tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post3282509399490787383..comments2023-07-31T21:48:01.185+01:00Comments on Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics: LA TRAVIATA – Teatro de São Carlos, Lisboa, Abril de 2013wagner_fanatichttp://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-19519115336455235732013-04-30T10:24:58.066+01:002013-04-30T10:24:58.066+01:00Assisti à récita do dia 28 e confesso que nunca ti...Assisti à récita do dia 28 e confesso que nunca tinha saído do São Carlos tão desiludido como desta vez. <br /><br />Violetta com uma voz muito esforçada, bastava estar a meio do palco ou desviar a cara da plateia que o som perdia-se… Dificuldade nas notas mais agudas, não fez o Eb6 do “Sempre Libera”. Foi crescendo após o primeiro acto e esteve melhor na cena final.<br /><br />Alfredo parecia um Mariachi saído de uma telenovela Mexicana. Representação medíocre, desafinado com agudos num esforço colossal. O pior da ópera!<br /><br />Orquestra por vezes fora de tempo como por exemplo no “Che e Cio”.<br /><br />Dentro do mau, realço o George Germont como a melhor performance da noite e o grande João Merino (apesar de ter tido um papel menor). O Coro, como sempre, esteve muito bem.<br /><br />O TNSC merecia uma La Traviata melhor, ou não fosse esta uma ópera cantada pela Maria Callas no TNSC… Aumentem lá os preços dos bilhetes mas tragam qualidade.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-41262562834536321972013-04-29T14:06:50.681+01:002013-04-29T14:06:50.681+01:00As críticas anteriores fazem sentido.Assisti à réc...As críticas anteriores fazem sentido.Assisti à récita da Traviata de 28/04. Infelizmente o comentário que fiz à récita do Tovador mantem-se. O tenor um desastre. A soprano, correcta mas com uma voz estridente. O barítono foi o que teve a melhor prestação.Fez-me pena ver o Luís Rodrigues fazer um papel menor. Contudo, ouvindo-se os aplausos do público presente,para quem não tenha assistido, pode ficar-se com a sensação que foi um espectáculo maravilhoso.Desde a tetralogia do Wagner, não mais assisti no São Carlos a uma récita de ópera da qual tenha saído com a sensação que o dinheiro do bilhete foi bem empregue. Uma pena o Teatro Nacional de Ópera deste país ter chegado a esta situação. <br />Lisboa, 29/0472013, Manuel Mourato Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-71424378579878545322013-04-25T17:31:26.755+01:002013-04-25T17:31:26.755+01:00Joana Seara canta FLORA, Leila Moreso canta ANNINA...Joana Seara canta FLORA, Leila Moreso canta ANNINA.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-74020340940387107142013-04-20T17:42:24.894+01:002013-04-20T17:42:24.894+01:00Caro Fanático,
eu entendo bem o que seja privilegi...Caro Fanático,<br />eu entendo bem o que seja privilegiar o estrangeiro. Isso também ocorre aqui.<br />É uma pena que a ópera tenha sido prejudicada pela má escalação do elenco. A sorte fica por conta da sua excelente crônica que parace sempre melhor quando a encenação não é das melhores1<br />Um grande abraço de todos do atelierAntonio Machadohttps://www.blogger.com/profile/01361402926011889482noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-82563170747781922232013-04-18T12:42:50.546+01:002013-04-18T12:42:50.546+01:00Este comentário foi removido pelo autor.Joao Oliveirahttps://www.blogger.com/profile/13920810770508030903noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-68968817649051736412013-04-18T10:16:41.383+01:002013-04-18T10:16:41.383+01:00Caro FanaticoUm,
Como sabe, assisti à récita de d...Caro FanaticoUm,<br /><br />Como sabe, assisti à récita de dia 12 e partilho da mesma opinião geral.<br /><br />Tenor fraquinho... mas a postura no final é tão humilde que custa desancá-lo com críticas. Não tem constância nos agudos, canta-os com a língua de fora como se fosse vomitar, tenta modular a voz para transmitir sentimentos mas o que sai não são mais que grunhidos que ainda prejudicam mais a sua prestação. O início do 2º acto foi visual e vocalmente hilariante... E estamos a ver uma tragédia...<br /><br />A Soprano tem uns agudos estridentes e no primeiro acto, os seus maneirismo faziam imaginar que estava como que a cantar música ligeira tipo Mónica Sintra. Mas ao longo da récita fui gostando mais. O dueto com o Pai Germont e o final foram melhores do que antevia ao ver o primeiro acto. Menos mal...<br /><br />O Barítono foi talvez o mais consistente. Cenicamente o coxear ou andamento mais lento não é totalmente convincente nele que não é velho mas a voz é talvez a melhor dos três. <br /><br />Os papéis menores, feitos por portugueses, no global foram muito bons e talvez os mais impressionantes.<br /><br />A encenação é básica mas aceitável para os padrões habituais do São Carlos.<br /><br />Pelo que li sobre o Trovador que só vou ver em Maio, mais uma vez o São Carlos a não compreender uma coisa: o que é "nacional é bom". Ponham os cantores nacionais a cantar os principais papéis!!! O Luís Rodrigues não fazia um bom Giorgio Germont, por exemplo?! Acordem e não afundem a Ópera em Portugal!!!wagner_fanatichttps://www.blogger.com/profile/09624184063174356078noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-58746039798299505652013-04-17T23:47:07.308+01:002013-04-17T23:47:07.308+01:00That is truly a pity. Especially with such a terri...That is truly a pity. Especially with such a terrific opera as La Traviata, it does not make sense that the lead would not be powerful. If and when I get there, I would love to attend that teatro.JJhttps://www.blogger.com/profile/14692103477055483000noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6732274191821624755.post-42285632364396566362013-04-17T23:01:56.385+01:002013-04-17T23:01:56.385+01:00Muito obrigado por partilhar esta crítica. Não fui...Muito obrigado por partilhar esta crítica. Não fui ver e ouvir e não irei por impossibilidade.<br />Em regra gosto de "actualizações" de encenação quando fazem sentido. Gostei muito das modernizações do Graham Vick no Anel e comovi-me com o seu Werther. No caso das histórias clássicas ou de quase todas do Wagner, não há problemas e no Werther houve muito cuidado para ser credível. Mas não consigo entender uma modernização da Traviata. Não faz sentido. Aquilo é uma história e um contexto absolutamente datado.João Alveshttps://www.blogger.com/profile/13229497757552110505noreply@blogger.com