tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post7512186934444246957..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: BORIS GODUNOV – Met Live em HD, Fundação Gulbenkian, Outubro de 2010wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-80079787086305305282010-10-28T01:06:12.364+01:002010-10-28T01:06:12.364+01:00Ficamos a aguardar a sua apreciação. Para quem não...Ficamos a aguardar a sua apreciação. Para quem não conhece, de todo, como é o meu caso e penso que também o dos outros Fanáticos, é sempre bom saber a opinião de alguém que assistiu (ainda que com legendas em holandês!! confesso que não é, para nós, a lingua mais fácil de perceber...FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-86306642488056302352010-10-28T00:43:17.027+01:002010-10-28T00:43:17.027+01:00Só conheço o Die Soldaten pela edição em dvd, crei...Só conheço o Die Soldaten pela edição em dvd, creio que a única, com a Ópera de Estugarda dirigida pelo Kontarsky. Estou bastante habituado ao atonalismo e dodecafonismo, mas a ópera em si não tem um enredo muito lineare e vê-la em alemão com legendas em holandês (que é o que me vai acontecer em Amsterdão) não facilita muito as coisas... o meu alemão está enferrujadíssimo.Gus On Earthhttps://www.blogger.com/profile/06953137504655481031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-42980633502156485382010-10-26T21:57:00.794+01:002010-10-26T21:57:00.794+01:00Obrigado por partilhar connosco a sua experiência....Obrigado por partilhar connosco a sua experiência. Um Fidélio com coro e orquestra como pontos fortes é já um espectáculo ganho!<br />Espero que aprecie Die Soldaten. Depois conte-nos como foi. Eu não conheço.FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-51204108005680389232010-10-26T21:39:01.667+01:002010-10-26T21:39:01.667+01:00Infelizmente não consegui ir ao do Met aqui em Ing...Infelizmente não consegui ir ao do Met aqui em Inglaterra.<br />Quanto ao Fidelio, teve, quanto a mim, como pontos fortes o coro e a orquestra, esta última com os legatti muitíssimo bem executados. Os cantores nunca são a primeiríssima água, claro. Quanto a mim, os únicos que estiveram bem (vocal e cenicamente) foram o Clive Bayley (Rocco) e a Lisa Milne (Leonore-Fidelio). Lisa Milne era, de facto, a única voz que sobressaía embora pouco, e tinha, infelizmente, no alemão uma dicção quase tão "boa" quanto a da Caballé. Elizabeth Donovan, no papel de Marzelline, interpretou bem o papel; o seu fio de voz era pequeno, se bem que muitíssimo timbrado.<br />Sou professor no tempo de expediente, por isso, no lazer, não gosto de dar notas. A dar alguma, não daria mais que 13. Mas por 16 libras na plateia quem se poderá queixar?!<br />Daqui a duas semanas vou ter a coragem de assistir a Die Soldaten em Amsterdão.Gus On Earthhttps://www.blogger.com/profile/06953137504655481031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-48908217680533704402010-10-24T23:54:04.192+01:002010-10-24T23:54:04.192+01:00Caro Gus,
Teve oportunidade de ver aí em Inglaterr...Caro Gus,<br />Teve oportunidade de ver aí em Inglaterra esta excelente produção do Met? E, em caso afirmativo, o que achou?<br /><br />Como foi o Fidelio pela Welsh Opera?FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-60481258324425596662010-10-24T23:36:34.048+01:002010-10-24T23:36:34.048+01:00Oh! O Boris Godunov, uma das minhas óperas de elei...Oh! O Boris Godunov, uma das minhas óperas de eleição. Sem dúvida no meu TOP 5.Gus On Earthhttps://www.blogger.com/profile/06953137504655481031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-52421858880322140092010-10-24T19:45:02.867+01:002010-10-24T19:45:02.867+01:00Caro Anónimo,
Obrigado pelo seu enriquecedor comen...Caro Anónimo,<br />Obrigado pelo seu enriquecedor comentário. À medida que estes surgem, aqui e noutros blogues, sinto-me mais incompreendido em relação a René Pape. Eu gostei muito da sua interpretação e, na escala de fruição que uso habitualmente, atribuí-lhe 18 valores no máximo de 20. Não sendo esta ópera uma das que melhor conheço, longe disso, acho que para a personagem de Boris Godunov um baixo com voz mais escura e graves mais profundos será mais adequado. Contudo, cenicamente, acho que Pape foi insuperável apesar de, na sua última cena, achar que foram exagerados os "desiquilibrios" à volta da cadeira antes de cair morto. Concordo que Marina tinha uma voz sensual, escura, mas tive pena de, em algumas partes, ter sido "abafada" pela orquestra.<br /><br />Mas, se continuarmos neste nível, teremos uma primeira temporada do Met Live em grande e inesquecível!<br />Mais uma vez (nos saltos qualitativos culturais recentes no nosso País tem sido sempre assim) é à Fundação Gulbenkian que ficamos a dever estas transmissões.