(Fotografias do programa de sala da Gulbenkian)
(review in English below)
Numa tarde magnífica de Dezembro a Fundação Gulbenkian proporcionou-nos a audição de duas peças, Gloria, composta no período mais tardio de Francis Poulenc e Messa di Gloria, uma das primeiras obras de Giacomo Puccini.
O Coro Gulbenkian teve uma interpretação excepcional nas duas peças. É uma das grandes mais valias da Fundação.
Também a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção de Michel Croboz, o maestro que mais gosto dos que actuam com regularidade na Fundação, esteve muito bem.
Provavelmente por influência do maestro, pudemos apreciar um elenco de solistas muito suíço:
Brigitte Fournier, soprano suiço, cantou no Gloria de Poulenc. Tem uma voz bonita, clara, bem colocada mas deixou-se afogar pela orquestra em alguns momentos.
Rudolf Rosen, barítono suiço, cantou também na Messa di Gloria de Puccini. A voz é escura e bem timbrada e esteve muito bem, apesar da sua intervenção ser curta.
Apesar de estarmos na segunda metade de Dezembro, quase não se ouviram tosses (!!), uma raridade no Grande Auditório. Talvez tenha sido uma prenda de Natal.
Mais um bom espectáculo na Gulbenkian.
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GLORIA (POULENC) and MESSA DI GLORIA (PUCCINI) - Gulbenkian Foundation, December 2011
In a magnificent afternoon of December the Gulbenkian Foundation offered us two different works, Gloria composed in the later period of Francis Poulenc and Messa di Gloria, one of the first works of Giacomo Puccini.
In a magnificent afternoon of December the Gulbenkian Foundation offered us two different works, Gloria composed in the later period of Francis Poulenc and Messa di Gloria, one of the first works of Giacomo Puccini.
The Gulbenkian Choir had an exceptional performance in two parts. The Chorus is one of the best musical belongings of the Gulbenkian Foundation.
Also the Gulbenkian Orchestra under the direction of Michel Croboz, the conductor who I like most among those that direct regularly at the Gulbenkian, was very good.
Probably influenced by the conductor, we enjoyed a very Swiss cast of soloists:
Brigitte Fournier, Swiss soprano, sang in Poulenc's Gloria. She has a beautiful, clear, tunned voice, but left to drown by the orchestra at times.
Tenor Valerio Contaldo was born in
Rudolf Rosen, Swiss baritone, also sang in Puccini's Messa di Gloria. The voice is dark and the timbre is pleasant and he sang very well, despite the intervention is short.
Behind the stage the magnificent garden of the Gulbenkian Foundation was visible.
Although we are in the second half of December, coughs were barely heard (!!), a rarity in the Grande Auditorio. Maybe it was a Christmas present.
It was another good concert at the Gulbenkian.
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Sem tosses? Uma raridade, de facto.
ResponderEliminarUm programa interessante. Fico com pena de não ter podido ir.
É verdade, Paulo, sem tosses durante a execução musical! Nem parecia que estávamos no Grande Auditório da Gulbenkian. Esperemos que seja para continuar e não tenha sido apenas uma prenda de Natal.
ResponderEliminarNão tive a oportunidade de assistir a este concerto e também não conheço ambas as obras. A descobrir no futuro.
ResponderEliminarOlá FanaticoUm
ResponderEliminarPor motivos pessoais e académicos o meu blog tem estado em hibernação, mas prometo novas entradas para breve, entre elas, uma crítica ao Don Giovanni da Scala, ao qual tive a oportunidade de assistir. É com muito gosto que me uno aos seguidores do seu blog.
Um bom ano para todos os amantes da ópera.