(text in English below)
Como tem sido hábito nas grandes casas de espectáculos, no início interpretou-se o hino da Ucrânia, em solidariedade com o genocídio que o País está a sofrer.
Começou depois o Rigoletto de G. Verdi. A encenação de Oliver Mears começa com uma figuração inspirada no “Martírio de São Mateus” de Caravaggio, um belo efeito visual, mas depois torna-se estática, algo minimalista e muito pouco inovadora.
O Rigoletto do barítono Luca Salsi foi extraordinário. É um verdadeiro barítono verdiano, espécie quase extinta nos dias que correm. Esteve muito bem em palco, a voz é magnífica, ampla, potente e muito expressiva.
Também ao mais alto nível esteve a soprano Rosa Feola. Sempre afinada, timbre bonito, voz cheia e grande expressividade em palco.
Já o tenor Francesco Demuro foi decepcionante. A voz é pequena, tem um timbre excessivamente agudo de que não gosto e canta quase sempre em esforço.
Notáveis foram também o baixo Evgeny Stavinsky como Sparafucile e a mezzo Aigul Akhmetshina como Maddalena. Os cantores secundários não destuaram, Phillip Rhodes (Monterone), Kseniia Nikolaieva (Giovanna) e German Alcantara (Marullo).
Apesar do tenor, um espectáculo de grande qualidade.
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RIGOLETTO Royal Opera House, March 2022
As has been the custom in the great concert halls, at the beginning the anthem of Ukraine was played, in solidarity with the genocide that the country is suffering.
Then began Rigoletto by G. Verdi. Oliver Mears' staging begins with a figuration inspired by Caravaggio's “Martyrdom of St. Matthew”, a beautiful visual effect, but the staging was static, somewhat minimalist and not very innovative.
Baritone Luca Salsi's Rigoletto was extraordinary. He is a good verdian baritone, a species almost extinct these days. He was very well on stage, his voice is magnificent, wide, powerful and very expressive.
Also at the highest level was soprano Rosa Feola. She was always in tune, beautiful timbre, full voice and great expressiveness on stage.
Tenor Francesco Demuro was disappointing. The voice is small, has an excessively high timbre, which I don't like, and sings more in effort than in softness.
Also notable were bass Evgeny Stavinsky as Sparafucile and mezzo Aigul Akhmetshina as Maddalena. The support singers did not destroy,
Phillip Rhodes (Monterone), Kseniia Nikolaieva (Giovanna) and German Alcantara (Marullo).
Despite the tenor, it was a performance of great quality.
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Falando de tenores. Estive ontem em São Carlos. Vim de lá decepcionado com o tenor italiano que faz o papel de Rodolfo na ópera La Bohème e cuja sua crítica na minha opinião se lhe adequa perfeitamente. Enfim o São Carlos continua com os seus erros de casting.
ResponderEliminarLá iremos brevemente e aqui deixaremos a nossa opinião. Obrigado pelo comentário
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