecer a discussão.camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-37334101357927480892013-05-07T23:40:02.396+01:002013-05-07T23:40:02.396+01:00Dear Mr. Opera,
You must have to be patient, becau...Dear Mr. Opera,<br />You must have to be patient, because I’m not always checking the comments you dropped here. Take a look above!<br />camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-21452447613816562422013-05-07T23:38:25.653+01:002013-05-07T23:38:25.653+01:00Dear Mr. Opera,
First of all, thanks for your com...Dear Mr. Opera,<br /><br />First of all, thanks for your comments. I like to know people opinions and I’m very pleased do publish all your comments, agreeing or not with them. But, you must have to be patient, because I’m not always checking the comments dropped here. I’m fortunate to have professional duties…<br /><br />As to my post:<br />1. If you have a look it is related to Rigoletto of 5Th May. You probably missed the date.<br />2. Who am I? I’m an opera fan. You should treat me as camo.opera as I treat you as Mr. Opera. I don’t understand why you want me to sign the post when you either don’t do it…<br />3. I’m normally a kind and cheerful person. I’m not angry at all. But you seemed not confortable with my post and I don’t know why. Is it because I have a different opinion? I like democracy and if I disagree I argue. Your option is to call me stupid, so I suggest you to calm a little down and be kind.<br />4. I don’t know personally any of the singers and I have sufficient musical skills to distinguish a good voice, being it from Italians or not.<br />5. Thanks for the www.hardmusica.pt comments on first representation.<br /><br />If you want to offer our blog your opinion, I assure you it will be publish unless you use not so proper language, which I doubt you normally use.<br /><br />Best regards, camo.operacamo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-41645219296063185372013-05-07T12:31:02.989+01:002013-05-07T12:31:02.989+01:00I introduce a comment ma I don't see here mayb...I introduce a comment ma I don't see here maybe what I wrote is not accepted because it is very true you publish only things that describe bad. why do not the gentleman who wrote don't sign the article?<br />Public my comment thanksoperahttps://www.blogger.com/profile/17855896483165048603noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-82724385742321340382013-05-07T02:07:16.440+01:002013-05-07T02:07:16.440+01:00Assisti à récita do dia 3 e parece que tive azar, ...Assisti à récita do dia 3 e parece que tive azar, pois foi francamente má.<br />Do trio de protagonistas, só mesmo o Rigoletto (Piero Terranova) se safou razoavelmente. É um barítono com um timbre adequado e agradável, embora me tenha parecido sofrer de algumas deficiências de projecção vocal, pois a voz parecia sempre pouco sonora e sair em esforço. Ainda assim, penso que conseguiu transmitir alguma emoção e a composição da personagem pareceu-me credível e coerente. Em suma, acho que teve uma prestação bastante razoável e mereceu os aplausos mais fortes da noite.<br />A Gilda (Romina Casucci) não estava ao mesmo nível. Embora tivesse gostado do timbre da voz, revelou bastantes deficiências. Afinação duvidosa em muitos excertos, ataque das notas muito inseguro, especialmente os agudos, descontrolo no volume de som, que me pareceu ser “ao calhas”, etc. Tudo isto foi mais visível no “Caro nome”, onde o maestro acabou por ajudar com tempos mais rápidos, de modo a minimizar os momentos de sustentação das notas mais agudas.