sexta-feira, 7 de outubro de 2022

A CANÇÃO DA TERRA / DAS LIED VON DER ERDE, Fundação Gulbenkian, Outubro 2022

(review in English below)

Sob a direcção do maestro Hannu Lintu, o meu primeiro espectáculo desta temporada na Fundação Calouste Gulbenkian foi “Das Lied von der Erde / A Canção da Terra” de Gustav Mahler. O concerto incluiu também uma obra para piano e Orquestra de Thomas Adès.

Como nos foi recordado no texto da Fundação Gulbenkian, trata-se de um ciclo de canções orquestrais melancólicas, inspirado em poemas chineses, sobre como lidamos com a natureza e a vida. Sempre tive em relação a esta obra alguns sentimentos ambivalentes porque, das 6 canções que a integram, não sou grande fã das primeiras mas considero a última (Der Abschied / A despedida) uma das mais belas peças musicais do compositor.

A Orquestra Gulbenkian ofereceu-nos um bom espectáculo. O tenor letão Mihails Culpajevs cumpriu sem deslumbrar. A mezzo alemã Christa Mayer, que admirei há 2 meses no Festival de Bayreuth foi a melhor da noite, com interpretações muito boas, em particular na última canção (Der Abschied).




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 DAS LIED VON DER ERDE, Gulbenkian Foundation, October 2022.

Under the direction of conductor Hannu Lintu, my first show this season at the Calouste Gulbenkian Foundation was “Das Lied von der Erde / A Canção da Terra” by Gustav Mahler. The concert also included a work for piano and Orchestra by Thomas Adès.

As we were reminded in the text by the Gulbenkian Foundation, it is a cycle of melancholic orchestral songs, inspired by Chinese poems, about how we deal with nature and life. I've always had some ambivalent feelings about this work because, of the 6 songs that make it up, I'm not a big fan of the first ones but I consider the last one (Der Abschied / A Farewell) one of the most beautiful pieces of music by the composer.

The Gulbenkian Orchestra offered us a good show. Latvian tenor Mihails Culpajevs sung without dazzling. The German mezzo Christa Mayer, whom I admired 2 months ago at the Bayreuth Festival, was the best of the night, with very good performances, particularly in the last song (Der Abschied).

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4 comentários:

  1. Pena não ter sido melhor, estas canções precisam de vozes especialmente expressivas. 'Der Abschied' só ouço pela Janet Baker, por exemplo, embora ela tenha várias gravações (Haitink no topo). O ouvinte também precisa de estar num estado de disponibilidade especial, incompatível com ter vindo de um supermercado ou ter acabado de comer rissóis. Programas como esse deviam ter um aviso "para ser ouvido em estado de graça".

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    1. É bem verdade! Eu já ouvi por outras cantoras e também gostei, mas nem todas conseguem tocar-nos de igual forma. Não é uma peça fácil.

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  2. Do concerto do Adès gostei sobretudo da interpretação do pianista. Do concerto propriamente dito não gostei.Não é a minha praia, como se costuma dizer. Relativamente às canções do Mahler também gostei mais da interpretação da mezzo, principalmente na última canção.

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  3. Estamos de acordo Manuel Mourato e obrigado pelo comentário. Ainda hoje penso colocar no blogue o comentário a outro espectáculo que admito que também tenha visto. Aguardarei a sua sempre respeitada opinião.

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