tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post4928108038446089824..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: LA TRAVIATA, METropolitan Opera, Março / March 2017wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-70786158219549922432017-05-16T23:53:38.533+01:002017-05-16T23:53:38.533+01:00Também vi a transmissão na FCG e concordo consigo,...Também vi a transmissão na FCG e concordo consigo, não transpareceu o cariz opressivo marcante desta excelente encenação. A obsessão pelos grandes planos das caras dos cantores quebra toda a noção de conjunto da encenação.<br />Quanto aos cantores, devido à amplificação sonora na transmissão, não posso comparar mas, seguramente, o Thomas Hampson (com todas as suas actuais limitações) terá sido bem melhor que o Placido Domingo, um desastre no papel de gGorgio Germont!Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-75937140412792901602017-05-16T13:48:20.146+01:002017-05-16T13:48:20.146+01:00Obrigado pela sua óptima apreciação acerca dos can...Obrigado pela sua óptima apreciação acerca dos cantores, caro Fanático_Um.<br />Para quem não tenha podido estar na sala do MET para o espectáculo ao vivo, é um dado importantíssimo, sobretudo porque foi possível no passado dia 6 na FCG assistir à transmissão em diferido do espectáculo de 11 de Março no MET.<br />E embora se trate de coisas diferentes, até porque o elenco que vimos na transmissão não foi o mesmo que teve a oportunidade de ver na sala, o espectáculo merece alguns comentários adicionais.<br /><br />É muito difícil estragar num registo em vídeo aquela que é sem dúvida uma das melhores encenações desta ópera de Verdi, a magnífica proposta de Willy Decker que o MET decidiu repor este ano.<br />Pois podemos dizer sem risco de contestação que isso quase aconteceu desta vez, pela mão de Mathew Diamond, o realizador.<br />Os sinais da incompetência e do amadorismo da direcção televisiva multiplicaram-se durante o espectáculo, proporcionando-nos momentos dignos de uma antologia da asneira: duetos em que apenas se vê um dos cantores, movimentos de câmara erráticos, atravessamento do campo por uma grua etc etc.<br /><br />A somar a esta tragédia o problema do som foi notório, com as vozes todas iguais em intensidade em resultado de uma amplificação digna de amadores.<br />Em palco os cantores terão provavelmente ultrapassado a mediania da transmissão, mas as peculiares circunstâncias referidas a propósito do tratamento do som impedem-nos em rigor de fazer alguma apreciação fidedigna. Daí o interesse redobrado do seu relato.<br /> <br />Mesmo assim pode perceber-se claramente que Thomas Hampson já não deveria cantar o papel de Giorgio Germont numa casa de ópera que tenha a preocupação de respeitar o seu público. É visível a sua dificuldade e audível o resultado do esforço e do tempo.<br /><br />Mas perante a sua apreciação sobre a distribuição que viu em sala, em que o papel foi dado a Placido Domingo, ficamos na dúvida acerca de qual dos dois intérpretes terá sído menos mau.<br /><br />Dúvidas não restam pelo contrário acerca dos determinantes da escolha dos elencos pelo MET: o importante é vender bilhetes mesmo que à custa da qualidade.<br /><br />JAM<br />Anonymousnoreply@blogger.com