<br />Já o Duca (Alessandro Liberatore) foi um autêntico desastre. Uma voz metálica e sem corpo nenhum, a resvalar para a estridência nos agudos e sem qualquer homogeneidade tímbrica. Mas o pior mesmo foi a prestação. Se no dueto com Gilda no final do 1º acto as coisas ainda correram razoavelmente (nessa altura ainda pensei que tinha avaliado mal o tenor), o descalabro começou no início do 2º acto, precisamente com a (muito difícil, é certo) ária “parmi veder le lagrime”, que foi penosa. Não só fez imensa “batota” respirando onde não era suposto, como os agudos simplesmente não saíam. A voz estrangulava-se na garganta e não saía nada, tendo acabado com a voz já a ceder. Mas o pior estava para vir: a ária “la donna e mobile” foi constrangedora. Nem consigo descrever em condições, pois só dava vontade de rir. Aliás, terminou com uma fífia monumental, pois não conseguiu emitir as notas agudas do final (o que voltou a suceder quando a ária é parcialmente repetida, já no final da ópera).<br />Neste contexto, o mais espantoso foi que ainda conseguiu arrancar alguns aplausos no final, quando se apresentou sozinho.<br />O quarteto “bella figlia dell’amore” foi uma autêntica cacofonia, cada um cantando para seu lado, sem qualquer articulação ou equilíbrio interno das vozes. <br />A orquestra pareceu-me bem, embora ache que o maestro adoptou, em muitos momentos, um tempo exageradamente rápido, o quer originou alguns desacertos com os cantores.<br />A encenação é banal, não acrescentando nada à história. Todavia, já vi bem pior no TNSC.<br />Ainda bem que o bilhete não foi caro...!<br />J. Baptista<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08407998877727346222noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-64325287227131626522013-05-06T20:35:54.996+01:002013-05-06T20:35:54.996+01:00I would like to know who wrote this review and wha...I would like to know who wrote this review and what date you referring to?? it seems that anyone can get up one day and write stupid things<br />What musical skills has this so ungry person maybe he wanted to sing instead of Italian? How do you understand from a few phrases sung by Portuguese singers who would have been better?? do yuo Know them? I think so..<br />Here is the review that describes well the First rappresentation...<br />Good read<br /><br />http://www.hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=16012operahttps://www.blogger.com/profile/17855896483165048603noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-81804570153558671602013-05-06T19:54:16.794+01:002013-05-06T19:54:16.794+01:00Na minha modesta óptica, seria de todo crível que ...Na minha modesta óptica, seria de todo crível que o actual império exercido pelas severíssimas constrições económicas que espartilham de modo inclemente a gestão artística do TNSC operasse a emersão de toda uma filosofia programática fundada numa efectiva potenciação das virtualidades, bastamente, detidas por toda uma plêiade de recursos autóctones em articulação com uma criteriosa selecção de elementos de índole exógena.<br /><br />A periclitante reputação do actual São Carlos, estou em crer, não compadecer-se-á com opções de, aparentemente, dúbia repercussão no que ao nível dos predicados dramático-vocais ostentados se reporta.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-12216480036967862292013-05-06T19:34:30.153+01:002013-05-06T19:34:30.153+01:00Assisti à récita de estreia, no dia 3 e acho que h...Assisti à récita de estreia, no dia 3 e acho que houve diferenças importantes em relação às interpretações dos solistas, pelo que vou lendo aqui. Tenho uma opinião radicalmente oposta à vossa em relação à encenação mas, brevemente, colocarei um pequeno texto sobre o que vi e ouvi. <br />Também há poucos dias assisti a outro Rigoletto na Deutsche Oper de Berlim. Irá para o blogue em breve e será interessante a comparação...Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-59722272042184053942013-05-06T16:55:13.813+01:002013-05-06T16:55:13.813+01:00Caro Anónimo,
