tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post3875305269066288959..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: LES CONTES D’HOFFMANN, Liceu, Barcelona, Fevereiro de 2013wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-34376147537819897532013-02-09T14:06:25.759+00:002013-02-09T14:06:25.759+00:00Caro Amigo e colega de blogue,
Há muito a dizer so...Caro Amigo e colega de blogue,<br />Há muito a dizer sobre os aplausos ou os apupos. Sugiro que esse será um bom tema para "conversa" específica futura no blogue.<br />Os Contos também não é uma das minhas óperas favoritas, mas tem muitos motivos de grande interesse e beleza musicais. Depois, ao vivo, podem sempre surgir uns "extras", como foi o caso na récita que assisti...Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-47584582570389999852013-02-09T14:02:45.620+00:002013-02-09T14:02:45.620+00:00Caro Francisco,
Obrigado pela referência. Não con...Caro Francisco,<br /> Obrigado pela referência. Não conheço e vê-la-ei com toda a atenção logo que me seja possível.<br />Em relação a manifestações de desagrado, elas acontecem muito pela Europa, sobretudo nos países do sul. Mas tem sido no Liceu onde tenho assistido às mais significativas e, até, a coisas muito "interessantes e originais". Conto escrever algo sobre isso lá mais para a frente, quando esgotarmos os muitos espectáculos de ópera que já vimos e ainda não colocámos no blogue.<br />Para mim o grande "problema" do público nos EUA é terem um impulso quase patológico para o aplauso e fazerem-no sempre muito cedo, não deixando ouvir a música e os cantores até ao fim (seja bom ou mau), situação em que estão muito bem acompanhados pelos italianos mas, com estes, a coisa pia mais fino porque há também apupos a sério, frequentemente.<br />Obrigado pelas suas simpáticas palavras e volte sempre aos comentários. É graças a comentários como o seu que o blogue se torna mais rico e informativo para quem o lê, incluindo nós próprios.<br />CumprimentosFanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-66208682018729671172013-02-09T12:44:11.993+00:002013-02-09T12:44:11.993+00:00Caro Fanático_Um, imagino o que Natalie terá feito...Caro Fanático_Um, imagino o que Natalie terá feito como Antónia... É que a Natalie Dessay jamais descurará a parte cénica, por ser o que ela mais gosta. Deverá conhecer certamente a entrevista dela ao Charlie Rose na PBS em que os primeiros 10 minutos são com ela a contar (para choque de muitos melómanos) que nunca quis estar no mundo da ópera, pois o sonho juvenil, e ainda de hoje, é ser actriz de teatro e que a ópera veio por acidente. (http://www.youtube.com/watch?v=vgRugIHYzsg). <br />Sobre os apupos da 3ª feira já falei com um colega Alemão e um Croata no dia seguinte, que estavam lá sem sabermos uns dos outros, e eles também ficaram desconfortáveis com o qu aconteceu. Mas no Liceu parece que não é raro surgirem.<br />Talvez não seja só nos EUA que o público é mais contido. No Covent Garden, pelas experiências lá, é raro haver um apupo.<br />Melhores cumprimentos, e obrigado pelo vosso blog.Franciscohttp://iul.pt/~frmo/noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-70944510496568203362013-02-09T12:44:04.564+00:002013-02-09T12:44:04.564+00:00Bem se vê que foi uma récita com vários pontos de ...Bem se vê que foi uma récita com vários pontos de interesse.<br />Fica bem patente a pertinência da pergunta a Michael Spyres acerca dos públicos europeus: são muito mais difíceis de agradar, embora, na minha opinião, a forma como revelam o seu desagrado chegue, muitas vezes, a roçar a má educação, o que vai em desencontro com a maior educação musical que, provavelmente, possuem. No Scala, quando fui ver o Don Giovanni, Barenboim também foi vaiado. Mas o comportamento também varia com o carinho do público. Por exemplo, nessa récita em Milão, Anna Proshaka esteve no limite da afinação e foi ovacionada, ainda que comedidamente...<br />Confesso não gostar muito dos Contos, mas com o elenco apresentado, deve ter valido bem a pena!camo_operahttps://www.blogger.com/profile/04655818743380132210noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-49876280813183111022013-02-09T12:08:17.715+00:002013-02-09T12:08:17.715+00:00Caro António,
Obrigado pelo seu comentário genero...Caro António, <br />Obrigado pelo seu comentário generoso. Terá sido uma situação embaraçosa para o maestro, mas em Barcelona (e não só) é uma situação habitual para a qual os artistas têm que estar preparados quando não atingem aquele patamar qualitativo que o público mais conhecedor deseja.<br />Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-5198513312989086212013-02-09T12:06:16.524+00:002013-02-09T12:06:16.524+00:00Obrigado pelo seu comentário.
Dizia-me quem estava...Obrigado pelo seu comentário.<br />Dizia-me quem estava sentado ao meu lado (e que também tinha assistido à récita de 5/Fev que refere) que este elenco era melhor, nomeadamente a distribuição feminina. Mas concordo consigo, a Kathleen Kim foi a melhor e nenhuma das outras a igualou, embora cenicamente a Natalie Dessay tenha sido fabulosa.<br />Penso que o Spyres percebeu bem o âmbito da minha pergunta sobre as diferenças entre os públicos nos EUA e na Europa...Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-35899988715316142212013-02-09T02:41:41.550+00:002013-02-09T02:41:41.550+00:00Caro Fanático,
a crônica, como sempre, está excele...Caro Fanático,<br />a crônica, como sempre, está excelente!<br />Fiquei imaginando o mal estar do maestro com as vaias. Mais uma vez me senti no teatro!<br />Obrigado por compartilhar e um grande abraçoAntonio Machadohttps://www.blogger.com/profile/01361402926011889482noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-57202235917161046802013-02-09T02:34:12.127+00:002013-02-09T02:34:12.127+00:00Leio com muito prazer mais uma vez o vosso blog ai...Leio com muito prazer mais uma vez o vosso blog ainda estando em Barcelona. O Fanático_Um foi a uma récita com o primeiro elenco: com Dessay e Michael Spyres. Eu foi ao segundo elenco com a Eglise Gutiérrez (fazendo tudo: Stella, Antonia e Gulietta) e com Ismael Jordi no Hoffmann. Nessa noite, 3ª feira 5/Fev, a Gutiérrez foi apupada no fim. Talvez injustamente, mas de facto não brilhou, até porque o que a Kathleen Kim nos deu no primeiro acto na "Les oiseaux" colocava a fasquia muito alta para o resto da noite. Contudo o Jordi foi um excelente Hoffmann e muito bem recebido, mas claro, longe de uma ovação como as que o Michael Spyres na entrevista lhe diz serem fáceis nos EUA.Franciscohttp://iul.pt/~frmo/noreply@blogger.com