<br />Cumprimentos musicaisFanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-37320807736806574022010-10-24T19:08:36.210+01:002010-10-24T19:08:36.210+01:00Agradeço o excelente comentário sobre o Boris Godu...Agradeço o excelente comentário sobre o Boris Godunov em directo na Gulbenkian , com o qual concordo.<br />O impacto musical e artistico que senti foi muito superior ao do Ouro do Reno na semana anterior. Foram vários factores a favor desta opera ( Wotan desmotivado , Fricka com IMC > 35 versus Boris de excepção e Marina , uma mezzo especial e muito sensual) e em termos de transmissão o directo tem clara vantagem em relação do deferido ? Talvez fosse mais generoso nas notas de Gergiev e Pape. A cenografia foi o elo fraco. Desistência do grande Peter Stein ( ficou cenário minimalista e parte dos figurinos) , Stephen Wadsworth teve uma visão modesta para Mussorgsky.E alguns detalhes de mau gosto.Apesar das falhas cénicas foi um Boris grandioso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-51314026831217533502010-10-24T16:55:45.737+01:002010-10-24T16:55:45.737+01:00Sim, concordo totalmente consigo.Sim, concordo totalmente consigo.FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-65008028305396522972010-10-24T15:31:16.765+01:002010-10-24T15:31:16.765+01:00Eu gostei do volume. Aliás, senti falta dele no &q...Eu gostei do volume. Aliás, senti falta dele no "Ouro do Reno". O que achei foi que algumas vozes soavam demasiado e falsamente grandes.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-70034011474341799792010-10-24T15:16:43.808+01:002010-10-24T15:16:43.808+01:00Acho que o Paulo tem razão, o volume do som parece...Acho que o Paulo tem razão, o volume do som pareceu ontem mais alto que na semana passada. Não tenho muita experiência no "Boris Godunov" para comparações, embora também tenha visto e gostado da apresentação no São Carlos em 2001. Mas em Wagner a grande sonoridade musical não foi tão eviidente como ontem, o que também acho que se deveu a um aumento do volume de som, que não desgostei.FanaticoUmhttps://www.blogger.com/profile/15851818873030262585noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-76879408183720074612010-10-24T14:35:58.315+01:002010-10-24T14:35:58.315+01:00Também concordo com o wagner_fanatic quanto a Pape...Também concordo com o wagner_fanatic quanto a Pape e ao facto de a ópera poder acabar com a morte de Boris. O que se segue é desnecessário. No entanto, gostei de ver a versão integral, com o acto polaco e tudo. Assim na íntegra é uma ópera gloriosa. Há uns anos o São Carlos apresentou um "Boris Godunov" decente, bonitinho, mas cheio de cortes.<br /><br />Ontem pareceu-me que a Gulbenkian tinha subido o volume de som e que as vozes soavam falsamente grandes em relação à orquestra. O caso de Antonenko foi gritante.Paulohttps://www.blogger.com/profile/00381841591299117606noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-35499252315344883142010-10-24T13:25:24.183+01:002010-10-24T13:25:24.183+01:00ai ai...ai ai...Plácido Zacariashttps://www.blogger.com/profile/15710735406060511794noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-86529127876654292252010-10-24T09:50:06.142+01:002010-10-24T09:50:06.142+01:00Assistimos ontem a uma grande produção do Met, sem...Assistimos ontem a uma grande produção do Met, sem dúvida.<br /><br />Sendo a primeira vez que assisto a esta ópera, enalteço essencialmente o 3º e 4º actos e destaco que Mussorgsky teria sido mais feliz se terminasse a ópera com a morte de Boris. A cena é memorável e tudo o que se segue é tão preenchido em voz e presenças de palco que quase que nos cansa, sem fornecer grande informação histórica de novo.<br /><br />Na sua 3ª produção no papel, Rene Pape foi fantástico vocal e cenicamente, conseguindo uma evolução da personagem de forma harmoniosa e terminando numa cena da morte memorável. Discordo que tenha parecido mais embriagado do que atormentado na cena da morte. Pape conseguiu manter sempre uma aliança soberba da voz com o corpo em favor do drama e sentimento.<br /><br />Antonenko é possuidor de uma voz potente. Talvez cenicamente pareça algo rígido e amorfo mas a personagem assim o obriga. Gostava de poder vê-lo em algo mais lírico, para poder ter melhor ideia das suas capacidades. O dueto com Ekaterina no 3º acto foi bastante eficaz e talvez, juntamente com a cena da morte de Boris, constitua um dos pontos altos da ópera.<br /><br />Popov esteve muito bem. Voz de timbre bonito, muito adaptada à personagem de Simplório.<br /><br />Achei a encenação rica dentro da simplicidade.<br /><br />O Coro soberbo. Gergiev sublime.<br /><br />Mais um ponto alto na Gulbenkian!<br /><br />Cumprimentos musicais.wagner_fanatichttps://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.com