tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post34750056442118359..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: WILLIAM PEREIRA TRANSFORMA "O ANÃO" EM OBRA PRIMAwagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-73931618802992644272016-09-09T13:18:52.683+01:002016-09-09T13:18:52.683+01:00Caro Walter, corretíssimas as palavras do Fanatico...Caro Walter, corretíssimas as palavras do Fanatico_UM, produções de óperas ficam anos em cartaz e são reapresentadas diversas vezes nos teatros. Algumas vezes são até apresentadas em outros teatros como a Thaís de Massenet que veio toda da Itália para o Theatro Municipal de São Paulo. Como vc faço a lição de casa antes de assistir uma ópera, recomendo até que assista alguns vídeos da mesma para poder avaliar diferenças. Ali Ali Hassan Ayachehttps://www.blogger.com/profile/00633084776501909671noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-79369295295794246872016-09-08T22:06:47.803+01:002016-09-08T22:06:47.803+01:00Caro Walter Nascimento, Não é o Ali Hassam que res...Caro Walter Nascimento, Não é o Ali Hassam que responde, mas o Fanatico_Um, um dos autores deste blogue. Temos muitas diferenças e uma delas notá-la-á de imediato. Eu sou português e o Ali brasileiro. Em relação à sua "presença" aqui no blogue, ela é muito bem vinda. Encontrará aqui muita informação que lhe pode ser útil. O blogue tem já vários anos de existência e há muitos textos sobre a maioria das óperas que são apresentadas nos principais teatros de ópera mundiais. Sobre a sua dúvida em relação ao Zeffirelli, o que é dele é a produção. Ainda há pelo mundo fora muitas produções do Zeffirelli (METropolitan Opera de Nova Iorque tem várias). Habitualmente são muito ricas e vistosas cenicamente e respeitam na íntegra o libreto e a época em que a acção se passa. Assim, mantém-se a produção, mas os responsáveis pelas montagens actuais são outros, mas seguem as orientações que ficaram do Zeffirelli. Desejo-vos que desfrutem muito desta forma de arte completa que é a ópera! Fanático_Umhttps://www.blogger.com/profile/11257819749307927461noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-83358539807277264932016-09-05T17:17:53.778+01:002016-09-05T17:17:53.778+01:00Caro Sr. Ali Hassam,
Tenho 52 anos e até uns 10 ...Caro Sr. Ali Hassam, <br /><br />Tenho 52 anos e até uns 10 anos atrás fazia parte daqueles que odiavam até mesmo a palavra ¨musical¨, que dirá ¨ópera¨.<br /><br />Resolvi, então, experimentar e assisti alguns musicais, o que apenas me fez manter este pensamento.<br /><br />Aí veio o ¨Fantasma da ópera¨, que vi em São Paulo, em uma produção que achei fantástica e me emocionou muito.<br /><br />Depois, fui ver este mesmo musical em Las Vegas e New York, e adorei cada vez mais, muito embora sempre achando que a de São Paulo tivesse sido a melhor.<br /><br />Embalado por esta positiva experiência, resolvi arriscar uma ópera, e levei minha esposa para assistir PLATÉE, no teatro Ópera de Paris.<br /><br />Provavelmente por não termos lido nada antes, nem falarmos nada de francês, o fato é que não entendemos nada daquela ópera, e achamos tudo uma grande confusão. Na verdade, achamos ¨uma grande maluquice¨.<br /><br />Mas algo deve ter ficado, pois mesmo assim resolvi levar minha esposa para ver AIDA em um festival de óperas na Arena de Verona.<br /><br />Ficamos fascinados e emocionados. (desta vez fizemos um deverzinho de casa e lemos tudo sobre o assunto, bem como entendemos um pouco de italiano). <br /><br />Este ano, retornamos à Arena de Verona e assistimos a CARMEM, e saímos de lá loucos pela próxima produção. (De novo: lemos bastante e tinha legendas, mas praticamente nem usamos as legendas, pois atrapalha a emoção, ¨quebrando o clima¨. <br /><br />Nesta viagem mais recente, fomos também à Croácia e, sem qualquer planejamento, vimos o anúncio de uma apresentação chamada ¨OPERA SELECTA¨, (confesso que ficamos achando que ¨SELECTA¨ fosse algum tipo de ópera). <br /><br />Fomos, claro, pois estávamos ávidos por mais. Lá, ouvimos um barítono chamado Alfredo Daza, e, somente aí, começamos a entender, musicalmente falando, a diferença entre um barítono e um tenor. (Sabemos que tem tantas outras classificações e subclassificações, mas, calma, uma de cada vez).<br /><br />Embalados pelo nosso recente entusiamo por ópera, por Alfredo Daza e, claro, por viagens, já compramos os ingressos para assistir a Madame Butterfly em Berlin, agora em novembro, com a participação do Alfredo Daza.<br /> <br />Enfim, escrevo tudo isto porque nos é difícil falar sobre ópera, pois não conhecemos ninguém do nosso relacionamento que tenha este mesmo gosto, razão pela qual lhe pergunto se poderíamos (eu e minha esposa) ¨ficarmos por aqui¨, pelo seu blog, dando palpites e fazendo perguntas que por certo achará (e os demais) ridículas, mas nos seriam de grande ajuda em nosso processo de amadurecimento no assunto.<br /><br />De qualquer forma, um grande abraços à todos. <br /><br />OBS: Antes que vc responda, vou logo dando um exemplo das minhas dúvidas: Na ópera Carmen, que assistimos agora em agosto, a direção é de Franco Zeffirelli. Vimos que várias peças atuais também contam com a mesma direção. Mas Zeffirelli deve ter uns 93 anos, e fiquei pensando, a ¨Direção¨ em ópera é igual à do cinema, é ele quem realmente dirige tudo, montando e supervisionou a ópera? Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09019632080206133744noreply@blogger.com