Não podia estar mais de acordo consi...Caro Anónimo,<br />Não podia estar mais de acordo consigo na generalidade do que diz.<br />A Gilda dá esse prego numa das suas árias, mas também não lhe sei dizer qual. Conseguiu passar por ele sem se desmanchar, o que já não foi mau...<br />A Maximiliana daria uma Maddalena muito sedutora...<br />A parte da chuva foi o elemento, em minha opinião, mais bonito das três encenações.<br />A orquestra esteve, em qualquer uma das récitas, muito mal e pessimamente conduzida por Martin André. Realmente não deu música e nem sempre chegou a tocar as notas para o cd...<br />Já o público anseia por bater palmas entusiásticas: nisso André é exímio a pedi-las com toda aquela "vibração" com que estraga os finais de tudo. E os telemóveis: o maestro até teve de esperar que o desligassem...<br />E relativamente ao Alessandro Liberatore: sim, esteve bem, mas não foi nenhum espanto. Quando diz que lhe faltou Don Juanismo tem toda a razão. Mas não é nenhum Mariachi... esse é indescritível: só mesmo tendo o (des)prazer de assistir! Absolutamente! Mas, uma vez mais, não recomendo.<br />Saudaçõescamo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-46152922408788702522013-05-06T16:34:12.668+01:002013-05-06T16:34:12.668+01:00Também assisti à récita do dia 5 de Maio e assim f...Também assisti à récita do dia 5 de Maio e assim finalizei a última das 3 operas do trio de Verdi. O Rigoletto, não foi exceção às outras duas… Foi fraquinho, fraquinho! <br /><br />Uma récita tem de valer pelo seu todo: Afinação, colocação, representação, cenários, iluminação, orquestra e público… e basicamente estes fatores não estiveram equilibrados.<br /><br />- Afinação: Tirando uma aria da Gilda (que peço desculpa não me lembrar qual), onde ela mandou um prego valente, diria que globalmente até foi boa.<br />- Colocação: Fraca do ponto de visto isolado para todos os cantores, mas especialmente nos duetos e quarteto nem todas as vozes eram convenientemente audíveis.<br />- Representação: Na globalidade boa. Houve alguma alegria, dramatismo e especialmente química entre os principais. Contudo podiam ter arranjado uma Maddalena mais jeitosa… até a Maximiliana (interpretada pelo Herman José) tinha melhor figura. <br />- Cenários: Dentro do budget, nada mal. Apesar de à terceira récita os andaimes já cansarem. A movimentação de cenários durante arias prejudicou a atenção. Adorei a parte da chuva.<br />- Iluminação: Quer aqui quer na traviata foi um dos “plus” deste trio de Verdi… especialmente nos “preludes”.<br />- Orquestra: os grunhidos do Martin André eram dispensáveis, mas pior que isso… Não houve química entre orquestra e cantores. Tirando o final, a orquestra parecia um CD. Notas qualquer um sabe tocar… colocar emoção nessas notas é o que se espera de músicos profissionais e do seu maestro.<br />- Publico: Já assisti a muitas récitas no TNSC e cada vez mais (especialmente neste trio) sinto nas palmas, um público cansado de um TNSC cada vez mais fraquinho. Adicionalmente, deviam colocar o aviso para desligar telemóveis antes de qualquer ato. Que vergonha!<br /><br />Discordo quando diz relativamente ao Alessandro Liberatore “interpretou bem cenicamente”… Diria apenas que cumpriu os mínimos. Eu sei que não é fácil ser-se Duque e passado um minuto de ópera, ter de arrancar com um “Questo o Quella”… que é talvez das árias cenicamente mais difíceis que conheço, pela energia e ritmo que se tem de empregar. Faltou-lhe esta energia, ritmo e especialmente o Don Juanismo. <br /><br />Mas concordo consigo que este Alessandro comparado com o Andrés “Mariachi” Veramendi… era um verdadeiro Pavarotti! <br /><br />Continuo a dizer, aumentem os preços e tragam qualidade.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-64924400166637388982013-05-06T16:27:24.127+01:002013-05-06T16:27:24.127+01:00Caro Francisco,
Também concordo consigo quanto a a...Caro Francisco,<br />Também concordo consigo quanto a alguns pormenores da encenação de Esposito que foram bem conseguidos. A encenação, no global, de Rigoletto foi a melhor das três e teve alguns aspectos interessantes. E a opção estética do 3.º acto é uma questão de gosto: concordo consigo quanto a haver opções muito mais discutíveis e de extremo mau gosto capazes de superar, largamente, as desta.<br />Quanto a Wagner, apesar da compreensível situação de carência económica do TNSC, é uma pena que não haja forma de comemorar Wagner. Todavia, também creio que, se o nível global de uma ópera de Wagner tiver a qualidade a que assistimos para Verdi, talvez tenha sido melhor deixar esse projecto bem trancado (e a sete chaves!) numa qualquer gaveta do TNSC. Evitar-se-ia a decepção, Wagner agradeceria e ficaríamos apenas com essa mágoa!camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-43226096063524419112013-05-06T16:18:58.495+01:002013-05-06T16:18:58.495+01:00Caro Plácido,
Muito obrigado pelo seu comentário. ...Caro Plácido,<br />Muito obrigado pelo seu comentário. Realmente tem muita razão nas suas observações. Aceito-se sugestões para o Mário Redondo: tinha colocado Mario sem acento e deixado Redondo porque pode ser lido à espanhola. Mas, se, por exemplo, colocarmos Mario del Redondo talvez já fique melhor e faça lembrar o famoso e galã Mario del Monaco. Mas, confesso, que Mónaco é mais elitista e sonante que Redondo...camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-28339072853159045092013-05-06T05:39:36.074+01:002013-05-06T05:39:36.074+01:00Desta trilogia verdiana vi apenas o Trovador e o R...Desta trilogia verdiana vi apenas o Trovador e o Rigoletto. Tinha ficado desapontado com a encenação do Trovador, a qual havia considerado muito pobre embora musicalmente bem aceitável (vi a primeira das récitas do Trovador, a 10 de Abril, onde não ocorreram os problemas da récita do Domingo seguinte, récita essa que foi muito criticada aqui no blog).<br />Assisti agora ao Rigoletto do Domingo 5 de Maio e adorei. Achei a encenação incomparavelmente melhor do que a do Trovador, considerando-a interessante não apenas em termos relativos mas em absoluto. Gostei de ler esta crítica, como é costume no blog, mas, em minha opinião, as opções pela estética da "festa orgiástica" ou da rua do bairro vermelho não foram assim de tão mal gosto. Já vi produções bem mais arrojadas e achei até que Francesco Esposito se conteve bastante na implementação dessas ideias. Mesmo um Rigoletto que é mecânico nas horas em que não é bobo/humorista pareceu-me interessante. Claro, este Rigoletto não era corcunda e isso colide frontalmente com o que a dada altura é dito, é bem verdade, mas também não me chocou. Em termos vocais, concordo que a Agostina Smimmero (que tinha cumprido bem na Azucena do Trovador), tenha sido agora uma Maddalena ténue na projecção da voz. Mas quanto à figura me cena, julgo que a opção foi mesmo a de a fazer destoar e sublinhar essa diferença física e de figurino face à figura atraente das figurantes no bairro. Esmeraram-se nos pormenores (ou em surpresas como a chuva) e obtiveram com aquelas estruturas metáticas (quando vazias ou preenchidas com garagens, janelas, persianas) ou até no cenário da "corte", bons efeitos, sem monotonias. Foi agradável; não veria uma segunda vez a récita do Trovador mas veria esta produção do Rigoletto uma segunda vez. A descrição que o blog fez do desempenho do Alfredo na Traviata foi impressiva e por isso considero que tive sorte em a ópera da trilogia que falhei assistir (por estar fora do país nos dias dessas récitas) ter sido a Traviata. Pena o São Carlos não celebrar os 200 anos de Wagner também em 2013 (e que está quase a fazer os anos a 22 de Maio), mas entende-se que terá feito o possível na situação financeira de 2013.Franciscohttp://iul.pt/~frmo/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-23815854346355428192013-05-06T01:58:29.359+01:002013-05-06T01:58:29.359+01:00Amigos Fanáticos,
Gostei muito deste texto bem hu...Amigos Fanáticos,<br /><br />Gostei muito deste texto bem humorado! Quanto à comparação com as outras óperas da chamada "trilogia", estamos em desacordo, o que é perfeitamente salutar! Apenas duas obervações:<br /><br />"comparado com o Alfredo da Traviata, qualquer um é um Pavarotti." ---> não se pode dizer "um" Pavarotti, deve ser "qualquer um é Pavarotti" hehehe<br /><br />"Sugiro que mudem de nomes. Por exemplo: Juan Merino, Louis Rodriguez e Mario Redondo."<br />Martin André gosta de nomes italianos:<br />Giovanni Merini, Luigi Rodrigo, .... quanto ao último, acho melhor pensar em Monterones alternativos, sem ofensa!Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.com